Histórico do DC

     O Departamento de Cultura (DC), que hoje funciona no Solar dos Câmara (Duque de Caxias, 968), é resultado de décadas de envolvimento do Legislativo com a cultura. A ligação com a área foi intensificada nos anos 70, pouco depois da transferência de sede do Parlamento, instalado no Palácio Farroupilha (Praça Marechal Deodoro, 101) em 1967. Desde então, a Assembleia tem forte atuação no reconhecimento e incentivo a novos e consagrados talentos, na promoção da cidadania e do acesso à leitura, à história e a diversas manifestações artísticas.


Espaço Cultural
     Uma das motivações para a Assembleia ampliar a ligação com a cultura foi a ocupação, com as obras da nova sede, do terreno onde ficava o antigo Auditório Araújo Vianna. Além da construção de um novo Auditório no Parque Farroupilha, os deputados decidiram que o Legislativo também deveria ter seu próprio Auditório, hoje chamado de Teatro Dante Barone.


Diretoria de Atividades Culturais
     A resolução nº 1.587, de 1967, determinou a criação da Diretoria de Atividades Culturais (DAC). Ela era responsável pela administração da Biblioteca, do Museu Legislativo e do Auditório, que começou a funcionar em 1970. Outras atribuições eram a prestação de serviço de relações públicas e a promoção de solenidades, cursos, palestras, conferências e exposições. Todas as instalações ficavam no prédio principal da Assembleia.
 

Transferência para o Solar dos Câmara
     Com o aumento da frequência de eventos e serviços oferecidos, foi necessário ampliar a área dedicada à cultura. A proximidade com o Palácio e a história do casarão, datado de 1818, levaram a Assembleia a adquirir o Solar dos Câmara em 1981. Restaurado, o espaço foi reaberto em 1993, quando passou a abrigar o DAC. Desde essa época, a construção residencial mais antiga de Porto Alegre concentra a maioria das atividades culturais da Assembleia.
 

Departamento de Relações Institucionais
     Em 2001, com a resolução nº 2.862, o DAC recebeu o nome de Departamento de Relações Institucionais (DRI), responsável pela administração do Solar e organização de eventos do Legislativo. Foram criadas três Divisões de apoio: Promoções Culturais; Eventos, Agendamento e Comunicação Interna; Biblioteca e Memória Parlamentar.
 

Departamento de Relações Públicas e Atividades Culturais
     A área cultural passou por novas mudanças em 2008, com a resolução 3.030. O DRI foi transformado no atual Departamento de Relações Públicas e Atividades Culturais (DRPAC). Seguindo responsável pelo Solar dos Câmara e eventos do Legislativo, passou a ter cinco órgãos de apoio. É integrado pelas Divisões de Promoções Culturais, Biblioteca, Recepção e Informações, Prêmios e Reserva de Espaços.

Departamento de Cultura
      Em 14/07/2015, com a aprovação da Resolução de Plenário nº 3.137, alterando a estrutura administrativa da Assembleia Legislativa, o setor passou a ser designado de Departamento de Cultura, com as Divisão de Promoções Culturais e Prêmios e Divisão de Reserva de Espaço e Informações. 
 

 

Saiba como funciona cada Divisão do DC.  

 


 

Pça. Mal. Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - CEP 90010-300
Fone:(51)3210-2934    E-mail: dc.atendimento@al.rs.gov.br