Notícia
 
BALANÇO 2018
Atividades do Departamento de Cultura da ALRS fomentam o desenvolvimento
Luiz Osellame - MTE 9500 - 10:40 - 24/01/2019 - Foto: Marcelo Bertani
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul atua permanentemente na promoção e incentivo à  produção e fruição cultural, estreitando os laços com a comunidade. Espetáculos musicais, exposições fotográficas e apresentações com novos e consagrados talentos das diversas artes, buscam oferecer à cidadania acesso gratuito à diversas formas de manifestações culturais.

Sarau do Solar – 25 anos de espetáculos musicais
Reconhecido e premiado, o Sarau do Solar da Assembleia Legislativa, criado em 1993, neste ano completou 25 anos de existência, mantendo o objetivo de promover espetáculos musicais com periodicidade quinzenal e com entrada franca, em temporada que se estende de março a dezembro de cada ano. O Sarau do Solar, que obteve reconhecimento por Honra ao Mérito no Prêmio Açorianos de Música 2006, concedido pela Secretaria da Cultura de Porto Alegre, hoje já integra a agenda cultural da Capital gaúcha.

Os objetivos do projeto Sarau do Solar são estimular a pluralidade da produção gaúcha e propiciar acesso universal às mais variadas expressões da cultura musical local, regional, nacional e internacional. As apresentações contemplam os diversos gêneros e são realizadas na Sala José Lewgoy, além de edições especiais no Teatro Dante Barone e no jardim do Solar. 

Em 2018, foram realizados, entre março e dezembro, 17 apresentações musicais, integrando a agenda do projeto Sarau do Solar.

  • Especial Mês da Mulher “Canto Pras Deusas” – O espetáculo com as cantoras Anaadi (Ana Lonardi), Camila Toledo e Marietti Fialho, ocorreu no dia 28 de março de 2018, na Esplanada do Palácio Farroupilha.
  • Especial de 183 anos da Assembleia Legislativa RS - Show do cantor Délcio Tavares, com músicas autorais e regionalistas, foi realizado no dia 25 de abril de 2018, no Teatro Dante Barone da ALRS.
  • Clenio Bibiano - O espetáculo de música tradicionalista gaúcha foi realizado no dia 23 de maio, na Sala José Lewgoy do Solar dos Câmara da ALRS.
  • Zé Caradípia e Márcio Celli – Com músicas autorais e MPB, o show foi realizado no dia 4 de julho, na Sala José Lewgoy do Solar dos Câmara da ALRS.
  • Angélica Rizzi – “Se Somos Nós”, espetáculo com canções autorais e de seu último trabalho foi apresentado no dia 18 de julho, na Sala José Lewgoy do Solar dos Câmara da ALRS.
  • Jorge Gerhardt e Ralf Peruffo – O espetáculo “Tributo a Burt Bacharach” homenageia o grande compositor norte-americano. A apresentação aconteceu no dia 6 de junho, na Sala José Lewgoy do Solar dos Câmara.
  • Tatiéli Bueno – O “Tributo a Mercedes Sosa”, com canções do ícone da canção latino-americana, ocorreu no dia 20 de junho, na Sala José Lewgoy do Solar dos Câmara da ALRS.
  • Chico Saratt – A apresentação do dia 1º de agosto, na Sala José Lewgoy do Solar dos Câmara, teve a participação da flautista Charlise Bandeira, e no repertório músicas como “Desgarrados” e “Canção do destino”.
  • Daniel Wolff – O Show de premiação do Lila Ripoll 2018 contou com a participação de Fernanda Krüger. No repertório, músicas autorais e de grandes compositores brasileiros, como Chico Buarque.
  • Fátima Gimenez e Maurício Marques – Com repertório eclético, a apresentação ocorreu no dia 29 de agosto, na Sala José Lewgoy do Solar dos Câmara.
  • Daniel Torres – Especial da Semana Farroupilha 2018 - A apresentação levou ao palco montado na Esplanada do Palácio Farroupilha, no dia 12 de setembro, um repertório repleto de canções gauchescas e latino-americanas.
  • De Bitols – A Banda de Cachoeira do Sul, que presta tributo ao quarteto de Liverpool, subiu ao palco da Sala José Lewgoy do Solar dos Câmara no dia 26 de setembro.
  • Leandro Bertolo – A atração do Sarau do Solar de 10 de outubro, subiu ao palco para apresentar músicas autorais e de grandes compositores brasileiros e estrangeiros.
  • Danny Calixto – O espetáculo “Quintais do Mundo”, apresentado no dia 24 de outubro, na Sala José Lewgoy do Solar dos Câmara, contou com a participação dos músicos Handyer Borba, Térence Veras e Giovanni Berti.
  • Club Manouche Duo – Formado por Tássia Minuzzo e Paulinho Cardoso, apresentou-se no dia 7 de novembro na Sala José Lewgoy do Solar dos Câmara. No repertório músicas francesas consagradas na voz de Édith Piaf.
  • As Vozes de Dandara – Claudia Quadros, Marietti Fialho e Glau Barros foram a atração do Sarau Especial da IX Semana da Consciência Negra da ALRS. O espetáculo realizado do Dante Barone, no dia 21 de novembro, teve a participação da Cia de Dança Brazil Estrangeiro. O repertório mostrou a força da cultura negra contra todo tipo de violência contra a mulher negra.

Sarau Especial de encerramento da temporada 2018
O Sarau Especial de encerramento da temporada 2018 ocorreu no dia 20 de dezembro, às 19 horas, no Teatro Dante Barone. No palco o espetáculo apresentou beleza da diversidade cultural, representada por diversos gêneros como o fado, o rock, música francesa, o samba e ritmos latinos. O Grupo Alma Lusitana, formado pela cantora Julia Machado, Jéferson Luz (guitarra portuguesa), Pedro Rodrigues (violão) e Mauricio Montardo (teclado) apresentaram músicas portuguesas de diversas épocas. A Banda The Blazer Brothers, de Cachoeira do Sul apresentou seu suing folk. A cantora e Atriz Glau Barros, que atualmente se dedica ao samba mostrou clássicos de de Carmem Miranda, Dona Ivone Lara, Clara Nunes, Zilah Machado. A música francesa esteve representada pela cantora Luana Pacheco, que interpretou clássicos de Édith Piaf. Coube à filha do conhecido bandoneonista Carlittos Magalhanes, Patrícia Magalhanes, levar ao palco a música latino-americana.

Mostras fotográficas e exposições
Durante o ano de 2018, a Assembleia Legislativa abriu seus espaços para que fossem realizadas mostras fotográficas e exposições que retratam e homenageiam personalidades, instituições ou a trajetória de municípios gaúchos.

  • Cada Mulher é Única - A Assembleia Legislativa recebeu de 12 a 28 de março a exposição fotográfica “Cada Mulher é Única”, de Beatriz Donelli. As 12 fotografias estiveram em exposição no hall de ingresso do Palácio Farroupilha de 12 a 16 de março, e na Sala JB Scalco, de 17 a 28 de março. Integrando a programação do Dia Internacional da Mulher, as fotografias revelam o universo feminino e sua diversidade. 
  •  Luz ao sul” – A mostra fotográfica de Eduardo Bortolin, que integrou a programação da Semana Farroupilha da ALRS, ocupou a sala JB Scalco do Solar dos Câmara de 14 a 28 de setembro. A exposição mostra imagens de momentos do cotidiano rural do pampa, retratando a realidade do campesino e de seu ambiente natural.
  • Exposição fotográfica Caminante, de Matheus Pinho - A Sala JB Scalco da Assembleia Legislativa recebeu, de 10 de dezembro a 11 de janeiro de 2019, o projeto fotográfico Caminante.  As 11 imagens expostas integram um conjunto de 36 imagens, registradas em seis países do continente Latino Americano, ao longo de cinco anos. O projeto fotográfico Caminante começou em 2012 com a proposta de registrar cenas, pessoas e paisagens da América do Sul. Ele percorreu mais de 20 mil quilômetros ao longo de 5 anos, registrando seis países do continente Latino Americano.      

A Semana Farroupilha do Parlamento gaúcho de 2018, homenageou a cidade de Caçapava do Sul, segunda Capital Farroupilha. No dia 18 de setembro foi aberta a exposição com banners, e objetos que remetem à Revolução Farroupilha e à importância de Caçapava do Sul na história do Rio Grande do Sul.

Semana da Consciência Negra 2018
Instituída pela Res. 3.045 de outubro de 2009, a Semana da Consciência Negra da ALRS, é organizada por uma comissão formada por integrantes das bancadas partidárias da Casa e representantes do Movimento Negro.

Aberta no dia 14 de novembro, no Salão Júlio de Castilhos, a IX Semana da Consciência Negra da ALRS, teve como tema “A Cultura Negra como Forma de Enfrentamento ao Racismo Institucional”. Uma Sessão Solene, realizada no dia 21 de novembro, no Plenário 20 de Setembro, premiou com o Troféu Deputado Carlos Santos, e a Medalha Zumbi do Palmares, personalidades e entidades que se destacaram na sociedade gaúcha. A exposições fotográfica “A Cor do Negro”, na Sala JB Scalco, a exposição de indumentária de orixás, no Espaço de Exposições da ALRS, a feira Afro, realizada no Vestíbulo Nobre do Palácio Farroupilha, um painel de debate com o tema “A Cultura Negra como Forma de Enfrentamento ao Racismo Institucional” e o Sarau Especial com As Vozes de Dandara, integraram a programação de 2018.

Premiações
Durante o ano de 2018, a Assembleia Legislativa, entidades e organizações da sociedade se integraram para fomentar o desenvolvimento cultural, científico, econômico, ambiental e social do estado, por meio da realização de certames destinados à valorização destas iniciativas.

Prêmio Mulher Cidadã
Instituído pela Resolução nº 2.703, de 16/07/1997, e atualizada em 2013, a ser outorgado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, anualmente, no Dia Internacional da Mulher, 8 de março. Concedido anualmente pela Assembleia Legislativa a personalidades femininas que se destacaram em diversas áreas, o Troféu Mulher Cidadã foi entregue no dia 7 de março, às 14 horas, em Sessão Solene, no Plenário 20 de Setembro, marcando o início da programação alusiva ao Mês Internacional da Mulher. Foram premiadas, na categoria Defesa dos Direitos da Mulher, e Combate à Violência contra a Mulher, a bacharel em Direito e Ciências Sociais e especialista em Direitos Humanos, Lorecinda Ferreira Abrão; na categoria Educação da Mulher, a professora universitária Nara Martini Bigolin; na categoria Promoção e Participação Política da Mulher, a professora e presidente do CEPERS, Helenir Aguiar Schurer; na categoria Profissionalização e Geração de Trabalho e Renda para a Mulher, a diretora de Qualificação Profissional e Cidadania na FASE – Fundação de Atendimento Socioeducativo, Ledi Oliveira Teixeira; na categoria Saúde da Mulher, a presidente da Associação Hospitalar Beneficente Santo Antônio, do município de Tenente Portela, Mirna Teresinha Kinsel Braucks; na categoria Atividade Comunitária em Prol da Mulher, a primeira-dama de Gramado, Bianca Bortolucci; e na categoria Mulher na Cultura, a professora Carmem Ottoneli Maicá.

Prêmio Gestor Público
Criado em 2002, o Prêmio Gestor Público é uma parceria entre a Assembleia Legislativa RS, Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do Estado RS (Sindifisco RS) e Associação dos Fiscais de Tributos Estaduais do Rio Grande do Sul (Afisvec). Hoje na sua 17ª edição, teve como tema "Receita para Crescer: Alternativas para sair da crise via incremento da arrecadação".  Dos 134 projetos inscritos no Prêmio Gestor Público (PGP) 2018, que teve sua premiação realizada na noite de 6 de novembro, no Teatro Dante Barone da ALRS, 43 foram contemplados com 12 troféus – 10 PGP, um Especial e um Destaque Administração Tributária, 21 certificados de reconhecimento e 10 menções honrosas.

Prêmio Líderes e Vencedores
Foi entregue no teatro Dante Barone, no dia 8 de novembro, o Prêmio Líderes & Vencedores 2018. A distinção, conferida em cinco categorias (Mérito Político, Sucesso Empresarial, Destaque Comunitário, Expressão Cultural e Referência Educacional), é promovida, desde 1995, pela Assembleia Legislativa e Federasul. O objetivo é valorizar o sucesso e destacar o êxito de personalidades, empresas e projetos sociais e culturais edificadores para o Rio Grande do Sul.  

Prêmio Lila Ripoll de Poesia
Instituído pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o prêmio tem como intuito fomentar o desenvolvimento cultural e estimular a criação artística, por intermédio da divulgação e valorização da poesia dedicada às causas sociais e às questões de gênero, bem como dar visibilidade a novos talentos literários. Na sua 13ª edição, o prêmio recebeu a inscrição de 159 poesias, de 61 autores diferentes. A solenidade de premiação, que contou com apresentação de Daniel Wolff, ocorreu no dia 15 de agosto, na Sala José Lewgoy do Solara dos Câmara.

A premiação foi entregue consiste na entrega de medalha e diploma aos três primeiros classificados, e diploma de menção honrosa aos 10 classificados subsequentes.  Os vencedores da edição de 2017 são:
Pois é, Drummond, os tempos mudaram, da caxiense Jussára Custódia Godinho, foi a poesia vencedora da 13ª edição do Prêmio Lila Ripoll de Poesia. Pequena Valsa Vienense, de Álvaro Santi, de Porto Alegre, ficou em segundo lugar, e Pés do riso, de Selma Nanci Fletrin, de Santa Maria, em terceiro. As poesias vencedoras são publicadas pela Assembleia Legislativa, sob forma de separata, e distribuídas gratuitamente na Feira do Livro de Porto Alegre.

Menções Honrosas
Além dos três primeiros classificados, que ganharam medalha e diploma, dez concorrentes receberam menções honrosas. Veja a lista dos agraciados:

  • Christian Nectoux David – Sem título
  • Marcelo Rocha – A bolsa de Chicago
  • Anderson de Quadros Mireski – O que me vê do retrato
  • Selma Nanci Feltrin – Ainda há
  • Ana Paula Freitas dos Santos – Olhar Calibre 38
  • Laura Guzinski da Silva – (Sobre a poesia)
  • Roque Aloísio Weschenfelder – Ausentes
  • Marli Schiefelbein Arruda – Fenda
  • Natália Nunes Setúbal – Ecce Homo
  •  Gerson Nagel – O choro das aves

Prêmio Assembleia de Cinema/Mostra Gaúcha de Curtas 
Integrante da programação do Festival de Cinema de Gramado, o Prêmio da Assembleia Legislativa de Cinema para a Mostra Gaúcha de Curtas é um incentivo à produção gaúcha de cinema. A Mostra é realizada em parceria entre a Assembleia Legislativa, o Festival de Cinema de Gramado e a Prefeitura Municipal de Gramado, com apoio de entidades do setor. Com 64 inscrições nesta 15ª edição, os 20 curtas selecionados foram exibidos em sessões abertas ao público nos dias 18 e 19 de agosto. Os vencedores, nas 11 categorias, receberam os prêmios (troféu e dinheiro), na noite do dia 19 de agosto, no Palácio dos Festivais, em Gramado.

Vencedores da Mostra Gaúcha de Curtas 2018

  • Melhor Produção / Produção Executiva – Rafael Duarte e Taísa Ennes, por “Mulher Ltda”
  • Melhor Edição De Som – Guilherme Cassio, por “Abismo”
  • Melhor Música – Jonts Ferreira, por “Nós Montanha”
  • Melhor Direção De Arte – Taísa Ennes, por “Mulher Ltda”
  • Melhor Montagem – Germano De Oliveira, por “Sem Abrigo”
  • Melhor Fotografia – Marco Antônio Nunes, por “Sem Abrigo”
  • Melhor Roteiro – Thaís Fernandes, por “Um Corpo Feminino”
  • Melhor Atriz – Rejane Arruda, de “Sem Abrigo”
  • Melhor Ator – Sirmar Antunes e Clemente Viscaíno, por “Grito”
  • Melhor Curta Gaúcho Júri Da Crítica – “Sem Abrigo”, de Leonardo Remor
  • Menção Honrosa – “A Formidável Fabriqueta de Sonhos Menina Betina”
  • Melhor Direção – Henrique Lahude, por “Fè Mye Talé”
  • Melhor Filme – “Um Corpo Feminino”, De Thaís Fernandes

Prêmio de Responsabilidade Social
A distinção, instituída em 2000, é uma parceria entre a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e entidades e organizações da sociedade. A Assembleia Legislativa objetiva, com este prêmio, incentivar no âmbito das organizações rio-grandenses, a realização de projetos voltados para o bem-estar social e para a preservação do meio ambiente, sempre na busca por uma sociedade melhor. O prêmio abrange os seguintes tipos de reconhecimento: o Certificado de Responsabilidade Social, a Medalha de Responsabilidade Social, o Troféu de Responsabilidade Social - Destaque RS e o Diploma Mérito Social.

Vencedores do PRS 2018
Foram agraciados com Troféu de Responsabilidade Social e Medalha de Responsabilidade Social, por categoria, as seguintes organizações:

Instituição de Ensino Fundamental, Médio, Técnico e Profissional
Troféu: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.
Medalha: Sociedade Escolar de Santa Cruz - Colégio Mauá

Instituição de Ensino Superior
Troféu para a Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado RS - FIDENE
Medalha: Fundação Universidade de Passo Fundo

Municípios
Troféu: Município de Farroupilha
Medalha: Município de Esteio

Entidades Governamentais
Troféu: Companhia Riograndense de Saneamento – Corsan
Medalha: PROCERGS - Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul

Sociedades Cooperativas
Troféu: Unimed/RS – Federação das Cooperativas Médicas do Rio Grande do Sul
Medalhas: Unimed Nordeste RS Sociedade Cooperativa de Serviços Médicos Ltda.
Unimed Cooperativa de Serviços de Saúde dos Vales do Taquari e Rio Pardo Ltda;
Unimed Erechim – Cooperativa de Serviços de Saúde Ltda.

Entidades Sem Fins Econômicos – até 250 mil reais
Troféu: Centro de Atendimento Integral ao Surdo - CAIS
Medalha: Associação Espírita de Amparo à Infância e Adolescência – Veneranda Helena de Andrade

Entidades Sem Fins Econômicos – acima de 250 mil reais
Troféu para a União dos Escoteiros do Brasil
Medalhas: Associação Comercial e Industrial de Lajeado; Instituto Pobres Servos da Divina Providência - Abrigo João Paulo II; Lar da Criança Henrique Liebich; Fundação La Salle; Associação Comercial Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha; Instituto Vitória

Micro e Pequenas Empresas
Troféu: Centro de Formação de Condutores Viacentro Ltda
Medalha: Exatus Serviços Contábeis Eireli – EPP

Médias Empresas
Troféu: SOUL – Sociedade de Ônibus União Ltda
Medalha: SOGIL – Sociedade de Ônibus Gigante Ltda

Grandes Empresas
Troféu: Tecon Rio Grande S/A
Medalha: CVI Refrigerantes Ltda

Parceria
O Prêmio de Responsabilidade Social é uma parceria entre a Assembleia Legislativa e as seguintes organizações da sociedade civil: Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE), Associação Rio-grandense de Imprensa (ARI), Conselho Regional de Administração do RS (CRA/RS), Conselho Regional de Contabilidade do RS (CRC/RS), Federação de Entidades Empresariais do RS (Federasul), Federação das Associações dos Municípios do RS (FAMURS), Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Federação do Comércio de Bens e de Serviços (Fecomérico), Organização Parceiros Voluntários (OPV), Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Social do Comércio (Sesc), Sindicato e Organização das Cooperativas RS-OCERGS/SESCOOP.

Prêmio Jovem Cientista
Instituído em 2009 pela Assembleia Legislativa, a distinção é um estímulo para que jovens estudantes prossigam na carreira científica. Os agraciados que obtiverem as melhores notas nos projetos apresentados na Mostratec recebem como premiação passagens e estadia para participarem da reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) que, neste ano, ocorreu na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em Maceió. Em solenidade realizada no dia 11 de julho, na sala da presidência do Parlamento gaúcho, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marlon Santos (PDT), entregou o Prêmio Jovem Cientista aos estudantes classificados nos três primeiros lugares na 29ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), promovida pela Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo.

Vencedores do Prêmio Jovem Cientista

  • 1º Lugar: Juliana Davoglio Estradioto
    Escola: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Osório
    Projeto: Tratamento de efluentes têxteis através de resíduos agroindustriais provenientes do Litoral Norte do Rio Grande do Sul.
  • 2º Lugar – Eduardo da Paz Rodrigues
    Escola: QI Faculdade e Escola Técnica
    Projeto: Cadeira de rodas automatizadas com controle de voz ou Movimentos (Olhos e Cabeça)
  • 3º Lugar: Victória Raupp
    Escola: Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
    Projeto: Dispositivo individual de Contagem (DIC)

Prêmio Vitor Mateus Teixeira
A cerimônia de entrega do Prêmio Vítor Mateus Teixeira, da ALRS, ocorreu no dia 04 de dezembro, às 19 horas, no Teatro Dante Barone da ALR, com a apresentação musical do Grupo Matizes.

Em homenagem ao músico, cantor, compositor e cineasta, o Prêmio Vitor Mateus Teixeira foi instituído pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul por meio da Resolução 2.708, de 19 de agosto de 1997. Este tributo a Teixeirinha busca reconhecer, valorizar e incentivar os trabalhos e ações que divulguem a música e o artista gaúcho.

A Comissão Julgadora do Prêmio Teixeirinha é formada por dois representantes do Sindicato do Músicos Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindimus/RS), Sindicato dos Compositores Musicais do Estado RS (Sicom/RS), um representante do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), da Fundação Vitor Mateus Teixeira e do Departamento de Cultura da Assembleia Legislativa RS.

Agraciados de 2018 

Cantor: Cristiano Quevedo

Cantora: Tatiele Bueno

Declamador: João Batista de Oliveira

Declamadora: Liliana Cardoso

Trovador: Pedro Alaor Merchel

Compositor(a): Gujo Teixeira

Instrumentista: Charlise Bandeira

Arranjador(a): Sergio Rojas

Pajador(a): Paulo de Freitas Mendonça

Produtor(a) Musical: Dinorah Araújo

Capa de Disco: Labirintos de Papel - design gráfico – Raquel Gorski      

Veículo de Divulgação de Artista Gaúcho(a): Rádio Litoral Sul FM 104.3

Grupo de Show: Tambo do Bando

Grupo de Baile: Os Monarcas

Grupo de Dança Gaúcha: União Gaúcha Simões Lopes Neto - Pelotas

Bandinha Típica Alemã:  Os 3 Xirus

Conjunto ou Intérprete de Música Teuto-rio-grandense: Bandinha do Piriquito

Conjunto ou Intérprete de Música Ítalo-rio-grandense: Maria da Graça Lazzari Bernardi

Divisão de Reserva de Espaços
A Divisão tem como atribuições o agendamento para ocupação de espaços para as atividades próprias do Parlamento e aquelas demandadas pelo público externo. O setor é responsável pelo agendamento de espaços da Assembleia como o Teatro Dante Barone; as salas João Neves da Fontoura (Plenarinho), Maurício Cardoso, Sarmento Leite, Salzano Vieira da Cunha, José Antonio Lutzenberger, Alberto Pasqualini, Vestíbulo Nobre, Galeria dos Municípios e Salão Júlio de Castilhos, além de espaços localizados no Solar dos Câmara, como a sala José Lewgoy, Espaço Zumbi dos Palmares, no Jardim e Sala JB Scalco.

No ano de 2018, foram realizados nas salas sob gestão da Divisão de Reserva de Espaços, 1.553 eventos. No Teatro Dante Barone foram realizados 127 eventos, com público total de 36.170 pessoas.

Salas de comissões parlamentares

Nas salas de comissões foram realizados 985 eventos.

  • Sala Sarmento Leite: 243 eventos
  • Sala Salzano Vieira da Cunha: 247 eventos
  • Sala Alberto Pasqualini: 172 eventos
  • Sala Maurício Cardoso: 229
  • Sala José Lutzenberger: 94
  • Sala João Neves da Fontoura (Plenarinho): 283 eventos
  • Sala Adão Pretto: 234 eventos
  • Sala José Lewgoy: 24 eventos (incluindo o Sarau do Solar)
Indicar Matéria
Versão de Impressão
BlogThis
Sarau no Solar

Pça. Mal. Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - CEP 90010-300
Fone:(51)3210-2934    E-mail: dc.atendimento@al.rs.gov.br