Notícia
 
CULTURA
Banda Ultramen abre temporada 2021 do Sarau do Solar nesta quarta-feira
Luiz Osellame - MTE 9500 - 18:00 - 08/06/2021 - Foto: Divulgação
- 2021, Ano Cultural do Parlamento Gaúcho -

A abertura da temporada 2021 do Sarau do Solar acontece nesta quarta-feira, 9 de junho, às 19 horas, no Teatro Dante Barone com o espetáculo Ultramen 30 Anos.

No repertório estão composições como Tente Enxergar (Leonardo Boff), O Chaveiro (Chico Paixão), Grama Verde (Leleco Telle, Alexandre Rodrigues e Bedeu), Tive Tudo (Tonho Crocco), General (Tonho Crocco e Júlio Porto) e Bico de Luz (Tonho Crocco e Pedro Porto).

O show marca a largada  da 29ª temporada do Projeto Sarau do Solar e acontece de forma híbrida, sendo presencial apenas para 30% da capacidade do Teatro Dante Barone (equivalente a 160 pessoas), mantendo o distanciamento social e medidas determinadas pelos protocolos de segurança contra a Covid-19.

As pessoas que forem presencialmente ao espetáculo poderão fazer uma contribuição espontânea de agasalhos para a Campanha do Agasalho de 2021.
O show também será transmitido ao vivo pela TV Assembleia, Canal 11.2, Canal 16 da NET, pelo Facebok e YouTube da ALRS. 

A Banda
Formada na faculdade de biologia da UFRGS em Porto Alegre em 1991, a banda reúne Tonho Crocco (vocal), Pedro Porto (baixo), Leonardo Boff (teclado), DJ Anderson (scratches) e Zé Darcy (bateria). Na primeira metade da década de 90, a Ultramen gravou suas primeiras duas fitas demo oficiais: Ultramen(1993) e Sem Piedade(1995). Sete anos após seu surgimento, lançou o seu primeiro e homônimo álbum pelo selo independente Rock It!, do guitarrista da Legião Urbana, Dado Villa-Lobos. Neste disco, a Ultramen já trazia uma sonoridade vibrante e a mistura de ritmos musicais que sempre caracterizou o trabalho da banda. A música “Bico de Luz” foi executada em rádios de todo o Brasil, o que rendeu à banda shows pelo país inteiro. Em 2000, chegou ao mercado o segundo álbum, “Olelê”. A sonoridade mais elaborada foi essencial para o sucesso de faixas como “Ultramanos”, “General”, “Preserve”, “Peleia”, "Compromisso" e “Dívida”. Nesta época, a Ultramen lançou de maneira totalmente independente dois discos de vinil: “Olelê 6 Tiros” e “Terrorismo Sonoro Volume 1”.

Já em 2002, saiu o terceiro álbum, “O Incrível Caso da Música que Encolheu e Outras Histórias”, que demonstrou uma variação de ritmos, trazendo no repertório uma mescla ímpar de soul, rap, funk e reggae.O sucesso permitiu com que a Ultramen consolidasse seu trabalho, realizando shows por todo o país. Um ano depois, foi lançado mais um disco em vinil: “Terrorismo Sonoro Volume 2”.
Em 2005, a Ultramenfoi convidada a participar do CD/DVD “Acústico MTV Bandas Gaúchas”, ao lado de Bidê ou Balde, Cachorro Grande e Wander Wildner. No ano seguinte, lançou “Capa Preta”.

Em atividade, a banda lançou o DVD/CD ao vivo “Máquina do Tempo”, em 2016. Gravado no Opinião, durante o show de despedida, em 2008, o trabalho reuniu clássicos como “Dívida”, “Bico de Luz”, “Tubarãozinho”, “Peleia” e “General”, e ainda trouxe a inédita "Robot Baby".

“Tente Enxergar”, assim como os álbuns anteriores da Ultramen, está disponível em todas as plataformas digitais de áudio.

SERVIÇO
  • A Banda Ultramen abre a temporada 2021 do Sarau do Solar
  • Dia 9 de junho, às 19 horas
  • No Teatro Dante Barone da ALRS
  • Espetáculo híbrido: presença do público limitada a 30% da capacidade do Teatro Dante Barone (160 pessoas, entrada por ordem de chegada - ingresso colaborativo mediante doação de agasalhos para a Campanha do Agasalho 2021).
Como Assistir
  • Transmissão ao VIVO na TV AL e mídias sociais do Parlamento gaúcho
  • TV AL  no Canal 11.2 e 16 da NET
  • Facebook e YouTube da ALRS
Indicar Matéria
Versão de Impressão
BlogThis
Sarau do Solar

Pça. Mal. Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - CEP 90010-300
Fone:(51)3210-2934    E-mail: dc.atendimento@al.rs.gov.br