Notícia
 
SARAU DO SOLAR 2021
Sarau Especial da Semana da Consciência Negra da ALRS recebe Dona Conceição
Luiz Osellame - MTE 9500 - 09:55 - 16/11/2021 - Foto: Divulgação

O Sarau do Solar Especial da XII Semana da Consciência Negra do Parlamento gaúcho acontece nesta quarta-feira, 17 de novembro, às 19 horas, no Jardim do Solar dos Câmara. A atração é o músico, compositor, percussionista e poeta gaúcho Dona Conceição.

O show é uma apresentação do álbum autoral independente “Asè de Fala” e também de outras canções do cantor que reúne a força do batuque do RS aliada aos timbres da contemporaneidade musical e elementos da cosmovisão africana.

O show de uma hora de duração é composto por diversas influências, aliando a percussão de matriz africana a instrumentos como baixo, guitarra e pedais, teclado, saxofone, rabeca, cavaquinho e violão, estabelecendo uma ligação entre a tradição e o moderno, que passa por ritmos afro-brasileiros (Maracatu, Jongo, ijexá, xote, baião e coco), pela música popular brasileira em sua diversidade do Norte ao Sul do país (Samba, forró e axé) e por gêneros musicais, como o Rock n ́Roll, Jazz, Afrobeat e o Soul.

Estão no repertório do espetáculo, entre outras,  composições como;  “Maria das dores” (Dona Conceição), “Machado” (Dona Conceição), “Acorda vagabundo” (Dona Conceição), “Madrugada”  (Dona Conceição e Raphael Pippa) e “Asé de Fala” (Dona Conceição)

O Artista

"Dona Conceição, é um artista que resiste e denuncia o racismo e o genocídio da juventude negra através da arte. É cantor, percussionista, compositor, poeta, cineasta, ator e performer. Suas múltiplas facetas são atreladas ao fato de que jovens e negros no Brasil ainda precisam mostrar do que são capazes.

Com apenas 15 anos, Dona Conceição idealizou e coordenou o projeto de inclusão social Nação Periférica, que ensinava percussão aos jovens da periferia de Alvorada, na contramão das estatísticas, ele contabiliza, em seu passaporte carimbos da Europa e da América Central, lugares que outros jovens de sua idade e da mesma origem não tiveram oportunidade de frequentar e em sua casa prêmios como o Troféu João Cândido - SEPPIR/PR (2013),  Prêmio da Diversidade Cultural do RS – SEDAC/RS (2014) e o Prêmio Carolina Maria de Jesus, promovido pela FLUP 2018 - Festa Literária das Periferias – RJ.

Aos 31 anos, busca histórias para contar, mobilizar e tornar visíveis os invisíveis do sistema. Formado com nomes influentes do movimento negro, como Oliveira Silveira, Conceição Evaristo e Vera Lopes, ele percebe que, em retorno aos “presentes” que seus antepassados recebiam por terem a pele preta — torturas, massacres, chacinas e estupros — , ele dá ao mundo arte e resistência.

Em 2018, fez sua estreia como diretor e roteirista de cinema, ao lançar na edição de 11 anos do Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul – Brasil, África e Caribe, seu primeiro filme curta metragem “A máquina de moer pretos”, finalizado em 2018, o filme reúne uma coletânea de imagens de uma performance que circulou três países, Brasil, França e Alemanha, abordando os linchamentos que ocorrem em decorrência da desumanização do corpo negro e do racismo."

 

SERVIÇO

  • Sarau Especial da Semana da Consciência Negra da ALRS recebe Dona Conceição
  • Jardins do Solar dos Câmara da ALRS
  • Dia 17 de novembro, às 19 horas

Assistência presencial

  • Ingresso presencial por ordem de chegada
  • Apresentação de comprovante de vacinação ou teste negativo Covid-19

ONDE ASSISTIR

Ao vivo, pela TV Assembleia (canal aberto 11.2, canal 16 da Net/Claro, portal www.al.rs.gov.br/tvassembleia; pelo canal da TV AL no YouTube  www.al.rs.gov.br/tvassembleia/transmissoes.aspx; pela Rádio Assembleia (www.al.rs.gov.br/radioassembleia); e pelo Facebook (www.facebook.com/assembleiars). 

Indicar Matéria
Versão de Impressão
BlogThis
Sarau do Solar Especial

Pça. Mal. Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - CEP 90010-300
Fone:(51)3210-2934    E-mail: dc.atendimento@al.rs.gov.br