Teatro Dante Barone

Foto de Marcos Eifler  

  

    O Teatro Dante Barone, criado como Auditório, apresenta uma programação eclética desde que abriu suas portas. Abriga cerimônias de posse e entrega de prêmios, seminários, aulas, conferências, audiências públicas, convenções, atos cívicos, sessões de cinema, peças de teatro, espetáculos de música e dança. O espaço, com 557 lugares (mais 11 áreas para cadeiras de roda), pode ser acessado pela esplanada do Palácio Farroupilha (Rua Duque de Caxias) ou pela entrada principal da Assembleia Legislativa (Praça Marechal Deodoro, 101). 
 

Palco sempre democrático
     Já previsto no edital do concurso para construção da atual sede do Legislativo, publicado em 1958, o Auditório começou a funcionar nos anos 70. Durante a ditadura militar, seu palco ficou conhecido como foco de resistência à repressão e à censura, considerado tribuna de livre manifestação e espaço aberto à criatividade e ao questionamento. Nesse período, recebeu diversos espetáculos de teatro e sessões de cinema, além das atividades político-partidárias. 
 

Auditório da Assembleia Legislativa

Davi Dante Barone sempre teve intenso envolvimento com a cultura, área em que recebeu diversos prêmios, e trouxe para o Parlamento uma experiência de mais de quatro décadas como servidor do Theatro São Pedro. Administrador do Auditório da Assembleia Legislativa desde 1970, ele permaneceu no cargo até falecer, 16 anos depois. No ano seguinte, a Assembleia decidiu fazer uma homenagem, dando seu nome ao espaço.
 

Teatro Dante Barone
     O Auditório foi transformado em Teatro em 2002, passando a se chamar Teatro Dante Barone. Com uma nova estrutura e regulamento próprio, o local passou a ter permissão para cobrar ingressos, favorecendo a atração de grandes espetáculos. Mesmo assim, o espaço permanece acolhendo gratuitamente diversas manifestações artísticas, culturais, sociais e políticas. No ano seguinte, uma reforma física promoveu a acessibilidade, com a instalação de plataformas móveis para pessoas com deficiência de locomoção.    
 

     Para realizar eventos no Teatro Dante Barone, entre em contato com a Divisão de Reserva de Espaços pelo telefone (51) 3210-2037.  

Pça. Mal. Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - CEP 90010-300
Fone:(51)3210-2934    E-mail: dc.atendimento@al.rs.gov.br