Agenda Cultural do DC
Clique no título do evento para saber mais detalhes!
Legislativo lança Coletânea de Poesia Gaúcha Contemporânea no próximo dia 04 no Teatro Dante Barone
Data/Hora de Início: terça-feira, 4 de junho de 2013 18:30
Data/ Hora de Fim: terça-feira, 4 de junho de 2013 20:30
Descrição:

 

Legislativo lança coletânea de poesias no  próximo dia 04

 

No próximo dia 04, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, será lançada a “Coletânea de Poesia Gaúcha Contemporânea”. A obra, com organização do escritor Dilan Camargo, contempla poesias inéditas de 91 poetas gaúchos e integra as ações em alusão ao aniversário de 100 anos da Biblioteca Borges de Medeiros. Durante a cerimônia, que contará com uma sessão de autógrafos dos poetas, a pianista Dunia Elias, acompanhada de Artur Elias, na flauta e Giovani Berti, na percussão, apresentará um recital de peças autorais além de obras de compositores brasileiros. O evento acontece às 18h30 e tem entrada franca.

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da leitura e da literatura, afirmando a identidade cultural do Estado, a obra apresenta a produção de autores consagrados e daqueles que se destacaram nos últimos anos. A edição impressa do livro terá distribuição gratuita e será entregue prioritariamente às bibliotecas de instituições públicas. A população também poderá acessar a versão digital que será publicada na íntegra no portal da Biblioteca da Assembleia Legislativa (www.al.rs.gov.br/biblioteca).

 

Recital

Dentre as peças apresentadas pelo trio estarão as autorais “Choro Pampeano” e “Rancherita”, além de obras como “Palhaço”, de Egberto Gismonti, “Ingênuo”, de Pinxinguinha e Benedito Lacerda, e “Flor Amorosa, de Antonio Callado.

Com trajetória intensa e ininterrupta, a pianista Dunia Elias tem recebido reconhecimento de público e crítica. Dentre os prêmios conquistados pela artista estão o de Melhor Música Instrumental do Musicanto Latino-Americano, pela composição “O Choro do Bugiu” e o segundo lugar no Festival de Música Instrumental do RS, com “Luzazul”. Dunia ainda integra o espetáculo “TãnTãngo”, de Hique Gomes, vencedor do Prêmio Açoriano de Melhor Espetáculo de 2012.

Artur Elias tornou-se 1º flautista da OSPA aos 19 anos. Premiado em diversos concursos nacionais, já participou de numeroso recitais e concertos como solista à frente de várias orquestras brasileiras. Graduado pelo Instituto de Artes da UFGRS, aprofundou seus estudos musicais em Stuttgart, Alemanha. Em 2005, foi indicado ao Açorianos na categoria Melhor Instrumentista. Artur também apresentou-se em turnê na Alemanha e Suiça, durante o ano de 2010.

Giovani Berti iniciou a carreira com o compositor Túlio Piva. Apresentou-se na edição Porto Alegre do Free Jazz Festival, 1997, acompanhando Geraldo Flach Quarteto. Ao longo de sua carreira acompanhou grandes nomes como Ivan Lins, Roberto Menescal, Dominguinhos, Sivuca e Marcos Suzano. Atualmente toca com diversos grupos e artistas gaúchos. Foi indicado para o Prêmio Açorianos de Música como Melhor Instrumentista de Percussão nos anos de 1994, 1996 e 1997.

SERVIÇO

Lançamento Coletânea de Poesia Gaúcha Contemporânea

Dia 04/06, às 18h30min

ENTRADA FRANCA

Local: Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa (Praça Marechal Deodoro, 101).


Exportar Compromisso:   Simples  

 Voltar         

Pça. Mal. Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - CEP 90010-300
Fone:(51)3210-2934    E-mail: dc.atendimento@al.rs.gov.br