Notícia
 
DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Assembleia destaca protagonismo feminino com o Troféu Mulher Cidadã
Luiz Osellame - MTE 9500 - 17:44 - 11/03/2020 - Foto: Vinicius Reis

Concedido anualmente pela Assembleia Legislativa a personalidades femininas que se destacaram em diversas áreas, o Troféu Mulher Cidadã foi entregue durante a Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres realizada nesta quarta-feira (11) no Plenário 20 de Setembro. A solenidade marcou o início da programação alusiva ao Mês Internacional da Mulher no Parlamento gaúcho.

As agraciadas foram contempladas a partir de deliberação das deputadas estaduais mulheres, com a homologação da Mesa Diretora da Casa. O troféu é uma estatueta criada pelo artista Waldomiro Motta especialmente para a distinção. A cada edição, são confeccionadas sete reproduções em bronze, com pátina esverdeada envelhecida, base em granito e plaqueta descritiva.

Agraciadas da 23ª edição do Prêmio Mulher Cidadã

Ledir Borba da Luz
Atividade Comunitária em Prol da Mulher
 
Natural de Tenente Portela (RS). Após o trabalho de mais de duas décadas em instituições hospitalares, passou a atuar no Conselho Comunitário do Presídio de Três Passos, onde trabalhou 4 anos para melhorar as condições dos apenados e suas famílias, realizando várias atividades e mutirões, principalmente, melhorando o espaço feminino. Dedicou-se também à Associação Trespassense de Deficientes Ana Mansur de Azambuja/AMA, buscando a tão sonhada sede própria. Durante 10 anos foi idealizadora da Feijoada da APAE, arrecadando fundos para a Associação, sempre buscando colocar a mulher à frente das atividades. Presidiu o Lions Clube Centro de Três Passos, onde desenvolveu o projeto “visão para todos”. Sua maior realização é ver as pessoas a quem ela serviu felizes e satisfeitas com suas auto-estimas e dignidade de cidadão recuperada ou na maioria das vezes conquistadas pela primeira vez na vida. A melhor coisa na sua vida foi descobrir que tem o poder de mudar o destino das pessoas para o bem, e dar a elas dignidade para acreditar num mundo melhor.

Lisandra de Castro de Carvalho
Defesa dos Direitos da Mulher e Combate à Violência Contra a Mulher 
Nascida em Porto Alegre, a agraciada iniciou seus estudos nos Colégios Nossa Senhora da Glória e Marista Assunção, na zona sul da capital. Cursou Direito na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e Foi aluna da Escola Superior da Magistratura (Ajuris), Escola Superior do Ministério Público e Instituto de Desenvolvimento Cultural (IDC). Em 2002 prestou concurso para a carreira de Delegado de Polícia e, em 2004, realizou Curso Superior de Formação de Delegado de Polícia na Academia de Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul (ACADEPOL). Em julho de 2005, foi lotada na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) e na Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente (DPCA) de Santa Cruz do Sul, onde permanece até hoje, completando 10 anos de atuação em julho de 2015. Buscando aperfeiçoamento constante, em 2009, concluiu o curso de Especialização em Gestão da Segurança Pública, pela Secretaria Nacional de Segurança Pública SENASP. Ao longo desses anos realizou vários cursos de aperfeiçoamento, objetivando o desenvolvimento de um trabalho diferenciado e especial de escuta a crianças e adolescentes, sendo o formato pioneiro no Estado do Rio Grande do Sul, o qual vem recebendo destaque. Dentre suas atribuições tem coordenado importantes investigações no combate à violência contra mulheres crianças e adolescentes contribuindo para a proteção dessas pessoas em situação de vulnerabilidade.

Cheila Schroer
Educação da Mulher
Natural de Ijui (RS) e graduada pelo IPA, Cheila é é diretora do Centro Integrado de Desenvolvimento Infantil - CID, criado em 2008 a partir da experiência de trabalho com crianças e adolescentes para proporcionar uma atenção mais qualificada, promovendo a integração de crianças com e sem necessidades especiais, atuando na formação educacional e humana. O CID faz um trabalho em equipe, com trocas e discussões sistematizadas e um atendimento que se entendesse à vida dessa criança fora do espaço clínico. A proposta é de um espaço terapêutico diferenciado e interdisciplinar, onde mais do que tratar o sintoma, a equipe do CID pretende favorecer a constituição subjetiva e o desenvolvimento pleno de crianças, adolescentes e jovens com alterações do desenvolvimento.

Aline Eggers Bagatini
Profissionalização e Geração de Trabalho e Renda para a Mulher 
Começou sua trajetória na Fruki em 2002, a convite de seu pai, depois de passar por outras experiências profissionais. A proposta que a incentivou a aceitar o desafio é a mesma que move suas ações nos dias atuais. A empresa vem obtendo bons resultados, sendo devidamente reconhecida pelo mercado. Vamos trabalhar no mesmo sentido para levar adiante este sonho, este projeto, e continuar a escrever uma obra. Temos uma linda história, destacou.

Taline Oppitz
Promoção da Participação Política da Mulher
Formada pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), em 2002, mesmo ano em que iniciou como repórter na editoria de política do Correio do Povo. Antes, havia atuado como estagiária na TV Assembleia e no governo Antônio Britto. Escreveu para a Revista Voto, assinando reportagens de repercussão nacional, como em entrevista com Fernando Collor, que estava há anos sem falar com a imprensa. Fez assessorias para candidatos em eleições municipais e estaduais. Assumiu a titularidade como colunista no CP em 2008, com a saída de Armando Burd. Foi comentarista da TV Record e está há dez anos no ar apresentando o programa Esfera Pública, da Rádio Guaíba, ao lado de Juremir Machado da Silva. É mãe do Joaquim, que tem oito anos.

Maria de Lurdes Fontana Grison
Saúde da Mulher
Atuou por 15 anos como professora de ensino fundamental em Escola Estadual, exercendo também a função de Orientadora Educacional e Vice-Diretora. Foi uma das fundadoras da Cruz Vermelha Brasileira de Caxias do Sul, atuando na assessoria da coordenação. Foi uma das fundadoras da Pastoral de Apoio ao Toxicômano Nova Aurora (PATNA), atuando como presidente pelo período de, aproximadamente, 15 anos. Participou da implantação do Conselho Municipal de Entorpecentes (COMEN), sendo a primeira Presidente e integrou o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) e o Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS). Recebeu o título de Cidadã Emérita em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade caxiense. Também foi agraciada com os prêmios Empresária Cristã do ano 2008 – concedido pela ADCE; Prêmio - ANA TERRA regional – concedido pelo Corede; Prêmio - Troféu Mulher Empreendedora – concedido pelo Conselho da Mulher Empresária e Executiva da CIC Caxias do Sul; Prêmio - Troféu Personalidade do Ano / Destaques em RH - concedido pela Associação Serrana de Recursos Humanos (ARH Serrana). Foi Presidente da Fundação de Assistência Social (FAS) / Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, permanecendo até dezembro de 2012 e atualmente é voluntária da Pastoral de Apoio ao Toxicómano Nova Aurora (PATNA).

Natália Borges Polesso
Mulher na Cultura
Pesquisadora, escritora e tradutora, seu primeiro livro, “Recortes para álbum de fotografia Sem Gente” (2013), venceu o Prêmio Açorianos na categoria contos. “Amora” (2015), vencedor do Prêmio Jabuti, “Pé Atrás” (2018) e “Controle” (2019), seu primeiro romance. Traduziu “Tituba: Bruxa Negra de Salem” (2019), da guadalupense Maryse Condé, “Nós e Eles” (2019), da iraniana Bahiyyih Nakhjavani e “A casa na Rua Mango” (2020), da chicana Sandra Cisneros. Em 2017, a autora foi selecionada para a lista Bogotá39, que reúne os 39 escritores abaixo de 40 anos mais destacados da América Latina. Atualmente, é pesquisadora do Programa Nacional Pós-Doutorado na Universidade de Caxias do Sul, com a pesquisa “Geografias Homoafetivas.” Natalia é uma voz potente na literatura pois traz à luz o debate sobre gênero de um modo mais abrangente com foco nos afetos. Um trecho de Amora esteve no ENEM 2018, sendo lido por mais de 5 milhões de participantes. Em 2017, foi Patrona da Feira do Livro de Caxias do Sul.

Indicar Matéria
Versão de Impressão
BlogThis
Sessão Solene

Pça. Mal. Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - CEP 90010-300
Fone:(51)3210-2934    E-mail: dc.atendimento@al.rs.gov.br