Notícia
 
CULTURA
Projeto Sarau do Solar recebe recorde de inscrições para a temporada 2021
Luiz Osellame - MTE 9500 - 16:36 - 30/03/2021 - Foto: Reprodução / ALRS
O terceiro edital público do projeto Sarau do Solar recebeu um número recorde de inscrições de espetáculos musicais para a temporada 2021. Foram inscritos 427 projetos musicais de diversos ritmos e gêneros.

Provenientes de todas as regiões do estado do Rio Grande do Sul, as inscrições de espetáculos musicais para a temporada 2021 do Sarau do Solar em maior volume são dos municípios de Porto Alegre (196), Pelotas (17), Caxias do Sul (15), Santa Maria (12), Viamão e Guaíba (11) e Camaquã e São Leopoldo (10). Também foram recebidas inscrições dos estados de Santa Catarina (1) e São Paulo (2).

As inscrições habilitadas serão avaliadas por uma comissão de seleção e classificadas para as apresentações na programação do Sarau do Solar de 2021.

"Como cidadão e como agente político, sempre considerei a cultura, assim como a educação, marcos civilizatórios que merecem a nossa mais atenta vigilância. Em meio a uma pandemia sem precedentes na história recente, essa atenção deve ser redobrada, razão pela qual fiz questão de reposicionar o Sarau do Solar  no cenário cultural do nosso estado. A ideia do Parlamento gaúcho é valorizar o artista, levar ao público música de qualidade em espetáculos gratuitos e também servir de baliza para outros projetos que envolvam a cultura das artes em nosso país", destacou o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Gabriel Souza (MDB).

Para a  diretora do Departamento de Cultura da ALRS, Mariana Abascal, o incremento expressivo no número de inscritos demonstra que o Parlamento gaúcho e os artistas estão conectados. De um lado a Assembleia Legislativa realiza um importante aumento de cachês artísticos e, de outro, os artistas aderem fortemente ao edital. Essa conexão revela a dimensão da arte e a responsabilidade do presidente da Assembleia no momento que decidiu reposicionar o Sarau do Solar.

Sarau do Solar: 29 anos de espetáculos musicais
A edição do novo edital para o projeto Sarau do Solar de 2021 trouxe como novidade uma expressiva valorização dos artistas também em termos financeiros, com cachês de R$ 3.500,00 para o Sarau do Solar e de R$ 10.000,00 para o Sarau Especial. 

Criado em 1993 pelo Parlamento gaúcho, o Projeto Sarau do Solar tem o objetivo de promover espetáculos musicais com periodicidade quinzenal, sempre com entrada gratuita. A iniciativa tem por objetivo incentivar a pluralidade da produção gaúcha e propiciar acesso universal às mais variadas expressões da cultura musical local, regional, nacional e internacional.

O Sarau obteve reconhecimento por Honra ao Mérito no Prêmio Açorianos de Música 2006, concedido pela Secretaria da Cultura de Porto Alegre, e também o Prêmio Eva Sopher 2020, da Secretaria de Estado da Cultura e da Fundação Theatro São Pedro.

As apresentações do Sarau do Solar são realizadas nas dependências do prédio histórico do Solar dos Câmara, com com edições especiais no Teatro Dante Barone, Esplanada do Palácio Farroupilha e Jardim do Solar.

Transmissão digital
Em decorrência da pandemia de Covid-19, e ratificando seu apoio à classe artística do Rio Grande do Sul, o Sarau do Solar inovou e passou a produzir espetáculos musicais virtuais, transmitidos pela TV Assembleia e canais de mídias sociais do Parlamento gaúcho. 

Saraus Especiais também foram produzidos para ocasiões festivas e datas comemorativas, como a abertura e encerramento da temporada, homenagem aos 162 anos do Theatro São Pedro, Semana Farroupilha e Semana da Consciência Negra, entre outros. 

Indicar Matéria
Versão de Impressão
BlogThis
Sarau do Solar Especial da 11ª Semana da Consciência Negra - 50 Tons de Pretas

Pça. Mal. Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - CEP 90010-300
Fone:(51)3210-2934    E-mail: dc.atendimento@al.rs.gov.br