Perfil Parlamentar 54 Legislatura 

Pesquisa de Matérias
Termo:
Período:
à
ELEIÇÕES RS
 
ELEIÇÕES 2018
Parlamento lança campanha para estimular voto de jovens com 16 e 17 anos
Luana Oliveira da Costa* - MTE 17110 - 09:00 - 04/05/2018 - Foto: Divulgação
A Assembleia Legislativa gaúcha está promovendo uma campanha publicitária com o objetivo de incentivar o alistamento eleitoral e o exercício do voto pelos jovens de 16 e 17 anos. Para estes jovens o voto é facultativo. Para que eles percebam a importância de votar, e como isso afeta suas vidas, a campanha conta com peças para as redes sociais incentivando a participação no processo. O jovem que fizer 16 anos até o dia do primeiro turno das eleições – 7 de outubro – tem até o dia 9 de maio para fazer o alistamento eleitoral.

Documentos
Para fazer o alistamento e obter o título de eleitor, o cidadão deve comparecer ao cartório eleitoral de sua região portando um dos seguintes documentos: carteira de identidade, carteira de trabalho ou certidão de nascimento ou casamento; comprovante de residência original e recente; e certificado de quitação do serviço militar para os maiores de 18 anos do sexo masculino. Não serão aceitos como documento oficial de identidade a Carteira Nacional de Habilitação (carteira de motorista), por não conter a nacionalidade, bem como o novo modelo de passaporte, porque não indica a filiação.

O alistamento e a solicitação do título em ano eleitoral devem ocorrer até 151 dias antes do pleito. Em ano não eleitoral, o alistamento pode ser feito em qualquer dia. O cidadão deve fazer o alistamento e requerer o título de eleitor pessoalmente no cartório eleitoral, não sendo admitida, no caso, procuração.

Em caso de perda ou extravio do título, o eleitor pode requerer a segunda via do documento também gratuitamente. Para tirar a segunda via, o cidadão deve comparecer ao cartório eleitoral do município, portando documento de identidade.

No caso de transferência, é preciso levar o título de eleitor, comprovantes de votação ou de justificativa feita em eleições anteriores, documento de identificação e comprovante de residência recente.

Informações
Para mais informações, o cidadão pode procurar os serviços ao eleitor, disponíveis na página do Tribunal Regional Eleitoral na internet, ou o cartório eleitoral de sua região.

* Com informações do TRE- RS

Indicar Matéria
Versão de Impressão
BlogThis
Eleições

  2018

  2016

  2015

  2014

TV Assembleia

TV Assembleia


Matérias da TV Assembleia sobre eleições estão em portal especial do Parlamento
TV Assembleia

Rádio Assembleia

Rádio Assembleia



Rádio Assembleia

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul - Departamento de Jornalismo
Praça Marechal Deodoro, 101 Térreo - Centro - Porto Alegre RS - Cep 90010-300