» Principal

Última Notícia

 
ESCOLA DO LEGISLATIVO
Psicóloga orienta servidores à prática de meditação para enfrentar o stress laboral
Francis Maia - MTE 5130 - 11:00 - 25/08/2017 - Foto: Guerreiro
Para desenvolver habilidade na meditação e fazer com que o efeito dessa prática tenha reflexos nas atividades do cotidiano, a Escola do Legislativo promoveu nesta sexta-feira (25) palestra com a psicóloga Ana Carolina Peixoto Silveira Moraes, que atua com a técnica de meditação denominada Mindfulness, que vem a ser “atenção plena”.
 
As orientações foram realizadas na Sala João Neves da Fontoura, Plenarinho, para uma plateia formada pelos servidores da Assembleia Legislativa e também do Tribunal de Contas. O espaço habitual dos debates políticos de deputados e entidades da sociedade civil ganhou um contorno suave, com pouca luz e música ambiente para recepcionar os servidores inscritos. Através de um vídeo que pode ser acessado no Youtube – O que a Internet está fazendo com o nosso cérebro - a psicóloga Ana Carolina Peixoto fez uma exposição da história dessa prática budista, que vem sendo estudada desde a década de 70, com respostas positivas em pesquisas científicas. Trata-se da compreensão da prática “como uma postura na vida”, levando o hábito da meditação individual, em local privado, para as atividades do cotidiano, ensinou.
 
Através do treinamento básico da meditação, postura do corpo, foco na respiração e controle dos pensamentos, Ana Carolina mostrou os efeitos dessa prática nas rotinas de trabalho, mantendo a ideia do Mindfulness que é, justamente, “atenção plena ou consciência plena”. Segundo ela, a prática desse método melhora a atenção e a memória, o sono, reduz as dores físicas, e no ambiente de trabalho, ajuda na busca de estratégias mais efetivas, na flexibilidade cognitiva, desempenho de funções executivas, autocontrole e a memória de trabalho, além de maior habilidade de concentração e estímulo da energia, aumentando a satisfação e bem estar. “Tudo isso é mais simples do que parece”, orientou a profissional, que atua como psicóloga escolar na rede pública estadual. “Para alcançar o momento presente, é preciso desligar o piloto automático, aquele estado normal de fluxo do cérebro de atividades diárias, passando para a concentração do novo momento”, explicou Ana Carolina, “é estar mindfulness”. Ela pondera, no entanto, que não se trata de “esvaziar a mente”, mas aprender a lidar com os fluxos de pensamento através da meditação. Durante a prática, a distração deve ser eliminada de forma gentil para o retorno à meditação e a palavra chave é a aceitação da realidade como ela é, garantiu.
 
Depois das explicações, a psicóloga convidou os servidores a um momento de prática de meditação.
 
Conforme a diretora da Escola do Legislativo, Gislaine Monza da Silveira , o objetivo da escola é capacitar o servidor e, com as orientações do Mindfulness, oferecer ferramentas para reduzir o stress e prepará-los para os desafios do cotidiano no ambiente de trabalho.
Indicar Matéria
Versão de Impressão
BlogThis
Escola do Legislativo

Acesse

 

Logotipo Interlegis

    

Associada à

 

 

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Escola do Legislativo Dep. Romildo Bolzan - (51) 3210-1167 - escola.legislativo@al.rs.gov.br
Login