» Principal

Última Notícia

 
BALANÇO 2017
Escola do Legislativo amplia contato com a sociedade e participação em espaços literários
Celso Luiz Bender - MTE 5771 - 13:09 - 26/12/2017 - Foto: Evandro Oliveira
Programa Deputado Por Um Dia teve duas edições em 2017
Programa Deputado Por Um Dia teve duas edições em 2017
A Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan tem, entre seus objetivos, a responsabilidade pela elaboração e execução de projetos de integração com a sociedade para formação de cidadania, capacitação de agentes políticos e o estímulo a pesquisas e debates, no meio acadêmico, sobre temas relacionados ao Poder Executivo. A Escola está vinculada ao gabinete da Presidência da Assembleia e tem duas divisões: a de Ensino, Desenvolvimento e Treinamento e a da Biblioteca, Pesquisa e Extensão.
 
Divisão de Ensino, Desenvolvimento e Treinamento
Até o começo de dezembro, a Divisão de Ensino, Desenvolvimento e Treinamento disponibilizou 1.485 vagas para palestras, cursos e treinamentos, com 749 participantes. Foram oferecidos cursos e palestras ministrados pelo Parlamento ligados à área de informática; técnica de processo legislativo; coaching nas organizações; processo administrativo na AL; oficinas e seminários de preservação digital e gestão e fiscalização de contratos (método EAD).
 
Foram oferecidos, igualmente, aos servidores da AL, por meio de parceria com outras instituições: curso prático de fiscalização de contratos, por meio da escola da AGU (Advocacia-Geral da União); de gestão e fiscalização de contratos, por técnicos do TCE (Tribunal de Contas do Estado); gestão de conflitos (Faculdade de Desenvolvimento do RS, Fadergs); orçamento público, ministrado pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do governo do Estado (SPGG) e o 1º encontro das Escolas de Estado do RS, desenvolvido pela Rede de Escolas Judiciais e Congêneres do RS. Foram ministrados, ainda, curso de primeiros socorros (2ª turma) e o curso de redação oficial e atualização em português, ambos pelo Senac.
 
Divisão de Biblioteca, Pesquisa e Extensão
Além de coordenar a Biblioteca Borges de Medeiros e projetos de pesquisa, o setor realiza seminários, palestras e outros eventos de extensão. É responsável, também, pelo programa Deputado Por Um Dia e pelo projeto Encontro com Universitários, entre outros.
 
Em 2017, a Assembleia Legislativa, por meio da Divisão de Biblioteca, Pesquisa e Extensão, esteve representada na 16ª Jornada Nacional de Literatura e 8ª Jornadinha Nacional de Literatura, de 2 a 6 de outubro, em Passo Fundo. Foi a primeira vez que o Parlamento esteve instalado em espaço próprio, dentro da Universidade de Passo Fundo. Cerca de mil pessoas visitaram o estande, quando foram distribuídos 4.325 exemplares de 37 diferentes publicações.
 
A AL instalou estande na 63ª Feira do Livro de Porto Alegre, de 1º a 19 de novembro, na Praça da Alfândega. A estimativa é que mais de três mil pessoas circularam pelo local. Destaque para o lançamento de publicações: Mudanças Climáticas, pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente; Resistência, Utopia e Construção da Hegemonia, de autoria do deputado Adão Villaverde (PT); e Poesias Vencedoras: Prêmios Lila Ripoll de Poesia 2017, pela Divisão de Promoções Culturais e Prêmios do Departamento de Cultura da ALRS. Foram distribuídos 24.697 exemplares de 80 publicações institucionais produzidas nos gabinetes dos deputados, comissões parlamentares, Escola do Legislativo e outros setores.
 
Revista
Na última semana de janeiro de 2018, segundo a Divisão de Biblioteca, Pesquisa e Extensão, deverá ser publicada a 11ª edição da Revista Estudos Legislativos, reunindo 10 artigos sobre questões de gênero. Deverão ser impressos 600 exemplares. A 10ª edição, referente a 2016, foi publicada em maio de 2017.
 
Encontros com universitários
Em outra iniciativa, foram realizados três encontros com os universitários, no Memorial do Legislativo, que trataram da importância do Poder Legislativo para a democracia. O programa prevê palestras oferecidas a estudantes universitários sobre temas relacionados às atividades ou funções do Poder Legislativo. Em abril, alunos do Curso de Direito da Unisinos, campus Porto Alegre, acompanharam explanação do procurador-geral da Assembleia, Fernando Ferreira.
 
No final de maio, alunos do curso de Direito da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), campus Frederico Westphalen, ouviram palestra do também procurador da Casa, Marcelo Martinelli. Já em agosto, foi a vez dos alunos do Curso de direito da Ulbra, campus Guaíba, acompanharem manifestação de Marcelo Martinelli. Outro projeto da Divisão de Biblioteca, Pesquisa e Extensão, o de Formação de Cidadania, reuniu em outubro, no Memorial do Legislativo, estudantes do Projeto Vereador Estudante Por Um Dia, da Câmara de Vereadores de Santa Rosa, que ouviram palestra que tratou da Participação do Jovem na Política, ministrada por Maria Regina Guimarães Barnasque.
 
Cartilhas
A Escola do Legislativo, por meio da Biblioteca Borges de Medeiros, relançou a cartilha Fique por dentro da Assembleia Legislativa. Foram distribuídos dois mil exemplares nas visitas guiadas ao Parlamento, escolas da rede de ensino do Estado, em projetos de educação para a cidadania realizados pela Escola do Legislativo, na Jornada de Literatura de Passo Fundo e na Feira do Livro de Porto Alegre. De outra parte, foram distribuídos mil exemplares da cartilha sobre o programa Deputado Por Um Dia, distribuídos nas escolas participantes do projeto e para divulgação nas escolas da rede de ensino do Estado.
 
Deputado Por Um Dia
Criado em 1999, é um programa onde jovens estudantes atuam como deputados, vivenciando a experiência de elaborar, discutir e votar projetos de lei na Sessão Plenária do Estudante, que propicia o conhecimento das atividades político-parlamentares, além de contribuir para a formação da cidadania e estimular o surgimento de novas lideranças. Podem participar alunos a partir do 7º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio das redes pública e privada do ensino municipal e estadual do Rio Grande do Sul.
 
Cada escola sorteada elabora um projeto de lei que será discutido, apreciado e votado na Sessão Plenária do Estudante, no Plenário 20 de Setembro. Neste dia, os jovens participam de programação com temas ligados à cidadania. No final da manhã, os alunos-deputados líderes participam de reunião, na Sala da Presidência, para organizar a Ordem do Dia da Sessão Plenária do Estudante. À tarde, ocupam as cadeiras dos parlamentares para apreciação e votação dos PLs que elaboraram. Ao final da sessão, são sorteadas as instituições que participaram da edição seguinte.
 
Em 2017, foram realizadas duas edições do Programa Deputado Por Um Dia. A 48ª edição aconteceu em 26 de junho. Participaram da Sessão Plenária do Estudante, 55 alunos-deputados representando as instituições de ensino: Escola Estadual de Educação Profissional Dom Pedrito, de Dom Pedrito; Escola Estadual de Ensino Fundamental Angelina Salzano Vieira da Cunha, de Cachoeira do Sul; Escola Estadual de Ensino Fundamental Minérios, de Paraí; Escola Estadual de Ensino Médio Princesa Isabel, de Venâncio Aires; e o Instituto Estadual de Educação Miguel Calmon, de Salto do Jacuí.
 
A 49ª edição foi realizada em 27 de novembro. Participaram das atividades na Casa, e depois da Sessão Plenária do Estudante, a Escola Estadual de Ensino Médio Cyrino Luiz de Azevedo, de Santana do Livramento; o Instituto Estadual de Educação São João Batista, de Herval; o Colégio Estadual Marechal Floriano Peixoto, de Porto Alegre; a Escola Estadual de Educação Básica Frei Casimiro Zaffonato, de Ipê; e a Escola Estadual de Ensino Fundamental Fernando Albino da Rosa, de Santa Rosa. Ao final, foram entregues certificados de participação aos alunos e escolas presentes.
 
Na sequência, foram definidas, por sorteio, as cinco escolas da 50ª edição do Deputado Por Um Dia, a ser realizado em 2018: Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa, de Santa Maria; Escola Municipal de Ensino Fundamental Edgar Rosa Cândido, de Fazenda Vila Nova; Escola Municipal de Ensino Fundamental Morada do Sol, de Campo Bom; Escola Municipal de Ensino Fundamental, Leonel Moura Brizola, de Ipê, e Escola Estadual de Ensino Médio Floriano Peixoto, do município de Engenho Velho.
 
On line
Foram disponibilizadas as bibliotecas digitais “Magister Net” e “Fórum”. Para obter o acesso, basta solicitar o login e a senha pelo e-mail da Biblioteca (escola.biblioteca@al.rs.gov.br). Editora Lex - Magister Net: sistema de pesquisas jurídicas que disponibiliza conteúdo jurisprudencial, legislativo e doutrinário. Também oferece exclusivas anotações editoriais, remissivas entre as bases de dados, dicionário jurídico, prática jurídica, prazos processuais, noticiário jurídico, entre outros serviços. Editora Fórum - Bid Revista Interesse Público (BID- IP); - Bid Revista Brasileira de Direito Municipal (BID-RBDM); - Bid Revista de Direito Administrativo e Constitucional (BID-A&C).
 
Acesso ao acervo da biblioteca
Em 2017, foram emprestados 338 livros; 67.775 pessoas acessaram a biblioteca virtual; outra 537 realizaram consultas e pesquisas, ao passo que 326 obras foram incorporadas ao acervo. O portal da Escola do Legislativo é constantemente atualizado e pode ser consultado no seguinte endereço: http://www2.al.rs.gov.br/escola/. Os deputados e servidores da Assembleia Legislativa podem disponibilizar o arquivo digital de seu trabalho de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) para ser publicado na Biblioteca Virtual - Coleção Autores ALRS – http://www2.al.rs.gov.br/biblioteca/AutoresALRS/tabid/5639/Default.aspx
Indicar Matéria
Versão de Impressão
BlogThis
Deputado Por Um Dia

Outras Notícias

 

Escola do Legislativo capacita servidores em Língua Portuguesa e Redação Oficial

30/11/2017 - 17:05

Repórter: Patrícia Duarte

 

A Escola do Legislativo Romildo Bolzan realiza no mês de dezembro curso de Comunicação, Redação Oficial e Atualização em Língua Portuguesa em parceria o Senac. Serão seis aulas sempre às segundas e quintas-feiras. A formação foi construída com base em sugestões dos próprios servidores da Assembleia Legislativa.

Ouça a matéria da Rádio AL

 

 

Lançada na Feira do Livro de Porto Alegre a coletânea do Prêmio Lila Ripoll
Luiz Osellame - MTE 9500 | Solar dos Câmara - 09:34-20/11/2017 - Edição: Vicente Romano - MTE 4932 - Foto: Marcelo Bertani

 
 
A premiação fomenta o desenvolvimento cultural e estimula a criação literária por meio da divulgação e valorização da poesia de tema social e de gênero
Em cerimônia realizada na tarde da última sexta-feira (17), no estande da Assembleia Legislativa na Feira do Livro de Porto Alegre, foi lançada a coletânea de poesias vencedoras do Prêmio Lila Ripoll 2017. O evento foi encerrado com sessão de autógrafos dos autores integrantes do volume desta que é a 12ª edição do Prêmio.
A publicação reúne os três primeiros colocados da premiação, que receberam medalhas e certificados, e outros 10 poemas selecionados, que foram agraciados com certificados de menção honrosa.
A coordenadora da Divisão de Prêmios e Promoções Culturais da AL, Neuza Silva Soares destacou que O Prêmio Lila Ripoll de Poesia, promovido pelo Parlamento gaúcho desde 2005, assinalando o centenário de nascimento de Lila, é uma justa homenagem à mulher ativista, defensora dos direitos das mulheres. “Com o objetivo de estimular a criação literária, o Prêmio proporciona, também, visibilidade a novos talentos, e o lançamento da coletânea de poesias vencedoras é a consolidação desse trabalho”.
O vencedor do 3º lugar da premiação, pela segunda vez consecutiva, Ricardo Mainiere, sublinhou a importância do Prêmio Lila Ripoll para a cultura do Rio Grande do Sul. A “Cenurbana” é uma poesia eminentemente social, retrata a vida de um morador de rua que dorme numa noite fria de inverno abraçado ao seu cachorro. "Ao sujeito que nada mais possui, ainda resta vivo o seu lado afetivo, que representa a chama da possibilidade de recuperação desta pessoa”, sustenta o agraciado.
Vencedores do Prêmio Lila Ripoll de Poesia 2017
1º Lugar
“Dos segredos íntimos”
Autor: Daniel Conte (Porto Alegre – RS)
2º Lugar
“Livra-me”
Autora: Claudia Regina Manzolillo Madeira (Rio de Janeiro – RJ)
3º Lugar
“Cenurbana”
Autor: Ricardo Mainieri (Porto Alegre – RS)
Menções Honrosas (em ordem alfabética)
  •  “Dos poemas que expõem a carne” - autor: Douglas Rosa da Silva (São Leopoldo – RS)
  •  “Inadequação” - autor: Vinícius Dill Soares (Panambi – RS)
  •  “Mulher lua” - autor: Benette da Motta Bacellar (Porto Alegre – RS)
  •  “Nossas pazes” - autor: Jéssica Luana Bueno dos Santos (Parobé – RS)
  •  “Noturno” -  autor: Denise Freitas (Porto Alegre – RS)
  •  “O céu disfarça as montanhas que desterro” - autor: Marina dos Reis (Porto Alegre – RS)
  •  “O outro” - autor: João Elias Antunes de Oliveira (Taguatinga – DF)
  •  “O resto” - autor: Ronaldo Dória dos Santos Júnior (Sepetiba – RJ)
  •  “Pequena Cidade da melancolia” - autor: Thereza Mantovani (Porto Alegre – RS)
  •  “Temporal” - autor: Naida Lena Gonçalves de Menezes (Porto Alegre – RS)
Presenças
Também participaram da solenidade, Anália Sanches Dorneles, integrante da Comissão Organizadora; a Coordenadora da Divisão de Biblioteca, Pesquisa e Extensão, Sônia Domingues Santos Brambilla; a representante do gabinete parlamentar da deputada Manuela D’Ávila (PCdoB), Cristina Machado; do gabinete do deputado Juliano Roso (PCdoB), Paulo Dias; o sobrinho neto de Lila Ripoll, Lair Ripoll, e  os poetas agraciados de 2017, Douglas Rosa da Silva, Vinicius Dill Soares, Benette da Motta Bacellar e Marina dos Santos (Ana Barton).

 

 

Os analistas do DOF Roberta Hansel de Moraes e Robson Diego Ferreira repassaram as orientações aos servidores da Assembleia 

Foto: Divulgação DOF - Texto: Arthur Ruschel/Ascom SPGG - Edição: Lucas Barroso/Ascom SPGG

 
 
De segunda (2) à quinta-feira (5/10), os servidores da Assembleia Legislativa participaram do curso de capacitação sobre o Orçamento Público do Estado. A iniciativa foi da Escola do Legislativo e as orientações ficaram à cargo dos analistas Roberta Hansel de Moraes e Robson Diego Ferreira do Departamento de Orçamento e Finanças (DOF), da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG).
 
O curso abordou temas como o Histórico do Planejamento Governamental; instrumentos de Planejamento da Administração Pública (Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias, Lei Orçamentária Anual) e Dispositivos Legais; a Compatibilização entre os Instrumentos de Planejamento, Classificações Orçamentárias das Receitas e das Despesas; Orçamento Anual: aspectos fundamentais e princípios; o processo de elaboração da Proposta da Lei Orçamentária estadual; e Tramitação no Poder Legislativo: proposições e alterações.
 
Na abertura do curso, o diretor do DOF, Herbert Klarmann, destacou a importância da parceria realizada com a Assembleia Legislativa para proporcionar a disseminação do conhecimento sobre o Orçamento Público. A diretora da Escola do Legislativo, Gislaine Monza, ressaltou que o curso atende a um dos objetivos que é de capacitar e qualificar os servidores.
 
Em tramitação na Assembleia desde o dia 14 de setembro, a Proposta Orçamentária do Estado para o ano de 2018 (PL 188) tem prazo até o dia 10 para entrega de emendas, tanto parlamentares quanto populares, na Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle.
 
A matéria, que projeta a receita e fixa as despesas do Estado para o exercício financeiro de 2018, deverá ser votada em plenário até o dia 28 de novembro.
 

Acesse

 

Logotipo Interlegis

    

Associada à

 

 

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Escola do Legislativo Dep. Romildo Bolzan - (51) 3210-1167 - escola.legislativo@al.rs.gov.br
Login