» Principal

Apresentação

 

Conheça um pouco a nossa Escola.

São só 2 minutos!

 Clique na imagem e assista ao vídeo.

 

 

 

 

Notícia

 
55ª LEGISLATURA
Escola do Legislativo apresenta funcionamento da Assembleia para novos servidores
Marinella Peruzzo - MTE 8764 - 11:55 - 15/02/2019 - Foto: Vinicius Reis
Diretora da Escola deu boas-vindas aos novos servidores
Diretora da Escola deu boas-vindas aos novos servidores
A Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan realizou nesta quinta-feira (14) o curso “Conhecendo a Assembleia Legislativa e seus Sistemas”, dirigido aos novos servidores da Casa. Conforme a diretora da Escola, Gislaine Monza, as 120 vagas oferecidas foram todas preenchidas.

Diante do interesse despertado e do sucesso do curso, a Escola vai realizar uma nova edição do encontro na próxima quinta-feira (21), das 9h45 às 12h e das 13h45 às 17h15. “A intenção é atender e capacitar os novos assessores que ingressaram na Casa e estão sedentos por conhecimento e informação”, disse a diretora.

Os participantes serão recepcionados no Memorial do Legislativo (Duque de Caxias, n° 1029), às 9h45, pela direção da Escola do Legislativo e do Departamento de Gestão de Pessoas. Haverá uma técnica de integração, seguida de apresentações da Superintendência Administrativa e Financeira e do Departamento de Gestão de Pessoas sobre o organograma da Casa, setores e atribuições e demonstração na Intranet sobre como realizar determinados procedimentos.

À tarde, estão programadas apresentações sobre o Sistema SEI, por equipe do Departamento de Tecnologia da Informação, o sistema de cotas, diárias e passagens aéreas, pela 1ª Secretaria, e noções básicas do Regimento Interno e do Processo Legislativo, pela Superintendência Legislativa. Por fim, haverá uma visita guiada por equipe do Memorial do Legislativo.

Para participar, o servidor deve fazer sua inscrição pela Plataforma Moodle (https://moodle.al.rs.gov.br/login/index.php), que abrigará também o conteúdo das aulas deste e demais cursos oferecidos pela Escola.

Próximas atividades
No dia 27 de fevereiro, a Escola promove um workshop sobre efetividades via sistema RHE, ministrado pelo coordenador da Divisão de Folha de Pagamento. A programação é composta dos seguintes tópicos: introdução ao RHE, resoluções 1107 e 3098, efetividades dos servidores adidos e exemplos/casos práticos.

Em data a ser definida, ainda neste semestre, haverá também um curso sobre Processo e Técnica Legislativa.

Indicar Matéria
Versão de Impressão
BlogThis
Escola do Legislativo

Outras Notícias

 

Escola do Legislativo realiza curso sobre fakenews

Data: 25/06/2018

Repórter: Ieda Risco 

 

Sinopse:
Informações falsas ou distorcidas espalhadas nas redes sociais têm efeitos negativos sobre democracia e o debate político.

 

Clique e assista a matéria na íntegra.

  

 

 

 

 

 

 

Fotógrafos ensinam técnicas para documentar os fatos do dia a dia do Parlamento

Data: 19/03/2018
Repórter: Everton Lima 
 
Sinopse:
Um bate-papo sobre fotografia voltado aos servidores da Assembleia Legislativa. Essa foi a atividade, promovida pela Escola do Legislativo, que reuniu fotógrafos amadores e profissionais nesta segunda-feira.
 
 
 
  
 
  
 
Balanço das atividades da Escola do Legislativo em 2017 reforça parceria com instituições de ensino para ampliar capacitação
29/12/2017 - 09:00
Edição em 14/12
Repórter: Patrícia Duarte
 
Parceria com instituições de ensino e formação para melhoria da qualidade de vida, no ambiente de trabalho e para reduzir o stress constam do balanço das atividades da Escola do Legislativo em 2017. E ainda a realização de duas edições do Projeto Deputado por um Dia e a distribuição de 30 mil publicações na Feira do Livro e na Jornada de Literatura de Passo Fundo.
 

 

 

Escola do Legislativo capacita servidores em Língua Portuguesa e Redação Oficial

30/11/2017 - 17:05

Repórter: Patrícia Duarte

 

A Escola do Legislativo Romildo Bolzan realiza no mês de dezembro curso de Comunicação, Redação Oficial e Atualização em Língua Portuguesa em parceria o Senac. Serão seis aulas sempre às segundas e quintas-feiras. A formação foi construída com base em sugestões dos próprios servidores da Assembleia Legislativa.

Ouça a matéria da Rádio AL

 

 

 

Lançada na Feira do Livro de Porto Alegre a coletânea do Prêmio Lila Ripoll
Luiz Osellame - MTE 9500 | Solar dos Câmara - 09:34-20/11/2017 - Edição: Vicente Romano - MTE 4932 - Foto: Marcelo Bertani

 
 
A premiação fomenta o desenvolvimento cultural e estimula a criação literária por meio da divulgação e valorização da poesia de tema social e de gênero
Em cerimônia realizada na tarde da última sexta-feira (17), no estande da Assembleia Legislativa na Feira do Livro de Porto Alegre, foi lançada a coletânea de poesias vencedoras do Prêmio Lila Ripoll 2017. O evento foi encerrado com sessão de autógrafos dos autores integrantes do volume desta que é a 12ª edição do Prêmio.
A publicação reúne os três primeiros colocados da premiação, que receberam medalhas e certificados, e outros 10 poemas selecionados, que foram agraciados com certificados de menção honrosa.
A coordenadora da Divisão de Prêmios e Promoções Culturais da AL, Neuza Silva Soares destacou que O Prêmio Lila Ripoll de Poesia, promovido pelo Parlamento gaúcho desde 2005, assinalando o centenário de nascimento de Lila, é uma justa homenagem à mulher ativista, defensora dos direitos das mulheres. “Com o objetivo de estimular a criação literária, o Prêmio proporciona, também, visibilidade a novos talentos, e o lançamento da coletânea de poesias vencedoras é a consolidação desse trabalho”.
O vencedor do 3º lugar da premiação, pela segunda vez consecutiva, Ricardo Mainiere, sublinhou a importância do Prêmio Lila Ripoll para a cultura do Rio Grande do Sul. A “Cenurbana” é uma poesia eminentemente social, retrata a vida de um morador de rua que dorme numa noite fria de inverno abraçado ao seu cachorro. "Ao sujeito que nada mais possui, ainda resta vivo o seu lado afetivo, que representa a chama da possibilidade de recuperação desta pessoa”, sustenta o agraciado.
Vencedores do Prêmio Lila Ripoll de Poesia 2017
1º Lugar
“Dos segredos íntimos”
Autor: Daniel Conte (Porto Alegre – RS)
2º Lugar
“Livra-me”
Autora: Claudia Regina Manzolillo Madeira (Rio de Janeiro – RJ)
3º Lugar
“Cenurbana”
Autor: Ricardo Mainieri (Porto Alegre – RS)
Menções Honrosas (em ordem alfabética)
  •  “Dos poemas que expõem a carne” - autor: Douglas Rosa da Silva (São Leopoldo – RS)
  •  “Inadequação” - autor: Vinícius Dill Soares (Panambi – RS)
  •  “Mulher lua” - autor: Benette da Motta Bacellar (Porto Alegre – RS)
  •  “Nossas pazes” - autor: Jéssica Luana Bueno dos Santos (Parobé – RS)
  •  “Noturno” -  autor: Denise Freitas (Porto Alegre – RS)
  •  “O céu disfarça as montanhas que desterro” - autor: Marina dos Reis (Porto Alegre – RS)
  •  “O outro” - autor: João Elias Antunes de Oliveira (Taguatinga – DF)
  •  “O resto” - autor: Ronaldo Dória dos Santos Júnior (Sepetiba – RJ)
  •  “Pequena Cidade da melancolia” - autor: Thereza Mantovani (Porto Alegre – RS)
  •  “Temporal” - autor: Naida Lena Gonçalves de Menezes (Porto Alegre – RS)
Presenças
Também participaram da solenidade, Anália Sanches Dorneles, integrante da Comissão Organizadora; a Coordenadora da Divisão de Biblioteca, Pesquisa e Extensão, Sônia Domingues Santos Brambilla; a representante do gabinete parlamentar da deputada Manuela D’Ávila (PCdoB), Cristina Machado; do gabinete do deputado Juliano Roso (PCdoB), Paulo Dias; o sobrinho neto de Lila Ripoll, Lair Ripoll, e  os poetas agraciados de 2017, Douglas Rosa da Silva, Vinicius Dill Soares, Benette da Motta Bacellar e Marina dos Santos (Ana Barton).

 

 

 

Os analistas do DOF Roberta Hansel de Moraes e Robson Diego Ferreira repassaram as orientações aos servidores da Assembleia 

Foto: Divulgação DOF - Texto: Arthur Ruschel/Ascom SPGG - Edição: Lucas Barroso/Ascom SPGG

 
 
De segunda (2) à quinta-feira (5/10), os servidores da Assembleia Legislativa participaram do curso de capacitação sobre o Orçamento Público do Estado. A iniciativa foi da Escola do Legislativo e as orientações ficaram à cargo dos analistas Roberta Hansel de Moraes e Robson Diego Ferreira do Departamento de Orçamento e Finanças (DOF), da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG).
 
O curso abordou temas como o Histórico do Planejamento Governamental; instrumentos de Planejamento da Administração Pública (Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias, Lei Orçamentária Anual) e Dispositivos Legais; a Compatibilização entre os Instrumentos de Planejamento, Classificações Orçamentárias das Receitas e das Despesas; Orçamento Anual: aspectos fundamentais e princípios; o processo de elaboração da Proposta da Lei Orçamentária estadual; e Tramitação no Poder Legislativo: proposições e alterações.
 
Na abertura do curso, o diretor do DOF, Herbert Klarmann, destacou a importância da parceria realizada com a Assembleia Legislativa para proporcionar a disseminação do conhecimento sobre o Orçamento Público. A diretora da Escola do Legislativo, Gislaine Monza, ressaltou que o curso atende a um dos objetivos que é de capacitar e qualificar os servidores.
 
Em tramitação na Assembleia desde o dia 14 de setembro, a Proposta Orçamentária do Estado para o ano de 2018 (PL 188) tem prazo até o dia 10 para entrega de emendas, tanto parlamentares quanto populares, na Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle.
 
A matéria, que projeta a receita e fixa as despesas do Estado para o exercício financeiro de 2018, deverá ser votada em plenário até o dia 28 de novembro.
 

 

Associada à

 

                          

 

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Escola do Legislativo Dep. Romildo Bolzan - (51) 3210-1167 - escola.legislativo@al.rs.gov.br
Login