» Matéria

MATÉRIA

 
ESCOLA DO LEGISLATIVO
Diza Gonzaga fala sobre a valorização da vida no 39º Deputado Por Um Dia
Vanessa Lopez - MTB 7525 - 11:45 - 28/05/2012 - Foto: Marcos Eifler
Diza palestrou para jovens participantes do <i>Deputado Por Um Dia</i>
Diza palestrou para jovens participantes do Deputado Por Um Dia

Alunos e professores do Colégio Regina Coeli, de Veranópolis; da Escola de Ensino Fundamental Imaculado Coração de Maria, de Feliz; da Escola Estadual de Educação Básica Professora Cléia Salete Dalberto, de Tenente Portela; da Escola Municipal de Ensino Fundamental São José, de Mata; e do Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã, de Estrela; reuniram-se no Teatro Dante Barone na manhã desta segunda-feira (28) para a atividade de abertura do 39º Deputado Por Um Dia. "Desmistificando a Cultura do Heroi" foi o título da palestra ministrada pela presidente da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, Diza Gonzaga. “Vocês são privilegiados por terem sido escolhidos deputados dentro da escola de vocês”, declarou o presidente do Parlamento gaúcho, deputado Alexandre Postal (PMDB). “Quero que vocês marquem o dia de hoje. Um de vocês poderá estar aqui no meu lugar daqui a alguns anos, pois tudo é possível”. Postal desejou que a experiência no Deputado Por Um Dia sirva para a formação de todos os participantes.

Ainda acompanharam o evento a vice-presidente do Parlamento, deputada Zilá Breitenbach (PSDB) e o deputado Jeferson Fernandes (PT), além do diretor da Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan, Luís Fernando Sodré dos Santos. O Deputado Por Um Dia tem realização da Escola do Legislativo com apoio da Superintendência Legislativa da Assembleia gaúcha. A palestrante recebeu placa do presidente do Legislativo e do diretor da Escola, em agradecimento à participação no evento.

Cultura do heroi
“Desde que o Thiago, meu filho, partiu, tenho aprendido a conviver com essa dor”, disse Diza, ao iniciar sua fala. “O que me move a levar o Vida Urgente adiante é pensar que se já existisse alguém fazendo o trabalho que realizamos hoje, talvez o Thiago não tivesse embarcado naquela carona sem volta”. Ela contou que a principal causa da morte de jovens entre 14 e 26 anos é o trânsito. A Fundação realiza o trabalho de conscientização em relação ao tema há 16 anos, desde sua criação, depois do acidente que tirou a vida de Thiago.

“Queremos uma mudança de cultura”, defendeu Diza. “Infelizmente, em relação ao carro, a cultura do herói está mais impregnada nos meninos. Dizer para diminuir a velocidade é considerado babaca”. A palestrante ressaltou que os jovens pensam ser imortais: “Nossos heróis estão voltando para casa em caixões”. E foi além: “Por trás de cada número tem rostos, tem uma história, um pai e uma mãe”. A média de idade dos mortos no trânsito é de 30 anos, destacou. “Quem tem morrido são os jovens”. Diza defendeu a diversão sem o uso do álcool.

Tarde
A partir das 14h, acontece a Sessão Plenária do Estudante, no Plenário 20 de Setembro, com abertura do presidente da Assembleia Legislativa.

Indicar Matéria
Versão de Impressão
BlogThis
Deputado Por Um Dia

OUTRAS MATÉRIAS

  fevereiro/2019

  janeiro/2019

  dezembro/2018

  novembro/2018

  agosto/2018

  julho/2018

  maio/2018

  março/2018

  fevereiro/2018

  dezembro/2017

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Escola do Legislativo Dep. Romildo Bolzan - (51) 3210-1167 - escola.legislativo@al.rs.gov.br
Login