» Matéria

MATÉRIA

 
55ª LEGISLATURA
Assembleia apresenta rotinas administrativas e parlamentares em curso para os novos deputados
Vicente Romano - MTE 4932 - 13:42 - 12/12/2018 - Foto: Vinicius Reis
Presidente Marlon Santos fez a abertura do encontro
Presidente Marlon Santos fez a abertura do encontro

A Assembleia Legislativa promoveu, na manhã desta quarta-feira (12), encontro entre a atual administração da Casa e os deputados eleitos em outubro de 2018 para a 55ª Legislatura. O evento, realizado pela Escola do Legislativo Romildo Bolzan e pela Comissão de Ética Parlamentar, aconteceu no plenário Bento Gonçalves do Memorial do Legislativo, cumprindo o disposto nos artigos 12 e 13 do Código de Ética Parlamentar.

Os parlamentares eleitos foram recebidos pelo presidente da Assembleia, deputado Marlon Santos (PDT) e pelo 1º secretário da Mesa Diretora, deputado Edson Brum (MDB). Após, servidores da Assembleia Legislativa apresentaram conhecimentos básicos referentes aos sistemas administrativos, como o sistema de cotas, diárias, passagens aéreas e indenização por uso de veículo. O superintendente Legislativo Carlos Chaise apresentou a estrutura organizacional do Parlamento gaúcho, e o procurador-geral Fernando Bolzoni fez uma palestra a respeito das constituições Federal e Estadual, Controle de Constitucionalidade e Código de Ética Parlamentar. Os parlamentares eleitos receberam ainda informações sobre cargos, subsídios; processo legislativo, e Regimento Interno, e, ainda, sobre o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), ferramenta que administra todos os processos internos da Casa. 

Pronunciamentos
Na abertura do encontro o presidente Marlon Santos afirmou que o momento atual da política brasileira é de recriação, quase um recomeço, dos quais os novos deputados serão os protagonistas. Marlon observou ainda que a Assembleia é uma casa de compartilhamento de esperanças. “São 55 parlamentares que tomam decisões por 11 milhões de gaúchos”, salientou.

O deputado Edson Brum, 1º secretário da Mesa Diretora, elogiou os servidores da Assembleia e falou sobre as funções da 1ª Secretaria. Alertou que a estrutura administrativa da Assembleia Legislativa tem, cada vez mais, controle interno e externo, além do controle da própria população através do voto. Brum destacou a administração compartilhada do Parlamento ao longo dos quatros anos da Legislatura, e ressaltou que a população quer “um novo serviço, uma nova entrega de serviços, e isso passa pela 1ª Secretaria”. Em 2017 Brum apresentou o Projeto de Resolução (PR) 13 2017  que propõe a ampliação do processo de formação parlamentar para novos e antigos deputados.

Assessores
Os futuros assessores dos deputados também poderão participar, na tarde desta quarta-feira, de curso preparatório sobre  os sistemas e recursos utilizados na Casa . O evento inicia às 14 horas, na Sala João Neves da Fontoura (Plenarinho).

Indicar Matéria
Versão de Impressão
BlogThis
Escola do Legislativo promove curso para os deputados eleitos em outubro

OUTRAS MATÉRIAS

  novembro/2019

  outubro/2019

  agosto/2019

  julho/2019

  maio/2019

  fevereiro/2019

  janeiro/2019

  dezembro/2018

  novembro/2018

  agosto/2018

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Escola do Legislativo Dep. Romildo Bolzan - (51) 3210-1167 - escola.legislativo@al.rs.gov.br
Login