A Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan desempenhou papel importante no preparo dos servidores para o trabalho remoto durante a pandemia do novo coronavírus. Com as atividades presenciais suspensas desde dia 18 de março, a Assembleia Legislativa instituiu o regime de teletrabalho, adotando uma rotina inédita em sua história. E a Escola foi fundamental para o sucesso do novo modelo, promovendo uma série de webpalestras sobre questões como gestão do tempo em trabalho remoto, dicas de produtividade, inteligência emocional, oratória política, gestão do tempo, comportamento organizacional, liderança criativa e o novo normal.
As Eleições na Era Digital foi outro tema abordado em webinário, que contou com a participação de um time de especialistas, como o promotor eleitoral Rodrigo López Zilio; o secretário Judiciário do TRE/RS, Rogério Vargas; a assessora de desembargador membro do Pleno do TRE/RS, Marília Piantá; o procurador-geral da ALRS, Fernando Ferreira; e o superintendente-geral da ALRS, Álvaro Panizza Salomon Abi Fakredin. O encontro virtual tratou das mudanças que ocorreram no pleito deste ano em função da pandemia e de mudanças na legislação, previstas na Emenda Constitucional 107/2020.
Em outro webinário, a Escola reuniu servidores e especialistas para discutir a questão do bem-estar no trabalho em tempos de pandemia e os recursos disponíveis para lidar com a insegurança e a angústia diante da crise sanitária.
Em parceria com o Senado Federal, a Câmara de Deputados e a Escola Nacional de Administração Pública, a Escola do Legislativo também disponibilizou para os servidores mais de 200 cursos on-line gratuitos.
Feira do Livro
Por meio da Escola do Legislativo, o Parlamento gaúcho marcou presença na 66ª Feira do Livro de Porto Alegre, que ocorreu de 30 de outubro a 15 de novembro, pela primeira vez em formato virtual. Na banca online da Casa, foram disponibilizados para download, gratuitamente, materiais institucionais da ALRS, como cartilhas, livros e boletins produzidos pelas bancadas partidárias, gabinetes e comissões parlamentares.