» Matéria

MATÉRIA

 
ESCOLA DO LEGISLATIVO
Linguagem escrita de sinais e literatura como forma de inclusão é tema de debate
Vanessa Lopez - MTB 7525 - 17:52 - 15/10/2010
A atividade aconteceu durante a tarde desta sexta-feira (15)
A atividade aconteceu durante a tarde desta sexta-feira (15)
A literatura infantil como ferramenta na inclusão social  foi o tema da segunda edição do AL Inclusiva, que aconteceu na tarde desta sexta-feira (15), na Sala do Fórum Democrático, no térreo da Assembleia Legislativa. A autora Angélica Rizzi falou sobre seus dois livros infantis – Manuelito e Sol e As Ovelhas – que são escritos em português, inglês e Sign Writing, a linguagem escrita de sinais para surdos. “Desta forma, as crianças podem tomar contato com as três línguas”, disse Angélica. “ Um livro sempre acrescenta na vida da gente”, completou. A atividade foi acompanhada por 12 alunos da Escola Estadual Especial Cristo Redentor, que interagiram com a autora durante o bate-papo. O AL Inclusiva é promovido pela Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan, presidida pelo deputado Adão Villaverde (PT).
 
O professor e intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) Sandro Fonseca destacou a importância da Sign Writing para que a linguagem de sinais tenha um registro escrito e não apenas oral. “A língua escrita de sinais é considerada outra língua dentro da cultura surda”, contou. Seu colega professor e especialista no ensino de surdos, Vinícius Martins, lembrou que cada país tem a sua própria linguagem de sinais: “No Rio Grande do Sul, temos 15 escolas para surdos e quatro delas já alfabetizam seus alunos em Sign Writing".
 
A pedagoga Erica Mylius, da Ong Cataventus, apresentou o trabalho feito pela organização em relação à contação de histórias. “Queremos incentivar a leitura por meio da contação de histórias”, explicou a integrante do grupo de cerca de cem colaboradores que atendem, anualmente, 40 mil pessoas em todo Estado por meio deste tipo de atividade.
 
No final da atividade, Angélica contou a história da personagem Sol, do livro Sol e As Ovelhas, e sorteou alguns livros entre os estudantes presentes. O AL Inclusiva visa ao aprimoramento da capacidade de intervenção no Legislativo das pessoas com deficiência por meio desta aproximação, além de trabalhar o tema da inclusão junto aos servidores da Casa. 
 
Indicar Matéria
Versão de Impressão
BlogThis

OUTRAS MATÉRIAS

  outubro/2020

  setembro/2020

  janeiro/2020

  novembro/2019

  outubro/2019

  agosto/2019

  julho/2019

  maio/2019

  fevereiro/2019

  janeiro/2019

  dezembro/2018

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Escola do Legislativo Dep. Romildo Bolzan - (51) 3210-1167 - escola.legislativo@al.rs.gov.br
Login