» Matéria

MATÉRIA

 
ESCOLA DO LEGISLATIVO
Ações aproximam o Parlamento da sociedade
Vanessa Lopez - MTB 7525 - 10:56 - 13/01/2011
O lançamento da primeira edição da coletânea sobre a ditadura reuniu mais de mil pessoas
O lançamento da primeira edição da coletânea sobre a ditadura reuniu mais de mil pessoas
A Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan promoveu 38 atividades voltadas à qualificação profissional dos servidores da Assembleia Legislativa em 2010. Do total de participantes, 334 colaboradores concluíram os cursos dos quais participaram. A parceria firmada com a escola de governo Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), por meio de protocolo de cooperação técnica, permitiu a troca de vagas gratuitamente. Entre os cursos disponibilizados neste formato estão os de extensão, com 120 horas de duração, em gestão de pessoas e do conhecimento e de gestão pública e estratégica. Além disso, as quatro edições do projeto Deputado Por Um Dia reuniram 4223 participantes de escolas de 20 municípios gaúchos.
 
Neste ano, foram lançados, ainda, a primeira e a segunda edições da coletânea A Ditadura de Segurança Nacional no Rio Grande do Sul (1964-1985): História e Memória e o volume quatro da revista Estudos Legislativos. “A Escola do Legislativo realizou uma série de atividades de aproximação entre o Legislativo e a sociedade, contribuindo para a melhor compreensão do que é o Parlamento”, analisa seu presidente, deputado Adão Villaverde (PT).
 
Novidades
 
Em abril, durante o Deputado Por Um Dia,  a Escola do Legislativo disponibilizou o primeiro blog hospedado no portal da Assembleia. O blog do projeto visa a promover o intercâmbio entre participantes, ex-participantes e interessados no tema. Logo que foi lançada, a ferramenta aumentou em 30% o número de acessos e dobrou o número de internautas que visitam a página da Escola do Legislativo (www.al.rs.gov.br/escola).
 
Outra novidade, implementada no segundo semestre, foi o projeto AL Inclusiva, proposta voltada tanto para os públicos interno como externo que visa a trabalhar a inclusão das pessoas com deficiência, com enfoque na cidadania. Os temas são abordados dentro do universo do Parlamento gaúcho por meio de bate-papos, oficinas, palestras e cursos, com o objetivo de ampliar o reconhecimento da diversidade humana e de suas necessidades específicas. Desde o início, em agosto, aconteceram quatro edições.
Já o Plantão DTI, promovido semanalmente em parceria com o Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) e destinado ao público interno, teve 15 edições tratando de temas como correio eletrônico, sistema de diárias e gab.net.
 
O Curso de Formação Técnico-política para Câmaras de Vereadores, Prefeituras e Servidores Públicos Municipais foi realizado nos municípios de Porto Alegre, Caxias do Sul, Santiago e São Borja em parceria com as escolas do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e da Câmara Municipal de Porto Alegre e com a Associação dos Servidores de Câmaras do Rio Grande do Sul (Ascam-RS).  Ainda aconteceram, na Assembleia, edições dos projetos Encontro Com Universitários e Formação de Cidadania – Conhecendo o Parlamento.
 
No final do ano, foram lançados os quatro volumes da segunda edição da coletânea sobre a ditadura, que reuniu no Salão Júlio de Castilhos cerca de 500 pessoas, além de grande parte dos autores, repetindo o sucesso do lançamento da primeira edição, em janeiro, durante a programação da Casa para o Fórum Social Mundial. No dia 13 de dezembro, na comemoração do aniversário de nove anos da Escola do Legislativo, foi lançado o volume 4 da revista Estudos Legislativos, publicação institucional científica do Parlamento gaúcho.
Indicar Matéria
Versão de Impressão
BlogThis

OUTRAS MATÉRIAS

  outubro/2020

  setembro/2020

  janeiro/2020

  novembro/2019

  outubro/2019

  agosto/2019

  julho/2019

  maio/2019

  fevereiro/2019

  janeiro/2019

  dezembro/2018

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Escola do Legislativo Dep. Romildo Bolzan - (51) 3210-1167 - escola.legislativo@al.rs.gov.br
Login