» Matéria

MATÉRIA

 
ESCOLA DO LEGISLATIVO
Jeferson Fernandes toma posse como presidente da Escola do Legislativo
Vanessa Lopez - MTB 7525 - 17:59 - 01/03/2011
O deputado quer contribuir para a aproximação entre o Parlamento e a sociedade
O deputado quer contribuir para a aproximação entre o Parlamento e a sociedade
Acontece nesta quinta-feira (03) a posse do deputado Jeferson Fernandes (PT) na presidência da Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan. Em seu primeiro mandato na Assembleia, o parlamentar considera esta experiência muito importante. “A Escola do Legislativo tem um programa definido no calendário da Casa e já é uma tradição no Parlamento gaúcho”, analisa Jeferson. “Presidir este espaço legitima minha ação parlamentar perante toda a população”. A posse, que será dada pelo presidente da Assembleia, deputado Adão Villaverde (PT),  está marcada para às 11h e ocorrerá no Salão Júlio de Castilhos. Villaverde foi o presidente da Escola do Legislativo no biênio 2009-2010.
 
A expectativa  de Jeferson é a de que a Escola do Legislativo ajude a aproximar a Assembleia do grande público: “Quero contribuir para que as pessoas se sintam bem no Parlamento, conheçam o papel dos parlamentares e fiscalizem os eleitos”.
 
A Escola
 
A Escola do Legislativo foi criada em 2001 com os objetivos de aproximar o Poder Legislativo da sociedade por meio de projetos que desvendem a missão constitucional e o papel social do Parlamento, de promover a qualificação dos servidores e de estimular a produção do conhecimento. Integra a Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), fundada em 2003, uma rede nacional que congrega escolas, centros de treinamento, institutos de estudos e pesquisa e entidades afins vinculadas ao Legislativo brasileiro em níveis federal, estadual e municipal.
 
Entre seus projetos, o mais antigo é o Deputado Por Um Dia, iniciativa de referência nacional que possibilita o conhecimento das atividades político-parlamentares, além de contribuir para a formação política e estimular o surgimento de novas lideranças. Trabalha ainda a formação de cidadania por meio do Encontro com Universitários, do Conhecendo o Parlamento e do AL Inclusiva. A Escola do Legislativo produz conhecimento por meio de publicações como a revista Estudos Legislativos, criada em 2005, da coleção O Pensamento Político e a coletânea de quatro livros A Ditadura de Segurança Nacional no Rio Grande do Sul (1964-1985): História e Memória, elaborada em parceria com a UFRGS.
 
O terceiro pilar de atuação da Escola do Legislativo está voltado à qualificação profissional. Os cursos são dirigidos a deputados, servidores e estagiários e realizados com o apoio de instrutores internos e externos. Há ainda parcerias com instituições de ensino como a escola de governo Fundação Para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH). Viabiliza, também, a compra de vagas em cursos, seminários e congressos promovidos por outras instituições.
 
O presidente
 
Jeferson Fernandes, 40 anos, é natural de Santo Ângelo e trabalhou como assessor do deputado federal Elvino Bohn Gass (PT) por mais de 14 anos. É advogado e sua atuação esteve focada no Direito Público e na defesa dos direitos humanos. Em 1996, foi candidato a vereador em Santa Rosa e ficou na suplência. Conquistou 37.279 votos na eleição de outubro de 2010.
 
Na Assembleia gaúcha, além de presidente da Escola do Legislativo, é titular das Comissões de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, de Cidadania e Direitos Humanos e do Mercosul e Assuntos Internacionais.
Indicar Matéria
Versão de Impressão
BlogThis

OUTRAS MATÉRIAS

  outubro/2020

  setembro/2020

  janeiro/2020

  novembro/2019

  outubro/2019

  agosto/2019

  julho/2019

  maio/2019

  fevereiro/2019

  janeiro/2019

  dezembro/2018

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Escola do Legislativo Dep. Romildo Bolzan - (51) 3210-1167 - escola.legislativo@al.rs.gov.br
Login