» Matéria

MATÉRIA

 
ESCOLA DO LEGISLATIVO
Projetos para o 37º Deputado Por Um Dia já estão sendo analisados
Vanessa Lopez - MTB 7525 - 11:04 - 13/06/2011
A primeira edição de 2011 foi realizada em abril
A primeira edição de 2011 foi realizada em abril

Já estão no Gabinete de Consultoria Legislativa da Assembleia gaúcha os projetos de lei propostos pelas cinco escolas que participam do 37º Deputado Por Um Dia. Os textos serão analisados pelos especialistas do departamento e, posteriormente, devolvidos às instituições de ensino para correções, quando necessárias. Integram esta edição a Escola Estadual de Ensino Médio Francisco Argenta, de Lagoa Vermelha; o Instituto Estadual de Educação Miguel Calmon, de Salto do Jacuí; a Escola Estadual de Ensino Médio Vital Brasil, de Cachoeira do Sul; Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Almerinda Paz de Oliveira, de Nova Hartz; e o Instituto Anglicano Melanie Granier, de Bagé.

O Deputado Por Um Dia está marcado para 27 de junho e acontecerá na sede do Parlamento gaúcho, em Porto Alegre. Interessados poderão acompanhar toda a atividade, que é gratuita e aberta ao público, e se iniciará, no Teatro Dante Barone, às 9h, com a palestra Grêmios Estudantis. A partir das 14h, acontece a Sessão Plenária do Estudante, no plenário 20 de Setembro. Na ocasião os deputados-estudantes defenderão e apreciarão os projetos de lei fictícios criados por eles próprios. A iniciativa, realizada pela Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan, tem apoio da Superintendência Legislativa. A Escola do Legislativo é presidida pelo deputado Jeferson Fernandes (PT).

Deputado Por um Dia

Criado em 1999, o Deputado Por Um Dia visa a aproximação entre Legislativo e jovens, a partir da 7ª série do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas do Estado, para que conheçam, na prática, como é a atividade parlamentar. Além de escolas, podem participar instituições e entidades da sociedade civil organizada que trabalhem com projetos de integração social para adolescentes. São quatro edições anuais e a cada uma delas são sorteadas cinco escolas/instituições/entidades, representadas por onze alunos, totalizando 55 deputados-estudantes.

Durante os preparativos, uma equipe da Escola do Legislativo vai até os colégios para falar com
alunos e professores.

Cada escola sorteada elabora um projeto de lei que é discutido, apreciado e votado na Sessão Plenária do Estudante. Neste dia, as atividades na Assembleia iniciam-se às 9h, com uma programação envolvendo temas de interesse ligados à cidadania. No final da manhã, os deputados por um dia que são líderes de partido participam de uma reunião para organizar a Ordem do Dia. E, a partir das 14h, eles ocupam as cadeiras dos parlamentares, no Plenário, para apreciação e votação das proposições.

Para ficar por dentro dos preparativos para a próxima edição acesse www.al.rs.gov.br/escola. Ali, clique em blog.

Indicar Matéria
Versão de Impressão
BlogThis

OUTRAS MATÉRIAS

  outubro/2020

  setembro/2020

  janeiro/2020

  novembro/2019

  outubro/2019

  agosto/2019

  julho/2019

  maio/2019

  fevereiro/2019

  janeiro/2019

  dezembro/2018

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Escola do Legislativo Dep. Romildo Bolzan - (51) 3210-1167 - escola.legislativo@al.rs.gov.br
Login