» Matéria

MATÉRIA

 
ESCOLA DO LEGISLATIVO
37ª edição do Deputado por Um Dia destaca a democracia e a liderança
Rita Barchet - MTB 15415 - 12:13 - 27/06/2011
Estudantes ouviram palestra sobre importância dos grêmios estudantis
Estudantes ouviram palestra sobre importância dos grêmios estudantis

A 37ª edição do Deputado por Um Dia, realizada pela Escola do Legislativo Romildo Bolzan, teve início na manhã desta segunda-feira (27), com recepção aos estudantes e abertura oficial do evento no Teatro Dante Barone. Um manual sobre grêmios estudantis foi lançado e entregue aos participantes, e foi tema da palestra inaugural. O evento continua à tarde, com  a sessão plenária do estudante, no Plenário 20 de Setembro, onde os jovens apresentarão e discutirão seus projetos de leis.

Participam desta edição os alunos do Instituto Estadual de Educação Miguel Calmon, de Salto do Jacuí; Escola Estadual de Ensino Médio Francisco Argenta, de Lagoa Vermelha; Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Almerinda Paz de Oliveira, de Nova Hartz; Instituto Anglicano Melanie Granier, de Bagé; Escola Estadual de Ensino Médio Vital Brasil, de Cachoeira do Sul.

Abertura
A abertura oficial foi realizada, às 9h, no Teatro Dante Barone. O deputado Jeferson Fernandes (PT), presidente da Escola do Legislativo, agradeceu a presença de todos. “É uma alegria muito grande receber este jovens para conhecer a rotina do Parlamento e ouvir as sugestões que eles trouxeram até nós,” afirmou também o parlamentar.

O deputado Ronaldo Santini (PTB) representou a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa e leu trechos do livro Os Caminhos de Mandela, de Richard Stengel, o qual, segundo o parlamentar, é um exemplo de liderança a ser seguidos por todas as gerações. “A palavra preferida de Mandela era disciplina. E foi com muita disciplina que ele chegou à presidência da África do Sul depois de anos na prisão e se tornou um grande líder para negros e brancos”, contou o deputado.

Também compuseram a mesa de abertura a deputada estadual Zilá Breitenbach (PSDB); Cármen Nunes, diretora da Escola do Legislativo; Adelino Raffaelli, assessora da Escola do Legislativo e palestrante da manhã.

Manual Grêmio Estudantil
Organizado pela Escola do Legislativo, o Manual Grêmio Estudantil destaca a democracia e a cidadania como princípios essenciais para uma boa liderança política. O material, com linguagem jovem e cores vibrantes, serve como um guia de como as escolas, professores e alunos devem proceder na criação e execução dos grêmios escolares.

O palestrante Adelino Raffaelli, assessor da Escola do Legislativo, explicou a didática do manual e realizou uma dinâmica com os estudantes. Segundo Raffelli, todas as escolas devem ter um grêmio estudantil para que suas necessidades sejam ouvidas. “Os colégios que ainda não tem grêmio precisam se organizar e montar o seu. Para os que já possuem, é necessário manter a disciplina e saber exercer uma gestão justa e democrática”, afirmou.

O palestrante ainda ressaltou que boa parte das grandes lideranças políticas são oriundas dos grêmios estudantis. “Muitos deputados que compõem a atual Legislatura foram presidente de grêmios e membros de movimentos estudantis. Por este motivo os educadores e as escolas devem praticar a democracia e a cidadania com seus alunos desde os primeiros anos de ensino”, exemplificou Raffelli. Ao final da palestra os estudantes puderam fazer perguntas e relatar as experiências das suas escolas.

Recepção
Os alunos e professores que participam do Deputado por Um Dia foram recepcionados, às 8h30, na Assembleia Legislativa, pela diretora da Escola do Legislativo, Cármen Lúcia da Silveira Nunes, e pelos funcionários Vanessa Lopez e Adelino Raffaelli, entre outros servidores e estagiários que organizaram o evento.

Programação
Ao término da palestra os alunos participaram de uma reunião entre os líderes dos partidos escolares na presidência da Casa. Às 12h haverá um almoço de confraternização entre os alunos – deputados, professores coordenadores e diretores de escolas. A Sessão Plenária do Estudante ocorre às 14h, no plenário 20 de Setembro, onde os estudantes apresentarão seus projetos de leis que serão votados na Ordem do dia.

Indicar Matéria
Versão de Impressão
BlogThis

OUTRAS MATÉRIAS

  outubro/2020

  setembro/2020

  janeiro/2020

  novembro/2019

  outubro/2019

  agosto/2019

  julho/2019

  maio/2019

  fevereiro/2019

  janeiro/2019

  dezembro/2018

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Escola do Legislativo Dep. Romildo Bolzan - (51) 3210-1167 - escola.legislativo@al.rs.gov.br
Login