» Matéria

MATÉRIA

 
ESCOLA DO LEGISLATIVO
Definidas as visitas preparatórias ao 38º Deputado Por Um Dia
Vanessa Lopez - MTB 7525 - 15:25 - 14/07/2011
A 37ª edição aconteceu em 27 de junho
A 37ª edição aconteceu em 27 de junho

Já está definido o calendário de atividades preparatórias ao 38º Deputado Por Um Dia, projeto de formação de cidadania promovido pela Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan da Assembleia Legislativa gaúcha. As palestras acontecerão a partir da segunda semana de agosto, depois do recesso escolar. A primeira instituição de ensino a ser visitada será a Escola Básica Estadual Cícero Barreto, de Santa Maria, no dia 9. Serão abordados temas como histórico e funcionamento do Poder Legislativo e técnica legislativa. A próxima edição do Deputado Por Um Dia está marcada para 26 de setembro e acontecerá na sede do Parlamento gaúcho, em Porto Alegre.

A partir do trabalho desenvolvido em cada uma das cinco escolas sorteadas para a 38ª edição, serão escolhidos os 55 representantes - 11 de cada escola - que assumirão o papel de deputados-estudantes no dia de atividades que acontecerá no Palácio Farroupilha. Cada colégio ficará responsável por elaborar um projeto de lei que será apreciado na Sessão Plenária do Estudante. O Deputado Por Um Dia tem apoio da Superintendência Legislativa.

O presidente Escola do Legislativo, deputado Jeferson Fernandes (PT), considera o projeto de extrema importância para a aproximação do Parlamento com a sociedade: “É uma ação prática que contribui para a politização”.

As visitas

Integram a equipe da Assembleia que visitará as instituições de ensino os servidores Daniela Comim, da Escola do Legislativo, e Edison Guerreiro Soares, da Consultoria Legislativa. No dia 10 será a vez da Escola Estadual de Ensino Médio Gottfried Thomas Weterich, de Novo Xingu, receber a atividade preparatória. No dia 11, a equipe estará em Garibaldi, na escola Estadual de Ensino Médio Dante Grossi, e no dia 12, em Porto Alegre, no Instituto Estadual Dom Diogo de Souza. A Escola Estadual de Ensino Fundamental Barão do Cerro Largo, de Rio Grande, será o destino da equipe no dia 17.

Deputado Por um Dia

Criado em 1999, o Deputado Por Um Dia promove a aproximação entre Legislativo e jovens, a partir da 7ª série do Ensino Fundamental, de escolas públicas e privadas do Estado, para que conheçam, na prática, como é a atividade parlamentar. Além de escolas, podem participar instituições e entidades da sociedade civil organizada que trabalhem com projetos de integração social para adolescentes. Em cada edição são sorteadas cinco escolas/instituições/entidades, que são representadas por onze alunos, totalizando 55 deputados-estudantes.


Durante os preparativos, uma equipe da Escola do Legislativo vai até os colégios para falar com
alunos e professores.


Cada escola sorteada elabora um projeto de lei que é discutido, apreciado e votado na Sessão Plenária do Estudante. Neste dia, as atividades na Assembleia iniciam-se às 8h30, com uma programação envolvendo temas de interesse ligados à cidadania. No final da manhã, os alunos líderes-deputados participam de uma reunião para organizar a Ordem do Dia. E, a partir das 14h, eles ocupam as cadeiras dos parlamentares, no Plenário, para apreciação e votação das proposições.

Para ficar por dentro dos preparativos para a próxima edição acesse www.al.rs.gov.br/escola. Ali, clique em blog.

Indicar Matéria
Versão de Impressão
BlogThis

OUTRAS MATÉRIAS

  outubro/2020

  setembro/2020

  janeiro/2020

  novembro/2019

  outubro/2019

  agosto/2019

  julho/2019

  maio/2019

  fevereiro/2019

  janeiro/2019

  dezembro/2018

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Escola do Legislativo Dep. Romildo Bolzan - (51) 3210-1167 - escola.legislativo@al.rs.gov.br
Login