» Matéria

MATÉRIA

 
DESTINOS E AÇÕES PARA O RIO GRANDE
Dados mostram aumento do número de idosos e queda da população jovem no RS
Luiz Osellame - MTB 9500 - 13:01 - 12/12/2011 - Foto: Marco Couto
Pesquisadores do IPEA e FEE foram os palestrantes da manhã
Pesquisadores do IPEA e FEE foram os palestrantes da manhã
O segundo painel do evento Demografia e Políticas Sociais, realização do programa Destinos e Ações para o Rio Grande, na manhã desta segunda-feira (12), foi apresentado pelo pesquisador da Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul (FEE), Pedro Zuanazzi.
 
Zuanazzi apresentou uma leitura dos dados coletados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a situação demográfica do estado, evolução dos últimos dez anos (2000-2010) e cenários futuros da questão. 
 
Evolução populacional
Os dados divulgados pelo IBGE revelam que, enquanto o Brasil cresceu nos últimos dez anos 12,5%, a Região Sul cresceu  apenas 9,5%, sendo a de menor crescimento populacional no país.
 
Já o Rio Grande do Sul apresentou índices ainda menores, de apenas 5% nos últimos dez anos. Zuanazzi destacou que ainda não é possível analisar em profundidade o que levou o Rio Grande do Sul a crescer tão pouco neste período, porque nem todos os dados foram liberados pelo IBGE. As hipóteses mais prováveis estão relacionadas à baixa taxa de fecundidade e à migração. O RS teve suas maiores taxas de crescimento populacional nas décadas de 1920 e 1960. "Desde a década de 1960 a taxa de crescimento vem caindo, atingindo um valor muito baixo, de 0,49% ao ano nesta década de 2000", relatou Zuanazzi.
 
As maiores concentrações populacionais do RS estão na Região Metropolitana de Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas, Rio Grande, Santa Maria e Passo Fundo.  As cidades de Caxias do Sul e Porto Alegre foram as que obtiveram os maiores percentuais de crescimento absoluto. A Região Metropolitana de Porto Alegre cresceu mais que o estado na última década.
 
Os municípios que mais decresceram estão localizados no Oeste e Norte do Rio Grande do Sul, enquanto as regiões que mais ganharam estão nas regiões Central, Metropolitana de Porto Alegre, Litoral e Serra. Em termos percentuais, sete dos dez municípios que mais cresceram localizam-se no Litoral, enquanto os municípios que mais perderam estão na Fronteira Oeste.  
 
Cenários futuros para o RS
A expectativa de vida dos homens no RS, que em  2000 era de 69 anos, em  2009 atingiu 71 anos. A expectativa de vida das mulheres em 2000 era de 76,9 anos, em 2009 foi para 78,8. A taxa de fecundidade atual do RS aida não foi liberada pelo IBGE, mas os técnicos trabalham com uma taxa de 1,75%.
 
"A menos que o RS tenha uma grande mudança no seu saldo migratório,  não devemos  passar de uma população de 11 milhões e 620 mil habitantes em 2035",  estimou Zuanazzi. Sobre a população de jovens, o estatístico prevê que ela deve cair, como é a situação vivenciada pelos países desenvolvidos. Já a quantidade de idosos vem crescendo. Hoje existem no estado quase um milhão de idoso (9,3% da população gaúcha), sendo que esse número deve chegar a 2,5 milhões em 2050, avaliou Zuanazzi. 
 
Debate prossegue à tarde
A partir das 14h30, a temática da demografia será debatida sob três enfoques em mesas simultâneas: previdência (no Plenarinho), educação (na sala Salzano Vieira da Cunha) e saúde (na sala Sarmento Leite).
 
O tema previdência ficará a cargo do professor doutor Eduardo Fagnani, da Unicamp, e do técnico da FEE Calino Pacheco Filho, como debatedor. Falará sobre educação a doutora Liana da Silva Borges, da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), com a participação, como debatedora, da professora Adriana Soares Rodrigues, da Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul. O tema da saúde terá como palestrante a professora doutora Vânia Herédia, da Universidade de Caxias do Sul (UCS), e como debatedora a economista da FEE Isabel Noemia Junges Rückert.
 
Às 16h30, os três grupos se reunirão no Plenarinho para uma mesa-redonda de encerramento, com a participação dos cinco palestrantes do dia.
 
Indicar Matéria
Versão de Impressão
BlogThis
Destinos e Ações para o Rio Grande

OUTRAS MATÉRIAS

  outubro/2020

  setembro/2020

  janeiro/2020

  novembro/2019

  outubro/2019

  agosto/2019

  julho/2019

  maio/2019

  fevereiro/2019

  janeiro/2019

  dezembro/2018

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Escola do Legislativo Dep. Romildo Bolzan - (51) 3210-1167 - escola.legislativo@al.rs.gov.br
Login