» Matéria

MATÉRIA

 
ESCOLA DO LEGISLATIVO
Obra virtual Memória, Verdade e Justiça será lançada na segunda-feira
Vanessa Lopez - MTB 7525 - 16:16 - 24/01/2012 - Foto: Divulgação
A obra virtual é composta por livro eletrônico e CD com canções de Raul Ellwanger
A obra virtual é composta por livro eletrônico e CD com canções de Raul Ellwanger

Acontece na segunda-feira (30), às 11h, no Espaço Osvaldo Aranha (acesso interno ao Teatro Dante Barone) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o lançamento da obra virtual Memória, Verdade e Justiça: as marcas das ditaduras do Cone Sul, composta por livro eletrônico e cd com músicas do cantor e compositor Raul Ellwanger. O material, elaborado em parceria pela Assembleia Legislativa, por meio da Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan, e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por meio do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), é resultado de seminário internacional homônimo, realizado nos dias 30 e 31 de março e 1º de abril de 2011. A atividade marcou o aniversário do golpe civil-militar acontecido em 1964 e lembrado oficialmente em 31 de março. A obra homenageia o ex-preso político Carlos Alberto Tejera De Ré, o Minhoca, falecido em 10 de maio de 2011. Tanto o livro quanto o CD estão disponíveis para serem baixados gratuitamente no endereço eletrônico www.al.rs.gov.br/escola.

Na ocasião, será lançado também o volume 5 da revista Estudos Legislativos, publicação científica do Parlamento gaúcho, coordenada pela Escola do Legislativo, que conta, nesta edição, com seção especial sobre o Movimento da Legalidade, cujo cinquentenário foi comemorado em 2011. Uma placa em homenagem a De Ré será descerrada na oportunidade.


Memória, Verdade e Justiça

Entre os autores da obra Memória, Verdade e Justiça: as marcas das ditaduras do Cone Sul, constam o advogado e ex-preso político Carlos Araújo; Estela de Carlotto, presidente da Asociación Abuelas de Plaza de Mayo; Camilo Casariego Celiberti, filho de Lilián Celiberti, sequestrado em Porto Alegre em 1978; Edson Teles, sequestrado em 1972; Raul Pont, deputado estadual; Luis Puig, deputado uruguaio; Sereno Chaise, prefeito da Capital cassado em 1964; Antenor Ferrari, ex-presidente da Assembleia Legislativa; Suzana Lisbôa, integrante da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos; e o pesquisador espanhol Ricard Vinyes. Além de depoimentos, o livro reúne textos escritos por militantes da área de direitos humanos como, por exemplo, Clarice Falcão, professora de História da Escola de Teatro Popular da Terreira da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz.

A obra é organizada pelo doutor e professor do Departamento de História e dos Programas de Pós-Graduação em História e de Relações Internacionais da UFRGS Enrique Serra Padrós; pela mestre em História e Técnica em Assuntos Culturais do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul Ananda Simões Fernandes; e pela diretora e pela coordenadora de publicações da Escola do Legislativo, respectivamente a arquiteta Cármen Lúcia da Silveira Nunes e a jornalista Vanessa Albertinence Lopez. A Escola do Legislativo é presidida pelo deputado Jeferson Fernandes (PT).

"O sequestro de crianças no Cone Sul, as memórias da resistência no Rio Grande do Sul – com depoimentos de políticos que lutaram pela volta da democracia, seja na formalidade da Assembleia gaúcha ou na própria clandestinidade – e a temática da memória, da verdade e da justiça: os direitos humanos e os deveres do Estado estão representados nesta publicação", explica o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adão Villaverde, na apresentação do livro. "Trata-se de uma continuidade da pesquisa e resgate de depoimentos que constituíram os quatro volumes da coletânea A Ditadura de Segurança Nacional no Rio Grande do Sul (1964-1985): História e Memória" , complementam Temístocles Cezar, diretor do IFCH da UFRGS, e Padrós. "Este novo livro amplia e diversifica o olhar sobre as experiências autoritárias no Cone Sul, introduz e repercute o debate sobre a formação e o papel das comissões da verdade e abre espaço para conhecer as experiências do Uruguai e da Argentina."


O CD

Um CD com as canções interpretadas por Raul Ellwanger no seminário integra a obra. Das oito músicas, duas são inéditas: Caminho, Canção e Memória, escrita em homenagem a De Ré, e a Canção do Desaparecido. Confira a lista: O gaúcho, de Raul Ellwanger (faixa 1); Te procuro lá, de Raul Ellwanger/Ferreira Gullar (faixa 2); Pequeno Exilado, de Raul Ellwanger (faixa 3); Pealo de Sangue, de Raul Ellwanger (faixa 4); Canção do Desaparecido, de Raul Ellwanger (inédita) (faixa 5); Maria vai, de Antonio Tarragó Ros, versão de Raul Ellwanger (faixa 6); Caminho, Canção e Memória, de Raul Ellwanger (inédita) (faixa 7); Eu só peço a Deus, de León Gieco, versão de Raul Ellwanger (faixa 8).


Como tudo começou

O seminário internacional Memória, Verdade de Justiça: as Marcas das Ditaduras do Cone Sul foi promovido em parceria pela Assembleia Legislativa – por meio da Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan –, as Secretarias da Administração e dos Recursos Humanos e da Cultura e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A atividade aconteceu no dia 30 de março de 2011, no Memorial do Rio Grande do Sul; no dia 31, no Plenarinho da Assembleia gaúcha; e no dia 1º de abril, no Salão de Atos II da UFRGS.

O seminário discutiu os reflexos das ditaduras do Cone Sul e marcou o aniversário do golpe civil-militar, lembrado oficialmente em 31 de março, e que decretou um longo período de exceção, encerrado apenas em 1985. Entre os convidados que compuseram as mesas de debates estiveram Luis Puig, Sereno Chaise, Antenor Ferrari, Suzana Lisbôa, Estela de Carlotto, Camilo Casariego Celiberti, Edson Teles e Raul Pont.

Indicar Matéria
Versão de Impressão
BlogThis
Obra virtual Memória, Verdade e Justiça: as marcas das ditaduras do Cone Sul

OUTRAS MATÉRIAS

  outubro/2020

  setembro/2020

  janeiro/2020

  novembro/2019

  outubro/2019

  agosto/2019

  julho/2019

  maio/2019

  fevereiro/2019

  janeiro/2019

  dezembro/2018

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Escola do Legislativo Dep. Romildo Bolzan - (51) 3210-1167 - escola.legislativo@al.rs.gov.br
Login