» Matéria

MATÉRIA

 
ESCOLA DO LEGISLATIVO
Atividades preparatórias ao 39º Deputado Por Um Dia iniciam-se na semana que vem
Vanessa Lopez - MTB 7525 - 15:03 - 27/02/2012 - Foto: Marcelo Bertani
A última edição de 2011 aconteceu em 3 de outubro
A última edição de 2011 aconteceu em 3 de outubro

Na próxima semana, iniciam-se as atividades preparatórias ao 39º Deputado Por Um Dia, promovido pela Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan. A Escola de Ensino Fundamental Imaculado Coração de Maria (Rua Santa Catarina, 260), do município de Feliz, receberá na terça-feira (6), às 10h20, palestras sobre histórico e funcionamento do Poder Legislativo e técnica legislativa. Já na quarta-feira (7), às 10h10min, será a vez do Colégio Regina Coeli (Av. Júlio de Castilhos, 453), de Veranópolis. O Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã (Rua Júlio de Castilhos, 1456), de Estrela, participará da atividade na quinta-feira (8), às 9h30min. Alunos e professores poderão conhecer melhor as funções do Legislativo e o papel desempenhado pelos deputados, além de aprender a elaborar projetos de lei. O primeiro Deputado Por Um Dia de 2011 está marcado para 28 de maio e acontecerá na sede do Parlamento gaúcho, em Porto Alegre.

Também estão agendadas palestras na Escola Estadual de Educação Básica Professora Cléia Salete Dalberto (Av. Itapiranga 672), de Tenente Portela, no dia 13, às 9h30min e às 13h30min, e na Escola Municipal de Ensino Fundamental São José (Estrada São José S/N), de Mata, no dia 14, às 9h30min. Dois servidores da Assembleia realizarão este trabalho nas instituições de ensino.

Expectativas

A diretora da escola de Feliz, a irmã Valcirene da Silva Barbosa, conta que a notícia da participação no projeto foi recebida com bastante alegria pela comunidade escolar. "Estamos muito contentes por ser uma oportunidade de aprendermos coisas que nos servirão para a vida inteira", avalia. Em Veranópolis, a diretora Elinara Maria Farina Mendo já solicitou aos alunos que pensem em temas para o projeto de lei que terão de apresentar, defender e votar em Porto Alegre. "Vamos começar a trabalhar nisso nesta semana", adianta Elinara. "É muito bom os jovens se colocarem no lugar dos deputados para entenderem o papel dos parlamentares", complementa.

Neiva Regina Moreira de Fraga, diretora da instituição de ensino de Estrela, conta que a divulgação da participação no projeto será feita na tarde desta segunda-feira (27), na abertura oficial do ano letivo. "Este tipo de iniciativa estimula o comprometimento dos alunos", analisa. "Eles aprenderão o que fazem os deputados e de que maneira poderão intervir no trabalho dos parlamentares", acredita a professora. Para a escola de Tenente Portela, fazer parte do 39º Deputado Por Um Dia terá um significado bastante especial. Em 2012, a escola completa 70 anos. "Esta participação integrará as comemorações do aniversário", revela o diretor Juraci Castaman. "As palestras acontecerão aqui no dia 13 e o nosso aniversário será no dia 14", revela. "Estamos muito orgulhosos de termos sido sorteados, pois, para nós, é algo fora do comum", completa o educador. A reação positiva dos alunos chamou a atenção da diretora Lisandra Medianeira Posser Fernandes, da escola de Mata: "É uma experiência nova que trará benefício à aprendizagem deles".

A partir do trabalho desenvolvido em cada uma das cinco instituições sorteadas para o 39º Deputado Por Um Dia, serão escolhidos os 55 representantes – 11 de cada escola - que assumirão o papel de deputados-estudantes no dia de atividades que acontecerá no Palácio Farroupilha. Cada colégio ficará responsável por elaborar um projeto de lei que será apreciado na Sessão Plenária do Estudante, em maio, em Porto Alegre. O Deputado Por Um Dia tem apoio da Superintendência Legislativa.

Deputado Por um Dia

Criado em 1999, o Deputado Por Um Dia visa a aproximação entre Legislativo e jovens, a partir da 7ª série do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas do Estado, para que conheçam, na prática, como é a atividade parlamentar. Além de escolas, podem participar instituições e entidades da sociedade civil organizada que trabalhem com projetos de integração social para adolescentes. Em cada edição são sorteadas cinco escolas/instituições/entidades, que são representadas por onze alunos, totalizando 55 deputados-estudantes.

Durante os preparativos, uma equipe da Escola do Legislativo vai até os colégios para falar com alunos e professores.

Cada escola sorteada elabora um projeto de lei que é discutido, apreciado e votado na Sessão Plenária do Estudante. Neste dia, as atividades na Assembleia iniciam-se às 8h30, com uma programação envolvendo temas de interesse ligados à cidadania. No final da manhã, os alunos líderes-deputados participam de uma reunião para organizar a Ordem do Dia. E, a partir das 14h, eles ocupam as cadeiras dos parlamentares, no Plenário, para apreciação e votação das proposições.

Para ficar por dentro dos preparativos para a próxima edição acesse www.al.rs.gov.br/escola. Ali, clique em blog.

Indicar Matéria
Versão de Impressão
BlogThis
A Escola do Legislativo promove a 38ª edição do projeto Deputado por um Dia.

OUTRAS MATÉRIAS

  outubro/2020

  setembro/2020

  janeiro/2020

  novembro/2019

  outubro/2019

  agosto/2019

  julho/2019

  maio/2019

  fevereiro/2019

  janeiro/2019

  dezembro/2018

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Escola do Legislativo Dep. Romildo Bolzan - (51) 3210-1167 - escola.legislativo@al.rs.gov.br
Login