» Matéria

MATÉRIA

 
ESCOLA DO LEGISLATIVO
Atividades preparatórias ao 40º Deputado Por Um Dia já passaram por São Marcos e Gramado
Vanessa Lopez - MTB 7525 - 14:24 - 27/08/2012 - Foto: Divulgação
São Marcos recebeu as palestras na terça-feira
São Marcos recebeu as palestras na terça-feira
Um grupo de 250 alunos e 13 professores participou na terça e na quarta-feiras (21 de 22) das atividades preparatórias ao 40º Deputado Por Um Dia, promovido pela Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan. Na terça, foi a vez de alunos e professores do Colégio Estadual São Marcos, de São Marcos, conhecerem o histórico e o funcionamento do Parlamento gaúcho, além de aprenderem a elaborar um projeto de lei. Na quarta, o Colégio Estadual Santos Dumont, de Gramado, recebeu os servidores da Assembleia Legislativa Sandra Corrêa Lima, coordenadora de Pesquisa e Extensão, Eliana Candal Degrazia, coordenadora de Ensino e Qualificação Profissional, ambas da Escola do Legislativo, e Edison Guerreiro Soares, da Superintendência Legislativa da Assembleia. O Deputado Por Um Dia acontecerá no dia 29 de outubro, na sede do Parlamento gaúcho, em Porto Alegre.

Na terça-feira (4), a Escola Técnica Estadual Getúlio Vargas, de Rio Grande, às 10h e às 14h30, receberá as palestras preparatórias. No dia 11, a equipe estará, às 10h, na Escola Cenecista de Ensino Médio Padre Anchieta (Rua Floresta, 925), de Santo Augusto, e, no dia 12, irá a Restinga Seca, na Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo (Rua Izaltino de Oliveira, 164), às 10h30.

O Deputado Por Um Dia é uma iniciativa de formação de cidadania realizada pela Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan, com apoio da Superintendência Legislativa, que permite aos estudantes vivenciarem a rotina dos parlamentares.

Clima de expectativa

O desafio proposto pelo Deputado Por Um Dia está sendo comemorado pelos alunos da Getúlio Vargas, de Rio Grande. "Eles ficaram muito animados", revela a professora Zaionara Gorete Rodrigues de Lima. "Eles entenderão todo o processo de funcionamento da Assembleia, o que será muito positivo para a sua formação política", acrescenta.

A diretora da Padre Anchieta, de Santo Augusto, Leane Rosane Kriger, está bastante otimista com a participação no projeto. "É mais um espaço de aprendizagem, que já está gerando muitas reflexões nos alunos", avalia. "A política é uma questão polêmica para os estudantes, além disso, por estarmos a 500 quilômetros de distância de Porto Alegre, a Assembleia não é próxima de nós. Será uma oportunidade de aproximação, com sabor de novidade", resume.

Já a professora Liliane Abrão, da Érico Veríssimo, de Restinga Seca, conta que os alunos ficaram muito felizes ao saberem que haviam sido sorteados. "Esta participação veio em um momento muito oportuno, pois temos eleições municipais em outubro", analisa. E vai além: "Será bom para eles conhecerem o papel do parlamento, entenderem como se faz um projeto de lei".

A partir do trabalho desenvolvido em cada uma das cinco instituições sorteadas para o 40º Deputado Por Um Dia, serão escolhidos os 55 representantes – 11 de cada escola - que assumirão o papel de deputados-estudantes no dia de atividades que acontecerá no Palácio Farroupilha. Cada colégio ficará responsável por elaborar um projeto de lei que será apreciado na Sessão Plenária do Estudante, em outubro, em Porto Alegre. O Deputado Por Um Dia tem apoio da Superintendência Legislativa.

Deputado Por um Dia

Criado em 1999, o Deputado Por Um Dia visa a aproximação entre Legislativo e jovens, a partir da 7ª série do Ensino Fundamental, de escolas públicas e privadas do Estado, para que conheçam, na prática, como é a atividade parlamentar. Além de escolas, podem participar instituições e entidades da sociedade civil organizada que trabalhem com projetos de integração social para adolescentes. Em cada edição são sorteadas cinco escolas/instituições/entidades, que são representadas por onze alunos, totalizando 55 deputados-estudantes.

Durante os preparativos, uma equipe da Escola do Legislativo vai até os colégios para falar com alunos e professores.

Cada escola sorteada elabora um projeto de lei que é discutido, apreciado e votado na Sessão Plenária do Estudante. Neste dia, as atividades na Assembleia iniciam-se às 8h30, com uma programação envolvendo temas de interesse ligados à cidadania. No final da manhã, os alunos líderes-deputados participam de uma reunião para organizar a Ordem do Dia. E, a partir das 14h, eles ocupam as cadeiras dos parlamentares, no Plenário, para apreciação e votação das proposições.

Para ficar por dentro dos preparativos para a próxima edição acesse www.al.rs.gov.br/escola. Ali, clique em blog.

Indicar Matéria
Versão de Impressão
BlogThis
Escola do Legislativo

OUTRAS MATÉRIAS

  outubro/2020

  setembro/2020

  janeiro/2020

  novembro/2019

  outubro/2019

  agosto/2019

  julho/2019

  maio/2019

  fevereiro/2019

  janeiro/2019

  dezembro/2018

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Escola do Legislativo Dep. Romildo Bolzan - (51) 3210-1167 - escola.legislativo@al.rs.gov.br
Login