» Matéria

MATÉRIA

 
ESCOLA DO LEGISLATIVO
Estudantes de Farroupilha se preparam para o 41º Deputado Por Um Dia
Claudia Paulitsch - MTB 9095 - 17:34 - 27/03/2013 - Foto: Divulgação
Palestras auxiliam alunos na elaboração do projeto a ser votado na sessão plenária do estudantes
Palestras auxiliam alunos na elaboração do projeto a ser votado na sessão plenária do estudantes
A preparação ao Deputado Por Um Dia (DPD) continua nos colégios participantes da 41ª edição do projeto, realizada pela Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Nessa terça-feira (26), foi a vez da Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Teotônio Vilela, de Farroupilha, acompanhar as palestras sobre o DPD, com a participação de 80 alunos. O encerramento será na Sessão Plenária do Estudante, dia 3 de junho, no Palácio Farroupilha.
 
De acordo com a diretora da Escola Senador Teotônio Vilela, Elisete Turcati Kühn, pelas diversas atividades desenvolvidas, a iniciativa proporciona uma importante experiência aos alunos e professores na formação da cidadania e no enriquecimento da parte pedagógica. O prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves, e a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Mara Sandra Parlow, acompanharam as palestras.
 
A coordenadora da Divisão de Pesquisa e Extensão da Escola do Legislativo, Vanessa Albertinence Lopez, e o assessor da Escola do Legislativo, Luís Antônio Costa da Silva, fizeram a preparação dos estudantes, que vão elaborar um projeto de lei e votá-lo na sessão plenária, junto com as proposições a serem apresentadas pelas outras escolas participantes.
 
As visitas preparatórias também serão realizadas em Alegrete, no dia 3 de abril, e em Porto Alegre, no dia 4 de abril. Já ocorreram palestras nos municípios de Cruz Alta (20/3) e Doutor Ricardo (21/3).
 
Deputado Por um Dia
O Deputado Por Um Dia promove a aproximação entre Legislativo e jovens, a partir da 7ª série do ensino fundamental de escolas públicas e privadas do Estado, com o objetivo de proporcionar conhecimento e experiência prática sobre a atividade parlamentar. Além de escolas, podem participar instituições e entidades da sociedade civil organizada que trabalhem com projetos de integração social para adolescentes.
 
Em cada edição são sorteadas cinco escolas/instituições/entidades, que são representadas por onze alunos, totalizando 55 deputados-estudantes. Durante os preparativos, uma equipe da Escola do Legislativo vai até os colégios para falar com alunos e professores.
 
Cada escola sorteada elabora um projeto de lei que é discutido, apreciado e votado na Sessão Plenária do Estudante. Neste dia, as atividades na Assembleia iniciam-se às 8h30, com uma programação envolvendo temas de interesse ligados à cidadania. No final da manhã, os alunos líderes-deputados participam de uma reunião para organizar a Ordem do Dia. E, a partir das 14h, eles ocupam as cadeiras dos parlamentares, no Plenário, para apreciação e votação das proposições.
Indicar Matéria
Versão de Impressão
BlogThis
Escola do Legislativo

OUTRAS MATÉRIAS

  outubro/2020

  setembro/2020

  janeiro/2020

  novembro/2019

  outubro/2019

  agosto/2019

  julho/2019

  maio/2019

  fevereiro/2019

  janeiro/2019

  dezembro/2018

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Escola do Legislativo Dep. Romildo Bolzan - (51) 3210-1167 - escola.legislativo@al.rs.gov.br
Login