» Matéria

MATÉRIA

 
ESCOLA DO LEGISLATIVO
Abertura do “Deputado Por Um Dia” enfoca educação para a política e luta contra o crack
Claudia Paulitsch - MTE 9095 - 14:16 - 03/06/2013 - Foto: Vinicius Reis
Projeto permite que estudantes vivenciem a rotina do Parlamento
Projeto permite que estudantes vivenciem a rotina do Parlamento
Na abertura das atividades da 41ª edição do projeto Deputado Por Um Dia (DPD), nesta segunda-feira (3) no Memorial do Legislativo, o presidente do Parlamento gaúcho, Pedro Westphalen (PP), ressaltou a relevância do trabalho desenvolvido por meio da Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan, pois “pela educação os cidadãos passam a ser agentes de transformação da sociedade”. Na sequência, o presidente da Escola do Legislativo, deputado Mano Changes (PP), abordou o tema A Música Contra o Crack, em uma palestra voltada aos alunos, pais e professores das cinco escolas participantes do DPD neste semestre. À tarde ocorre a Sessão Plenária do Estudante, às 14 horas, no Plenário 20 de Setembro.

Westphalen (PP) mencionou que o DPD cumpre o papel de aproximar o Parlamento da sociedade e de mostrar a importância da política na vida dos cidadãos. “Não é preciso ser candidato para fazer política”, observou. “E é no Legislativo que a comunidade tem voz e vez”, complementou o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS). Westphalen também observou que a realização das atividades da parte da manhã no prédio do Memorial do Legislativo tinha um significado especial, por valorizar a história do Parlamento. Já o deputado Mano Changes lembrou que é papel do Parlamento fazer com que a política seja compreendida e, assim, estimular a democracia plena.

A música contra o crack
Em sua palestra, o deputado Mano Changes observou que a violência gerada pelo crack é a que mais mata jovens o Rio Grande do Sul e alertou para o fato de a droga viciar em 80% dos casos já na primeira vez em que é consumida, resultando em uma epidemia a ser enfrentada pela sociedade. O deputado, que tem uma longa carreira como músico e compositor, usa a música para envolver os jovens na luta contra o crack, estimulando a criação de poesias sobre o combate ao uso do entorpecente e após as transformando em letras de Rap.

Experiência e envolvimento
De acordo com a diretora da Escola do Legislativo, Gislaine Monza, o Deputado Por Um Dia tem destaque nas atividades da Casa por permitir uma experiência sobre o dia a dia do parlamentar, desde o momento em que é criado um projeto de lei até a sua votação. Ela ainda mencionou que mais de 48 mil pessoas já participaram das 41 edições do projeto DPD no Rio Grande do Sul.

Projetos da escolas participantes do 41º DPD
Após a palestra, os líderes dos partidos criados pelos estudantes participaram de reunião, na Sala da Presidência do Palácio Farroupilha, onde definiram a Ordem do Dia da Sessão Plenária do Estudante, na presença do presidente da ALRS e da superintendente Legislativa, Fernanda Paglioli. Na ocasião, também foram recepcionados pelo deputado Frederico Antunes (PP).

Confira as escolas participantes do DPD e seus projetos de lei (PLs)

  • A Escola Estadual Evarista Flores da Cunha, de Porto Alegre, elaborou PL que dispõe sobre a construção de reservatórios para captação reaproveitamento de água das chuvas nas escolas da rede pública estadual do Estado do Rio Grande do Sul (Partido do Conhecimento Estudantil - PCE).
  • Já a Escola Municipal Olavo Bilac, de Doutor Ricardo, propõe instituição da atividade Hora da Leitura nas escolas da rede pública estadual do Estado do Rio Grande do Sul (Partido Estudantil Olavo Bilac -PEOB).
  • Por sua vez, a Escola Municipal José Antônio Vilaverde Moura, de Alegrete, elaborou proposição com o objetivo de instituir o Programa de Mobilidade Urbana no Estado do Rio Grande do Sul (Partido Jovem Gaúcho Consciente - PJGC).
  • Na Escola Dr. Gabriel Álvaro de Miranda, de Cruz Alta, os alunos criaram um PL com vistas a instituir a Semana Cultural Estudantil Gaúcha (Gabriel Álvaro de Miranda - GAM).
  • Em Farroupilha, a Escola Municipal Teotônio Vilela definiu proposição que institui o Programa Permanente de Combate às Drogas, de Prevenção à Gravidez Precoce e de Prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis na rede pública estadual de ensino do Estado do Rio Grande do Sul (Partido dos Educandos Farroupilhenses -PEF).

Presenças
Participaram da abertura da programação do 41º DPD, no Memorial do Legislativo, o deputado Edson Brum (PMDB); a presidente da Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Any Ortiz; o superintendente-geral da ALRS, Álvaro Fakredin; o prefeito de Doutor Ricardo, Alvimar Lisoti; o vereador Paulinho Motorista, de Porto Alegre; vereador Roger Severo, de Alegrete; o superintendente de Comunicação Social e Relações Institucionais da ALRS, Vicente Romano; o diretor do Memorial do Legislativo, Márcio Antônio Farias; o diretor do DRPAC da ALRS, Luiz Carlos Barbosa da Silva;  além de secretários municipais de cidades que tiveram escolas sorteadas para o DPD, professores e pais de alunos, representantes de gabinetes parlamentares da ALRS, entre outros.

Indicar Matéria
Versão de Impressão
BlogThis
Presidência

OUTRAS MATÉRIAS

  outubro/2020

  setembro/2020

  janeiro/2020

  novembro/2019

  outubro/2019

  agosto/2019

  julho/2019

  maio/2019

  fevereiro/2019

  janeiro/2019

  dezembro/2018

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Escola do Legislativo Dep. Romildo Bolzan - (51) 3210-1167 - escola.legislativo@al.rs.gov.br
Login