» Matéria

MATÉRIA

 
DEPUTADO POR UM DIA
Estudantes participam das primeiras atividades da 42ª edição do programa
Cristiane Vianna Amaral - MTE 8685 - 12:41 - 11/11/2013 - Foto: Marcos Eifler
Presidente da Escola do Legislativo palestrou no Memorial do Legislativo
Presidente da Escola do Legislativo palestrou no Memorial do Legislativo

Os estudantes participantes da 42ª edição do programa Deputado por Um Dia tiveram suas primeiras atividades da 42ª edição do programa no Memorial do Legislativo, na manhã dessa segunda-feira (11). Eles foram recebidos na primeira sede do Parlamento gaúcho pelo presidente da Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan, deputado Mano Changes (PP).

O presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo, Florian Madruga, prestigiou a abertura dos trabalhos. “O Parlamento gaúcho é pioneiro na realização do Deputado por Um Dia.” Atualmente, o programa é desenvolvido, segundo ele, em diversas câmaras de vereadores, em todos os parlamentos estaduais e também na Câmara e no Senado. Ele sorteou uma edição especial da Constituição Brasileira entre os estudantes.

Democracia e Conhecimento

O presidente da Escola destacou a importância do exercício da cidadania e dos problemas causados por escolhas erradas em um país onde o voto é obrigatório a partir dos 18 anos. “A democracia depende de conhecimento.” E salientou ainda a importância da escola nesse processo.

Mano acredita que as pessoas foram para as ruas, esse ano, para dizer que os partidos e os políticos não lhes representa. Por outro lado, incentivou os estudantes a conhecerem mais sobre como funciona a política.

Crack e Educação

Na palestra com o tema A Música Contra o Crack, o deputado falou aos estudantes sobre a epidemia do crack, que está matando muitos jovens gaúchos. Segundo Mano, estudos apontam que apenas 8% dos usuários morrem por overdose. A grande maioria morre vítima da violência e da Aids. “O crack gera a banalização da vida e da violência.”

Mano acredita que “a escola não pode ser um lugar chato, num mundo tão colorido, com tanta atração, tanta informação”. E convocou os estudantes a fazerem sua parte.

Como integrante do Comitê de Luta contra o Crack, Mano colocou-se à disposição das escolas presentes para ir até elas e criar músicas contra o crack com os alunos.

Programação

A programação do Deputado por Um Dia segue com a Reunião de Líderes. E, a partir das 14 horas, ocorre a Sessão Plenária do Estudante, quando serão votados os projetos apresentados pelas escolas.   

Participam as escolas EMEF Vicente Goulart, de São Borja; Escola Germano Dockhorn, de Três de Maio; Escola João Pollo, de São Marcos; Escola Gaston Augusto Santos César – CIEP–, de Tapes; e Instituto Estadual São João Batista, de Herval. Em cada instituição de ensino foram eleitos 11 alunos para a apreciação das proposições na Sessão Plenária do Estudante, momento em que ocuparão as cadeiras do Plenário 20 de Setembro como estudantes-deputados.

O programa é uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), por meio da Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan.

Indicar Matéria
Versão de Impressão
BlogThis
Escola do Legislativo

OUTRAS MATÉRIAS

  outubro/2020

  setembro/2020

  janeiro/2020

  novembro/2019

  outubro/2019

  agosto/2019

  julho/2019

  maio/2019

  fevereiro/2019

  janeiro/2019

  dezembro/2018

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Escola do Legislativo Dep. Romildo Bolzan - (51) 3210-1167 - escola.legislativo@al.rs.gov.br
Login