» Matéria

MATÉRIA

 
BALANÇO 2013
Top Cidadania e qualificação dos serviços marcam 2013 na Escola do Legislativo
Claudia Paulitsch - MTE 9095 - 13:31 - 14/01/2014 - Foto: Vinicius Reis
Presidente Pedro Westphalen na entrega do Prêmio Top Cidadania em outubro
Presidente Pedro Westphalen na entrega do Prêmio Top Cidadania em outubro

O ano de 2013 foi marcado por uma extensa agenda de atividades na Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan, chegando a aproximadamente 80 eventos, entre cursos, palestras, treinamentos e videoconferências. O Projeto Deputado Por Um Dia (DPD), pioneiro no País, foi reconhecido com a entrega do Prêmio Top Cidadania ABRH-RS 2013, recebido pelo presidente do Parlamento gaúcho, Pedro Westphalen (PP), em outubro. Ainda em 2013, firmou convênios e protocolos de intenções com a Associação Brasileira de Orçamento Público (ABOP-RS), TCE-RS, Faculdade Estácio/Fargs, ABRH-RS e outras instituições. A Escola publica também a Revista Estudos Legislativos 2013 – Ano 7 –, cujo lançamento está previsto para janeiro de 2014. No período, a Escola do Legislativo foi presidida deputado Mano Changes (PP).

O Troféu Top Cidadania ABRH-RS 2013 foi recebido pela contribuição dada à sociedade por meio do Deputado Por Um Dia, a partir da apresentação do case Deputado Por Um Dia: Uma experiência de educação para a democracia e de cidadania. Para o presidente do Parlamento, deputado Pedro Westphalen (PP), a conquista do Top Cidadania é um exemplo de trabalho realizado com seriedade, dedicação e profissionalismo pelos servidores da Assembleia Legislativa, onde certamente existem outras iniciativas de gestão que poderiam ser distinguidas. “Um prêmio desta magnitude, conquistado pela primeira vez, é um orgulho para o Legislativo rio-grandense”, afirmou. Quanto ao programa Deputado Por Um Dia, ressaltou que mostra a importância da política na vida dos cidadãos, além de aproximar a Casa parlamentar da sociedade.

O Deputado por Um Dia foi criado em 1999 e reuniu, ao longo de 14 anos, mais de 48 mil pessoas, entre pais, alunos e professores. O objetivo é aproximar o Parlamento da sociedade, formar para a cidadania, educar para a democracia, motivar a descoberta de jovens líderes e mostrar como a atuação do Legislativo ocorre na sociedade democrática ao explicar, entre outras questões, os desafios e os limites de atuação dos deputados estaduais. O programa é desenvolvido duas vezes ao ano pela ALRS e culmina com a Sessão Plenária do Estudante, no Plenário 20 de Setembro.

Parcerias
A Escola do Legislativo desenvolveu parcerias com Comissões Permanentes do Parlamento. Entre elas, com a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa e Presidência da Assembleia para promoção do Seminário O Papel da CCJ no Parlamento Municipal, em junho, reunindo aproximadamente 150 pessoas. Já nas três palestras promovidas em parceria com Estácio/Fargs,  foram abordados temas como Imagem pública: redes sociais como ferramenta estratégica.

Cursos, encontros e palestras
Na área de qualificação foram oferecidos cursos de informática, processo legislativo, Língua Portuguesa, dicção e oratória, Língua Brasileira de Sinais e outros. Ainda foram realizados treinamentos: Sistema de Protocolo Integrado (SPI), Sistema de Emendas ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), Gab.Net e Sistema de Diárias. Também foram realizados Encontros com Novos Servidores e Estagiários e o evento Conhecendo a Estrutura Organizacional da ALRS. Entre as atividades de extensão, aconteceram eventos pelo programa Conhecendo o Parlamento. No período, houve 496 concluintes de cursos ou participantes das atividades.

Pelo programa Interlegis do Senado Federal, a Assembleia Legislativa promoveu a oficina Nova Legislatura, dia 25 de fevereiro, na Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo. Entre as videoconferências promovidas, houve a palestra Escola de Qualidade Igual para Todos – Federalização da Educação é a Solução?, realizada pelo senador Cristovam Buarque, em abril. A coordenação do Interlegis ainda promoveu reuniões com vistas a renovar termos de adesão ao programa com Câmaras de Vereadores ou realizar parcerias.

Indicar Matéria
Versão de Impressão
BlogThis
Presidência

OUTRAS MATÉRIAS

  outubro/2020

  setembro/2020

  janeiro/2020

  novembro/2019

  outubro/2019

  agosto/2019

  julho/2019

  maio/2019

  fevereiro/2019

  janeiro/2019

  dezembro/2018

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Escola do Legislativo Dep. Romildo Bolzan - (51) 3210-1167 - escola.legislativo@al.rs.gov.br
Login