» Matéria

MATÉRIA

 
ESCOLA DO LEGISLATIVO
Ordem do Dia da Sessão Plenária do Estudante é definida na reunião de líderes
Claudia Paulitsch - MTE 9095 - 13:04 - 09/06/2014 - Foto: Pedro Belo Garcia
Reunião foi coordenada pelo deputado Vinícius Ribeiro
Reunião foi coordenada pelo deputado Vinícius Ribeiro

Na reunião de líderes da 43ª edição do programa Deputado por Um Dia, realizada às 11 horas de hoje (9) na Sala da Presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), foi definida a Ordem do Dia da Sessão Plenária do Estudante. A votação dos cinco Projetos de Lei (PLs) apresentados será realizada a partir das 14 horas, no Plenário 20 de Setembro.

A reunião de líderes foi presidida pelo deputado Vinicius Ribeiro (PDT), que é o presidente da Escola do Legislativo da ALRS neste ano. Ele prestou esclarecimentos sobre como funciona a definição da Ordem do Dia, todas as terças-feiras, no Parlamento. Na ocasião, os estudantes-deputados tiveram a oportunidade de falar sobre o que motivou o encaminhamento das proposições. São eles Bruna Marafon, do Partido Souza Netto (PSN), criado pela Escola Municipal de Ensino Fundamental General Souza Netto, de Alpestre; Juliane Soares, do Partido Inovador Juvenil (PIJ), da Escola Estadual de Ensino Médio Mario Quintana, de Bagé; Guilherme Lazzari, do Partido União Jovem (UJ), da Escola Municipal de Ensino Fundamental Oscar Bertholdo, de Farroupilha; Weliton Souza, do Partido Jovens Conscientes (PJC), da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Inês, de Santo Antônio da Patrulha; e Jovana Bernardt, do Partido Afonso Pena (PAP), da Escola Estadual de Ensino Médio Presidente Afonso Pena, de Paraíso do Sul.

O Deputado Por Um Dia é uma iniciativa do Parlamento gaúcho, desenvolvida pela Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan. A análise de proposições passa pela Consultoria Legislativa do Parlamento – ligada à Superintendência Legislativa da ALRS.

O acordo para a definição da Ordem do Dia foi conduzido pela superintendente Legislativa, Fernanda Schnorr Paglioli. Também participaram da reunião o diretor da Escola do Legislativo, Luís Fernando Sodré, e o diretor do Departamento de Assessoramento Legislativo (DAL), Leonel Sica da Rocha.

Projetos

Os alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Mario Quintana (Partido Inovador Juvenil - PIJ), de Bagé, apresentaram o PL 01/2014, que institui o “Dia do Protagonismo Estudantil” nas Escolas da Rede de Ensino Público Estadual do Rio Grande do Sul. A intenção, segundo a justificativa, é dar início a movimentos de incentivo aos hábitos de estudo através da participação crítica, criativa e efetiva do aluno neste processo.

A Escola Estadual de Ensino Médio Presidente Afonso Pena, de Paraíso do Sul (Partido Afonso Pena - PAP), criou PL 02/2014, que dispõe sobre a instalação de lixeiras ecológicas nas escolas da rede de ensino público estadual do Rio Grande do Sul. O projeto 03/2014, da Escola Municipal de Ensino Fundamental General Souza Netto (PSN), de Alpestre, cria a Semana da Consciência Cidadã e Democrática, visando educar as crianças e jovens para o exercício consciente de sua cidadania.

Já a Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Inês, de Santo Antônio da Patrulha (Partido Jovens Conscientes - PJC), defende a criação do Projeto “Diretor por um dia” nas Escolas da Rede de Ensino Público Estadual do Rio Grande do Sul pelo projeto 04/2014 desta edição do Deputado Por Um Dia.

E a Escola Municipal de Ensino Fundamental Oscar Bertholdo (União Jovem - UJ), de Farroupilha, criou o PL 05/2014, que autoriza o Governo do Estado, em cooperação com as Prefeituras Municipais, a criar escolas públicas de música no Estado do Rio Grande do Sul.

Estudantes-deputados
Em cada instituição de ensino foram eleitos 11 alunos para a apreciação das proposições na Sessão Plenária do Estudante, momento em que ocuparão as cadeiras do Plenário 20 de Setembro como estudantes-deputados.

O Deputado Por Um Dia tem o objetivo de aproximar o Parlamento da sociedade, formar para a cidadania, educar para a democracia, motivar a descoberta de jovens líderes e mostrar como a atuação do Legislativo ocorre na sociedade democrática ao explicar, entre outras questões relativas à atividade parlamentar, os desafios e os limites de atuação dos deputados estaduais. Em virtude das iniciativas promovidas por meio do DPD, em 2013 a Assembleia Legislativa foi reconhecida com o troféu Top Cidadania ABRH-RS.

Indicar Matéria
Versão de Impressão
BlogThis
Presidencia

OUTRAS MATÉRIAS

  outubro/2020

  setembro/2020

  janeiro/2020

  novembro/2019

  outubro/2019

  agosto/2019

  julho/2019

  maio/2019

  fevereiro/2019

  janeiro/2019

  dezembro/2018

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Escola do Legislativo Dep. Romildo Bolzan - (51) 3210-1167 - escola.legislativo@al.rs.gov.br
Login