» Matéria

MATÉRIA

 
54ª LEGISLATURA
Parlamentares eleitos participam de curso de formação no Memorial do Legislativo
Luiz Osellame - MTE 9500 - 10:51 - 18/12/2014 - Foto: Vinicius Reis
Presidente Sossella fez a abertura oficial da atividade
Presidente Sossella fez a abertura oficial da atividade
A presidência da Assembleia Legislativa e a Comissão de Ética Parlamentar realizam, na manhã desta quinta-feira (18), no Memorial do Legislativo, o curso preparatório à atividade parlamentar para os deputados eleitos da 54ª Legislatura. A atividade está prevista no artigo 12 do Código de Ética Parlamentar.
 
O presidente do Parlamento, deputado Gilmar Sossella (PDT), deu as boas-vindas aos novos deputados eleitos para a 54ª Legislatura e apresentou os superintendentes da Casa, colocando-os à disposição para que todos sintam-se acolhidos e respaldados para as tarefas que desempenharão na atividade parlamentar a partir de 1º de fevereiro de 2015. "Fazemos esta recepção neste lugar histórico, que guarda a memória de personagens e datas importantes para o Rio Grande do Sul. Quero que vocês se sintam à vontade nesta Casa, que possui uma estrutura capaz de lhes dar o suporte necessário para o bom desempenho das atividades parlamentares", sublinhou.
 
Sossella  destacou a necessidade de se manter uma convivência harmoniosa entre os parlamentares, não obstante as divergências de cunho político-ideológico que existirão e que fazem parte do próprio processo democrático. Ele destacou ainda as limitações impostas aos legislativos e instigou os parlamentares a se integrarem na luta da União Nacional dos  Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) na busca da ampliação das áreas possíveis de legislar.
 
O presidente da Comissão de Ética Parlamentar, deputado Ernani Polo (PP), saudou e agradeceu o presidente Sossella e os 22 novos deputados eleitos para a 54ª Legislatura que participam do curso preparatório à atividade parlamentar desta manhã. "Para nossa alegria e felicidade não tivemos qualquer encaminhamento questionando a postura ética da nossa Casa", sublinhou o parlamentar ao explicar que o órgão técnico somente age se for demandado. Isto nos alegra, pois demonstra que existe harmonia neste poder, mesmo com as divergências e os debates acirrados".
 
Palestras
Após a abertura, os novos parlamentares receberam informações sobre a estrutura organizacional da ALRS (organograma e espaço físico); cotas, cargos, subsídio dos parlamentares, diárias, passagens aéreas, indenização por uso de veículo; Constituição Federal, Constituição Estadual, Controle de Constitucionalidade e Código de Ética Parlamentar; noções de técnica legislativa, processo legislativo, Regimento Interno e funcionamento da Superintendência Legislativa; e funcionamento da Superintendência de Comunicação Social e Relações Institucionais.
 
As informações foram dadas, respectivamente, pelo superintendente-geral Artur Alexandre Souto; pelo superintendente Administrativo e Financeiro, Márcio Almeida Espíndola, e equipe da Primeira Secretaria; pelo procurador-geral da ALRS, Fernando Guimarães Ferreira; pela superintendente Legislativa, Fernanda Schnorr Paglioli; e pelo superintendente de Comunicação Social e Relações Institucionais, Cleber Roberto Pereira Bertoncello.
 
Novos parlamentares eleitos para a 54ª Legislatura
 
  • PT - Tarcisio Zimmerman e Zé Nunes
  • PMDB - Fábio Branco, Vilmar Zanchin, Gabriel Souza, Tiago Simon e Juvir Costella (suplente)
  • PDT - Eduardo Loureiro, Regina Becker Fortunati, Enio Bacci
  • PP - Sérgio Turra e Marcel Van Hattem ( suplente)
  • PTB - Maurício Dziedricki
  • PSB - Elton Weber e Liziane Bayer da Costa
  • PCdoB - Manuela D’Ávila e Juliano Roso
  • PRB - Sergio Peres
  • PSOL - Pedro Ruas
  • PSD – Mario Jardel
  • PPS - Any Ortiz
  • PR - Missionário Volnei
  • PPL - Miguel Bianchini
  • PV - João Reinelli
  •  
    Presenças
    Também participaram da solenidade o superintendente-geral da Assembleia Legislativa, Artur Alexandre Souto; a superintendente Legislativa, Fernanda Paglioli; a diretora da Escola do Legislativo Romildo Bolzan,  Sandra Maria de Jesus Reis; e o diretor do Memorial do legislativo, Márcio Farias, entre outros.
    Indicar Matéria
    Versão de Impressão
    BlogThis
    Presidência

    OUTRAS MATÉRIAS

      outubro/2020

      setembro/2020

      janeiro/2020

      novembro/2019

      outubro/2019

      agosto/2019

      julho/2019

      maio/2019

      fevereiro/2019

      janeiro/2019

      dezembro/2018

    Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
    Escola do Legislativo Dep. Romildo Bolzan - (51) 3210-1167 - escola.legislativo@al.rs.gov.br
    Login