» Matéria

MATÉRIA

 
BALANÇO 2014
Sessão do Estudante, Publicações e Qualificação Profissional se destacam na Escola do Legislativo
Claudia Paulitsch - MTE 9095 - 08:30 - 05/01/2015 - Foto: Wilson Cardoso
Escola do Legislativo comemorou seus 13 anos em 2014
Escola do Legislativo comemorou seus 13 anos em 2014
Na Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan, o ano de 2014 foi marcado pela realização de intensa agenda de cursos e palestras, além de duas edições do Deputado Por Um Dia, atividades do programa Conhecendo o Parlamento e outros eventos, como por exemplo, comemoração dos 13 anos da Escola do Legislativo do Parlamento gaúcho e lançamento da 8ª edição da Revista Estudos Legislativos, em dezembro.  A Escola da Assembleia Legislativa RS é presidida pelo deputado Vinicius Ribeiro (PDT).
 
Por meio da Escola do Legislativo houve assinaturas de convênios e ações realizadas em parceria com entidades ou instituições do Estado, como por exemplo, com o Conselho Regional de Administração - RS, Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas – ABEL –, Unijuí, Câmara de Vereadores de Arvorezinha, Fundatec, Estácio/Fargs, Famurs, Abop-RS, Comissão de Ética da ALRS, FDRH-RS, entre outras.
 
O evento Deputado Por Um Dia,  coordenado pela Divisão de Pesquisa e Extensão, foi realizado nos dias 24 de novembro e 9 de junho, e cumpriu com seu papel de aproximar o Parlamento da sociedade, motivar a descoberta de líderes jovens e estimular a consciência cidadã e democrática, junto com os demais programas desenvolvidos pela Escola do Legislativo da ALRS. Foram realizados os eventos Encontro com Novos Estagiários, em quatro edições, e Chimarreando no Jardim do Solar. Já no dia 18 de dezembro houve o encontro preparatório à atividade parlamentar para os deputados eleitos da 54ª Legislatura, cujo planejamento foi realizado pela direção da Escola do Legislativo junto com a Comissão de Ética Parlamentar.
 
Na área de Publicações, o ano também foi marcado pelo lançamento da terceira edição da coletânea A Ditadura de Segurança Nacional no Rio Grande do Sul (1964/1985) – História e Memória –, durante o Seminário Jango - As Reformas de Base e o Golpe de 1964, em abril. Em janeiro de 2014, houve lançamento da 7ª edição da Revista Estudos Legislativos, com a seção temática Educação para a Democracia. O setor de Publicações realizou divulgações de cursos, prêmios e seminários de entidades parceiras ou que desenvolvem atividades relativas ao serviço público e ao Parlamento.
 
Conhecimento
No Encontro com os Universitários,realizado no dia 4 de junho, no Memorial do Legislativo, com a participação de 60 alunos do curso de Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), o deputado Vinicius Ribeiro destacou a disponibilidade dos estudantes para buscarem mais conhecimento sobre a atividade parlamentar e o processo legislativo. “Ninguém gosta daquilo que não conhece”, ponderou. O parlamentar ainda falou sobre a importância da materialização dos comportamentos e expectativas da sociedade na forma de texto de lei, a fim de que não sejam frustradas.
 
Ensino e Qualificação Profissional
A Escola do Legislativo da ALRS, por meio da Divisão de Ensino e Qualificação Profissional, promoveu os cursos Língua Brasileira de Sinais – Libras; Orçamento Público; Redação Oficial; Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas ao Setor Público; Administração Básica de Portais, com apoio do DTI; Cerimonial na Assembleia Legislativa; Atualização em Língua Portuguesa; cursos especiais; e cursos de informática, por meio da Alfamídia, e os treinamentos Sistema de Protocolo Integrado – SPI –, por meio da Procergs (modalidade EAD), e Primeiros Socorros, em conjunto com área de Segurança da AL, Divisão de Saúde e Medicina do Trabalho da ALRS.
 
Pelo Interlegis do Senado Federal, houve, entre outras atividades, a transmissão da videoconferência Comunicação no Ambiente Parlamentar, realizada no dia 2 de junho. O Programa Interlegis surgiu de uma parceria entre o Senado Federal e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com vistas a buscar melhorias na comunicação e no fluxo de informação entre os legisladores, aumentar a eficiência e a competência das Casas Parlamentares e promover a participação cidadã nos processos legislativos. A Assembleia participa do Interlegis desde 2001 e em 2012 teve seu termo de adesão renovado por mais cinco anos. 
Indicar Matéria
Versão de Impressão
BlogThis
Presidência

OUTRAS MATÉRIAS

  outubro/2020

  setembro/2020

  janeiro/2020

  novembro/2019

  outubro/2019

  agosto/2019

  julho/2019

  maio/2019

  fevereiro/2019

  janeiro/2019

  dezembro/2018

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Escola do Legislativo Dep. Romildo Bolzan - (51) 3210-1167 - escola.legislativo@al.rs.gov.br
Login