» Matéria

MATÉRIA

 
ESCOLA DO LEGISLATIVO
Escolas de Legislativos vão incentivar cursos de qualificação em câmaras municipais
Jussara Marchand - MTE 2262 - 17:45 - 25/08/2015 - Foto: Divulgação

A Associação Brasileira das Escolas dos Legislativos e de Contas (ABEL), em reunião com diretores de Escolas Legislativas, acertou pauta de atividades conjuntas para o período 2015 / 2016. Representantes de escolas localizadas em oito estados brasileiros (São Paulo, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Ceara, Brasília, Acre e Rio Grande do Sul) pretendem realizar encontros regionais para promover o intercâmbio de propostas pedagógicas que possam ser desenvolvidas por escolas vinculadas às câmaras municipais.

A pauta apresentada pelo representante da diretoria da Abel no Rio Grande do Sul, Luís Antonio  Costa da Silva visa qualificar a oferta de cursos pelas escolas legislativas de Câmaras Municipais. “A experiência que as Escolas de Assembleias Legislativas possuem em suas grades de cursos foi desenvolvida ao longo dos anos. São experiências curriculares ricas e que podem ser disponibilizadas às escolas legislativas dos municípios”, defende Costa.

Para ampliar o processo educacional de servidores dos legislativos municipais, os encontros também poderão debater o estímulo à criação de escolas em polos regionais.  “Muitas vezes as câmaras municipais não possuem estrutura física, operacional e de recursos humanos para sustentar uma escola. Mas havendo uma escola em câmara com melhor estrutura, essas poderão estabelecer uma grade de cursos que contemple interesses de servidores desta região”, completa o autor da proposta.

ABEL em São Paulo
Hoje no Brasil, 114 escolas de legislativos e de contas são filiadas à ABEL.  A maioria dessas escolas pertence a câmaras municipais. Nos dias 4, 5 e 6 de novembro, essas escolas estarão reunidas para o encontro anual que nesta edição acontecerá em São Paulo (SP).

Durante o encontro será viabilizado, através da ABEL, convênio para a oferta gratuita de 5 cursos pelo sistema de ensino à distância (EAD), para servidores de legislativos de todo o país. Entre esses encontram-se “Legislativo e democracia”; “Legislativos e sistema Eleitoral”; “Processo Legislativo”; “Acompanhamento de processo legislativo” e “Educação financeira”.

Indicar Matéria
Versão de Impressão
BlogThis
Escola do Legislativo

OUTRAS MATÉRIAS

  outubro/2020

  setembro/2020

  janeiro/2020

  novembro/2019

  outubro/2019

  agosto/2019

  julho/2019

  maio/2019

  fevereiro/2019

  janeiro/2019

  dezembro/2018

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Escola do Legislativo Dep. Romildo Bolzan - (51) 3210-1167 - escola.legislativo@al.rs.gov.br
Login