» Matéria

MATÉRIA

 
ESCOLA DO LEGISLATIVO
Abertas até o dia 31 de maio as inscrições para a 47ª edição do Programa Deputado Por Um Dia
Olga Arnt - MTE 14323 - 08:20 - 16/04/2016 - Foto: Juliana Mutti
Projeto propicia que estudantes vivenciem a rotina parlametnar
Projeto propicia que estudantes vivenciem a rotina parlametnar

Já estão abertas as inscrições para a 47ª edição do Deputado Por Um Dia, programa realizado pela Assembleia Legislativa que possibilita aos estudantes vivenciarem a rotina parlamentar, elaborando, discutindo e votando projetos de lei numa sessão plenária. Podem participar alunos do 7º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas (municipais e estaduais) e privadas. As inscrições, que encerram no dia 31 de maio, devem ser feitas em formulário eletrônico pelas direções dos estabelecimentos de ensino no link http://www2.al.rs.gov.br/escola/Principal/tabid/2296/Default.aspx .

Criado pela Resolução 2766, de 11 de maio de 1999, o programa desenvolvido pela Escola do Legislativo Romildo Bolzan tem como objetivos aproximar o Parlamento da comunidade escolar, contribuir na formação da cidadania, estimular o surgimento de jovens lideranças e mostrar a importância do Poder Legislativo para o fortalecimento da democracia e desenvolvimento da sociedade.

Escolha
As cinco escolas participantes serão selecionadas por sorteio, a ser realizado na 46ª Sessão Plenária do Estudante, que ocorrerá dia 20 de junho no Plenário 20 de Setembro do Palácio Farroupilha, local em que os deputados se reúnem para debater a aprovar as leis. Os alunos de cada escola contemplada deverão elaborar um projeto de lei que será discutido e votado na sessão plenária. Antes, eles participarão de atividades culturais e ligadas à questão da cidadania. Já está confirmada a apresentação da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul.

Novidades
A novidade deste ano é a elaboração de um vídeo com palestras da jornalista Vanessa Lopez e da ex-servidora Regina Barnasque para explicar o programa às direções das escolas, professores e estudantes. A diretora da Escola do Legislativo Romildo Bolzan, Gislaine Monza da Silveira, revela que está programada também a realização de uma videoconferência para que os interessados possam tirar suas dúvidas. “Contamos com a cumplicidade dos diretores e professores que se comprometeram em reunir os alunos para apresentar o material. Com isso, estamos nos adequando à nova realidade financeira, que reduz as possibilidades de viagens, e ao mundo virtual”, aponta.

46ª edição
As escolas participantes da 46ª edição do programa, que ocorrerá dia 20 de junho, são a Escola Municipal de Ensino Fundamental Wilson Muller, de Pelotas; Escola Estadual de Ensino Fundamental Presidente Vargas, de Caxias do Sul; Escola Básica Estadual Cícero Barreto, de Santa Maria; Colégio Estadual Paula Soares, de Porto Alegre, e Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Castelo Branco, de Carazinho.

Indicar Matéria
Versão de Impressão
BlogThis
Sessão Plenária - Deputado por Um dia

OUTRAS MATÉRIAS

  outubro/2020

  setembro/2020

  janeiro/2020

  novembro/2019

  outubro/2019

  agosto/2019

  julho/2019

  maio/2019

  fevereiro/2019

  janeiro/2019

  dezembro/2018

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Escola do Legislativo Dep. Romildo Bolzan - (51) 3210-1167 - escola.legislativo@al.rs.gov.br
Login