» Matéria

MATÉRIA

 
PARLAMENTO
Música e mensagens de estímulo marcam a abertura da 46ª edição do Deputado Por Um Dia
Olga Arnt - MTE 14323 - 12:29 - 22/08/2016 - Foto: Guerreiro
Teatro Dante Barone recebeu jovens na abertura do Deputado Por Um Dia
Teatro Dante Barone recebeu jovens na abertura do Deputado Por Um Dia

A abertura oficial da 46ª edição do programa Deputado Por Um Dia, na manhã desta segunda-feira (22), no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, foi marcada por música, emoção e mensagens de estímulo à participação dos jovens na política e nos processos decisórios. A Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul, regida pelo maestro Telmo Jaconi, animou o público, formado, especialmente, por estudantes e professores das cinco escolas gaúchas sorteadas para participarem da atual edição do projeto, instituído em 1999 pelo Parlamento gaúcho.

A presidente do Legislativo, deputada Silvana Covatti (PP), afirmou que a participação dos jovens na política é fundamental. “Tudo passa pela política. Acredito na garra e determinação da juventude para renovar as ideias e o fazer político. Se é de um recomeço que precisamos, ele pode estar nos rostos dos meninos e meninas que hoje estão aqui para vivenciar um pouco da rotina parlamentar”, afirmou, enfatizando que os “jovens são uma inspiração para seguir em frente”.

Acrescentou que considera esta como uma das mais importantes iniciativas do Parlamento gaúcho, enquanto Poder de Estado. "Uma experiência muito rica. Como professora, me agrada imensamente ver estes rostinhos animados, cheios de expectativas”, comentou.

A deputada disse ainda que o Programa Deputado por um Dia possibilita aos estudantes ter a vivência dos desafios e limites da atuação parlamentar. “Nosso propósito é permitir que os jovens conheçam um pouco do que é o Parlamento, de como funciona e do seu alcance. Aqui, fazemos leis, fiscalizamos o Executivo, discutimos assuntos de interesse da sociedade e analisamos questões muitas vezes polêmicas”, ressaltou a presidente.

A Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul, formada por alunos de 10 a 16 anos oriundos de escolas públicas, deu um show à parte, executando obras de Vivaldi a Teixeirinha, passando pelos Beatles e por nomes consagrados da música do Rio Grande do Sul e latino-americana, como Leonardo e o uruguaio Alfredo Zitarrosa.

Programação
Após a cerimônia de abertura, dois alunos de cada uma das cinco escolas sorteadas participaram de uma reunião de líderes na sala da Presidência da Assembleia, na qual definiram a Ordem do Dia, tal qual acontece na rotina parlamentar. Nesta oportunidade, a deputada Silvana ressaltou a importância da participação feminina no processo político. "As meninas, as mulheres, e os jovens em geral, devem buscar seus espaços. As mulheres precisam acreditar mais nas próprias mulheres", frisou, reforçando sua condição de primeira mulher a ocupar a presidência do Legislativo rio-grandense em 180 anos, "mas não sem muito lutar", apontou. Os demais estudantes reuniram-se, ao mesmo tempo, no Memorial do Legislativo. À tarde, na sessão plenária, acontece a votação das propostas acordadas na reunião das lideranças partidárias.

Cidadania
Realizado pela Escola do Legislativo Romildo Bolzan, o Programa Deputado Por Um Dias procura aproximar o Parlamento da comunidade escolar, contribuir para a formação da cidadania e estimular o surgimento de jovens lideranças. Podem participar estudantes da 7º série do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio das escolas das redes pública ou privada do Rio Grande do Sul.

Participam desta edição do programa, estudantes da Escola Básica Estadual Cícero Barreto, de Santa Maria; Escola Municipal de Ensino Fundamental Wilson Müller, de Pelotas; Colégio Paula Soares, de Porto Alegre; Escola Estadual de Ensino Fundamental Presidente Vargas, de Caxias do Sul; e Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Castelo Branco, de Carazinho.

Indicar Matéria
Versão de Impressão
BlogThis
Presidência

OUTRAS MATÉRIAS

  outubro/2020

  setembro/2020

  janeiro/2020

  novembro/2019

  outubro/2019

  agosto/2019

  julho/2019

  maio/2019

  fevereiro/2019

  janeiro/2019

  dezembro/2018

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Escola do Legislativo Dep. Romildo Bolzan - (51) 3210-1167 - escola.legislativo@al.rs.gov.br
Login