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ESCOLA DO LEGISLATIVO
Na abertura do projeto Deputado Por Um Dia, Pretto pede que jovens não desistam da política
Francis Maia - MTE 5130 - 12:30 - 27/11/2017 - Foto: Caco Argemi - ALRS

Na abertura na manhã desta segunda-feira (27), da 49ª edição do projeto Deputado Por Um Dia, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Edegar Pretto (PT), pediu aos 55 jovens das cinco escolas públicas que ao longo do dia estarão desempenhando as funções legislativas, que compreendam a importância da participação política e não desistam da intervenção na realidade como cidadãos. Uma promoção da Escola do Legislativo, o evento é realizado duas vezes ao ano e permite aos jovens o desempenho das responsabilidades dos deputados em atividades nas comissões técnicas e em plenário, apresentando e defendendo projetos de lei.

“Vivemos um momento de criminalização e demonização da política, mas existem políticos, homens e mulheres, interessados em fazer da política a possibilidade de transformar a vida daqueles que mais precisam”, destacou o dirigente do Legislativo. Embora alguns políticos “não honrem a representação pelo voto”, Pretto observou que o discurso de desconstrução da política, de que “quem está neste mundo não é coisa boa”, torna os políticos e os partidos sinônimo de “coisa ruim”, mas, “digo de coração, que nem todos os políticos são iguais, assim como nem todos os empresários, professores, taxistas ou comerciantes são iguais”. Disse, ainda, que “esta onda objetiva afastar as pessoas da política”, pedindo aos jovens que não se distanciem, porque “é por meio da política que são definidas as verbas públicas para saúde, educação ou agricultura familiar”. Do contrário, “cada vez mais as escolhas serão definidas pelos interesses de grupos menores que patrocinam as campanhas eleitorais”.

Com o Salão Júlio de Castilhos lotado, o presidente da Assembleia, juntamente com a diretora da Escola do Legislativo, Gislaine Monza, fez a entrega de placa comemorativa aos diretores e professoras que acompanham os jovens da Escola Estadual de Ensino Médio Cyrino Luiz de Azevedo, de Santana do Livramento; Instituto Estadual de Educação São João Batista, de Herval; Colégio Estadual Marechal Floriano Peixoto; Escola Estadual de Ensino Básico Frei Casimiro Zaffonato, de Ipê; e a Escola Estadual de Ensino Fundamental Fernando Albino da Rosa, de Santa Rosa.

Logo em seguida, o grupo musical Família Tríade, vinculado ao projeto Associação Sol Maior, apresentou quatro músicas, das quais duas de autoria dos jovens autores e cantores. Coordenados por Douglas Daniel da Silva Portilho, os três músicos que iniciaram na ONG Sol Maior como alunos, e hoje estão contratados como professores de música, Leonardo, Esthevam e João Vitor, exibiram suas composições em forma de hip hop e sintonizadas com a temática de dúvidas, medos e desafios enfrentados pela juventude brasileira das periferias. A Sol Maior recebeu placa comemorativa pela parceria com a Assembleia.

Depois da abertura, os 55 jovens deputados partiram para a reunião com os Líderes das Bancadas das escolas participantes, no gabinete da presidência, para discussão e encaminhamento dos cinco projetos de lei em pauta para apreciação e votação na sessão plenária das 14h, no Plenário 20 de Setembro.

Apoio emocional e placas solares nas escolas
Os projetos tratam de temas como valorização do espaço escolar – Semana Escola Viva, proposição do Partido da Renovação Estudantil Santanense, vinculado à Escola Estadual de Ensino Médio Cyrino Luiz de Azevedo, de Santana do Livramento; acampamento farroupilha nas escolas estaduais para resgatar a cultura gaúcha, iniciativa do Partido da Liderança Jovem, do Instituto Estadual de Educação São João Batista, de Herval; o Dia do Apoio Emocional nas escolas da rede pública, sugestão do Partido Marechal Floriano, do Colégio Marechal Floriano Peixoto, de Porto Alegre; o programa Política Também se Aprende na Escola – Formando Eleitores Conscientes nas Escolas Públicas, proposta do Partido da Juventude Democrática, da Escola Estadual de Educação Básica Frei Casimiro Zaffonato, de Ipê; e a colocação de placas solares nas escolas da rede pública estadual, aplicando a energia sustentável, intenção do Partido Fernando Albino, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Fernando Albino da Rosa, de Santa Rosa.

As escolas representam as regiões da Fronteira, Sul, Metropolitana, Nordeste e Noroeste do Rio Grande do Sul.

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