» Matéria

MATÉRIA

 
ESCOLA DO LEGISLATIVO
Jovens participam da 51ª edição do programa Deputado Por Um Dia
Francis Maia - MTE 5130 - 12:40 - 07/10/2019 - Foto: Celso Bender
Abertura aconteceu no Teatro Dante Barone com programação cultural
Abertura aconteceu no Teatro Dante Barone com programação cultural

A 51ª edição do programa Deputado Por Um Dia teve sua abertura oficial na manhã desta segunda-feira (7), no Teatro Dante Barone. Os estudantes foram recebidos pelo superintendente-geral da Assembleia, Marcelo Martinelli, e pela diretora da Escola do Legislativo, Gislaine Monza.  Antes do início das atividades legislativas, os alunos-deputados cumpriram o ritual solene cantando os hinos nacional e rio-grandense e, logo em seguida, assistiram apresentação musical e de dança dos alunos do Projeto Sol Maior.

Os jovens das cinco escolas que participam este ano do programa foram orientados a respeito dos propósitos da iniciativa. “É nosso principal projeto com a comunidade”, definiu Martinelli. Ele explicou que todas as atividades que os estudantes estarão cumprindo ao longo do dia de hoje “serão idênticas àquelas que os deputados estarão cumprindo amanhã, tanto na reunião de líderes quanto no plenário”.  O superintende-geral observou que a experiência é planejada para  aproximar o jovens da vida pública, e que eles podem se tornar os futuros representantes da sociedade, como agentes políticos.

O grupo parlamentar juvenil foi recepcionado pelos talentos musicais da ONG Sol Maior, projeto de inclusão de crianças e adolescentes através da música e dança, desenvolvido no Multipalco do Teatro São Pedro e também no bairro Humaitá, em Porto Alegre. Daniel Portilho, que responde pelo projeto, foi homenageado pela Assembleia, uma vez que é a quarta participação do grupo na recepção aos jovens que se deslocam das escolas para a simulação das atividades parlamentares.

Responsável pela execução do Programa Deputado Por Um Dia, a diretora da Escola do Legislativo, Gislaine Monza, orientou os diretores, professores e alunos para o deslocamento até a Sala da Presidência, no segundo andar do Palácio Legislativo, para o início da reunião de líderes, o encontro que semanalmente define a pauta de projetos que estarão na Ordem do Dia para votação em plenário, conforme determina o Regimento Interno da Assembleia.

O programa Deputado por um Dia surgiu em 1999 com o objetivo de proporcionar a alunos das redes pública e privada, da 7ª série do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, a experiência de atuar como deputados, discutir e votar projetos de lei na Sessão Plenária do Estudante. Este ano, pela primeira vez, foi escolhido o tema do meio ambiente para os projetos de lei elaborados pelos estudantes.

Escolas trazem preocupações ambientais
Neste ano, os jovens se deslocaram de São Borja, Passa Sete, Gravataí, Nova Bassano e Guarani das Missões. Focados no tema do meio ambiente, cada escola veio com suas propostas de projeto de lei. O Partido Militinense (PM), de São Borja, quer instituir o Programa de Incentivo à Implantação de Hortas Comunitárias e Compostagem; o Partido Estudantil José Reche (PEJR), de Passa Sete, pretende instituir o Programa de Incentivo à Diminuição e à Orientação do Uso de Agrotóxicos em Lavouras Próximas a Propriedades Produtoras de Mel no Estado; o Partido Tuiutiense de Gravataí (PTG), objetiva a implantação de sistema de cisternas nas escolas da rede pública de ensino; já o Partido Movimento Jovem Colbachini (PMJC), de Nova Bassano, vai defender o Programa de Incentivo à Implementação de Escolas Sustentáveis na Rede Pública Estadual; e o Partido Filhos da Terra (PFT), de Guarani das Missões, tem como tema principal o projeto de lei que torna obrigatória a utilização de sacolas biodegradáveis por estabelecimentos comerciais no RS.

Eles e elas estudam na Escola Estadual de Ensino Médio Militina Pereira Alvarez, de São Borja; na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Rech, de Passa Sete; na Escola Estadual de Ensino Médio Tuiuti, de Gravataí; no Colégio Estadual Pe. Colbachini, de Nova Bassano; e na Escola Estadual de Ensino Médio João Przyczynski, de Guarani das Missões. Depois da reunião de líderes, na sala da Presidência, os jovens estarão no Plenário 20 de Setembro, a partir das 14 horas, para a Sessão Plenária do Estudante.

Programação:
 
  • 10h: Recepção às Escolas participantes, no Vestíbulo Nobre.
  • 10h30: Abertura oficial do Programa, no Teatro Dante Barone. Apresentação artística da ONG Sol Maior, com grupo de música e dança.
  • 11h30: Reunião com os Líderes das Bancadas, na Sala da Presidência.
  • 14h: Sessão Plenária do Estudante, no Plenário “20 de Setembro”.
  • 17h: Encerramento do Programa, no Vestíbulo Nobre.
Indicar Matéria
Versão de Impressão
BlogThis
Deputado por um dia

OUTRAS MATÉRIAS

  novembro/2019

  outubro/2019

  agosto/2019

  julho/2019

  maio/2019

  fevereiro/2019

  janeiro/2019

  dezembro/2018

  novembro/2018

  agosto/2018

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Escola do Legislativo Dep. Romildo Bolzan - (51) 3210-1167 - escola.legislativo@al.rs.gov.br
Login