» Matéria

MATÉRIA

 
BALANÇO 2019
Escola do Legislativo foca no bem-estar do servidor em 2019
Letícia Rodrigues* - MTE 9373 - 08:30 - 06/01/2020 - Foto: André Lisbôa
A Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan é vinculada ao gabinete da Presidência da Assembleia. Entre as atribuições da Escola está a responsabilidade pela elaboração e execução de projetos de integração com a sociedade para formação de cidadania, capacitação de agentes políticos e o estímulo a pesquisas e debates acerca de temas relacionados ao Poder Legislativo. A estrutura organizacional da Escola é composta por duas divisões: a Divisão de Ensino, Desenvolvimento e Treinamento e a Divisão de Biblioteca, Pesquisa e Extensão.
 
Em 2019, a Escola teve dois objetivos norteadores de suas ações, segundo a diretora Gislaine Monza: capacitar os novos servidores da Casa, visto que houve uma renovação considerável (50,9%) de deputados e seus assessores para a 55ª legislatura, e a busca pela melhoria na qualidade de vida do servidor da Assembleia, essencial para o desenvolvimento de um bom trabalho.
 
Divisão de Ensino, Desenvolvimento e Treinamento
A Divisão planeja e viabiliza a realização de cursos destinados a parlamentares e servidores da Assembleia Legislativa, ministrados por seus servidores ou por colaboradores de outras instituições. Com a grande mudança no quadro de servidores da Assembleia, o direcionamento dos cursos, palestras e workshops foi para este grupo. Ao total, em 2019, foram 12 capacitações, que tiveram um total de 666 inscritos. Destaca-se, para o novo pessoal, o curso “Conhecendo a ALRS”, que contou com duas edições e 168 inscritos.
 
A qualidade de vida do profissional da Assembleia é o outro ponto de destaque da Divisão. Neste sentido, aulas de yoga estão sendo ofertadas duas vezes por semana. Ministrada por um servidor da casa, a yoga é prática comum de grandes empresas e ajuda a reduzir estresse e a ansiedade e aumenta a disposição para a realização das tarefas laborais. Seguindo a mesma linha, a Escola também trouxe, em 2018, o Programa Sobremesa Italiana, desenvolvido por Fernando Biffignandi desde 2014 na prefeitura de Porto Alegre. O objetivo da iniciativa, que ocorre uma vez por mês, é difundir a cultura italiana de forma lúdica.
 
Além das capacitações presenciais, houve um grande investimento no Ensino à Distância. Na Plataforma do Conhecimento (http://moodle.al.rs.gov.br), que teve 22.413 atividades efetivadas pelos usuários logados, estão disponíveis videoaulas sobre questões presentes no cotidiano administrativo da Assembleia, como nomeações e exonerações, diárias, sistemas de cotas para custear as despesas dos gabinetes, indenização veicular e passagens aéreas.
 
Divisão de Biblioteca, Pesquisa e Extensão 
A Divisão de Biblioteca, Pesquisa e Extensão coordena a Biblioteca Borges de Medeiros e projetos de pesquisa. Realiza seminários, palestras e outros eventos de extensão. É responsável pelo programa Deputado Por Um Dia, projeto Encontro com Universitários e publicações, como a Revista Estudos Legislativos, folders, cartilhas e outros materiais. 
 
Livros
Foram aprovadas, pela administração da Casa, a aquisição de 131 novos livros para compor o acervo da Biblioteca. Os novos livros podem ser consultados no Catálogo Online da Biblioteca Virtual (www.biblioteca.al.rs.gov.br).
 
Movimentação
  • Total de livros emprestados – 801
  • Acessos à biblioteca virtual – 68.162
  • Obras incorporadas ao acervo geral e coleção da ALRS – 271
Encontro com universitários
A Divisão de Biblioteca, Pesquisa e Extensão realizou duas edições, ao longo de 2019, do programa Encontro com Universitários. Uma das reuniões foi com estudantes de Direito da Faculdade IMED de Porto Alegre. O segundo e último encontro, sempre realizado no Memorial do Legislativo, foi com alunos de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade de Santa Cruz.
 
Deputado por Um Dia
Evento já incorporado à agenda da Assembleia Legislativa, o programa Deputado por Um Dia, chegou à sua 51ª edição, em 7 de outubro de 2019.
 
Criado em 1999, é um programa onde jovens estudantes atuam como deputados, vivenciando a experiência de elaborar, discutir e votar projetos de lei na Sessão Plenária do Estudante, que propicia o conhecimento das atividades político-parlamentares, além de contribuir à formação da cidadania, estimulando o surgimento de novas lideranças. Podem participar alunos a partir do 7º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio das redes pública e privada do ensino municipal e estadual do Rio Grande do Sul.
 
A edição desde ano foi integrada por alunos de cinco cidades do Estado: São Borja, Passa Sete, Gravataí, Nova Bassano e Guarani das Missões. Como forma de apoio à preparação das escolas participantes, foram produzidas, em parceria com a TVAL, palestras em vídeo, disponíveis no portal da Escola do Legislativo, Programa Deputado Por Um Dia.
 
ALRS na 64ª edição da Feira do Livro
Entre 1º a 17 de novembro de 2019, 1315 pessoas estiveram no estande do Parlamento rio-grandense instalado na Feira do Livro da Capital, na Praça da Alfândega. Ao total, foram distribuídos 13.667 exemplares de materiais institucionais como cartilhas, separatas, livros, folhetos e boletins produzidos pelas bancadas partidárias, gabinetes e comissões parlamentares. 
 
*Com informações de André Lisboa (estagiário de Jornalismo)
Indicar Matéria
Versão de Impressão
BlogThis
Escola do Legislativo - Aula de Yoga

OUTRAS MATÉRIAS

  setembro/2020

  janeiro/2020

  novembro/2019

  outubro/2019

  agosto/2019

  julho/2019

  maio/2019

  fevereiro/2019

  janeiro/2019

  dezembro/2018

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Escola do Legislativo Dep. Romildo Bolzan - (51) 3210-1167 - escola.legislativo@al.rs.gov.br
Login