» Principal

Última Notícia

 
BALANÇO DO SEMESTRE
Escola do Legislativo capacita servidores e aproxima sociedade do Parlamento
Marinella Peruzzo - MTE 8764 - 08:30 - 28/07/2017 - Foto: Marcelo Bertani
Estudantes gaúchos vivenciam rotina do parlamento no projeto Deputado Por Um Dia
Estudantes gaúchos vivenciam rotina do parlamento no projeto Deputado Por Um Dia
Ações como o programa Deputado por um Dia, pelo qual estudantes vivenciam a rotina do Parlamento, cursos e palestras para servidores da Casa e a edição da Revista Estudos Legislativos mobilizaram a equipe da Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan Júnior na primeira metade de 2017. “Foi um semestre de muito trabalho e realizações, principalmente em relação ao programa Deputado por um Dia, que envolve toda a estrutura do setor durante todo o período”, explica a coordenadora da Divisão de Biblioteca, Pesquisa e Extensão da Escola, Sônia Brambilla. “O objetivo é formar cidadãos mais participativos que entendam a importância do poder legislativo para a democracia”, complementa.

 

Realizado no dia 26 de junho, o 48º Deputado por um Dia contou com a participação dos alunos de escolas de Dom Pedrito, Cachoeira do Sul, Estância Velha, Paraí e Salto do Jacuí. Na abertura dos trabalhos, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Edegar Pretto (PT), fez um apelo aos jovens para que não se afastassem da política. “O que nós conquistamos – que é a possibilidade de escolher os nossos representantes pelo voto – custou muito caro no nosso país”, explicou o presidente. “Muitos brasileiros deram inclusive a vida para permitir que pudéssemos escolher nossos representantes”, acrescentou.

Cursos e palestras
A Escola do Legislativo promoveu no semestre atividades voltadas à capacitação e ao aprimoramento de seus servidores. Foram oferecidos os seguintes cursos e palestras: Primeiros Socorros, Técnica e Processo Legislativo, Gestão e Fiscalização de Contratos e Coaching nas Organizações – os dois últimos em parcerias com o TCE e a Fadergs, respectivamente. Também ocorreram treinamentos em Word 2013 e sistemas de Proposições PRO Módulo LDO, SEI e RHE – Módulo Efetividade.  Dentro do Projeto Encontro com Universitários foram promovidas duas palestras para alunos do curso de Direito da PUC e da URI de Frederico Westphalen.

Revista
Outro compromisso da Escola do Legislativo, efetivado por meio de uma comissão formada por servidores de diferentes setores da Casa, é a edição da Revista Estudos Legislativos. Em reunião no dia 3 de julho, definiu-se que as questões de gênero seriam o tema da próxima publicação. 

Próximas atividades
Para o segundo semestre, a Escola prepara mais uma edição do programa Deputado por um Dia. As cinco escolas participantes foram determinadas por sorteio na última edição da atividade: Escola Estadual de Ensino Médio Cyrino Luiz de Azevedo, de Santana do Livramento, Instituto Estadual de Ensino São João Batista, de Herval, Colégio Estadual Floriano Peixoto, de Porto Alegre, Escola Estadual de Ensino Básico Frei Casimiro Zaffonato, de Ipê, e Escola Estadual de Ensino Fundamental Fernando Albino da Rosa, de Santa Rosa.

Estão programadas ainda as participações da Escola do Legislativo, representando a Assembleia, em dois grandes eventos culturais do Estado: a 63ª Feira do Livro de Porto Alegre, de 1º a 19 de novembro, e a Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo, de 2 a 6 de outubro. O Parlamento estará presente com estande para divulgação de suas publicações.

Indicar Matéria
Versão de Impressão
BlogThis
Sessão Plenária do Estudante

Acesse

 

Logotipo Interlegis

    

Associada à

 

 

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Escola do Legislativo Dep. Romildo Bolzan - (51) 3210-1167 - escola.legislativo@al.rs.gov.br
Login