» Principal

Notícia

 

Estudantes da Unisinos participam do Encontro com Universitários 
Celso Luiz Bender - MTE 5771 | Agência de Notícias - 15:30-06/04/2017 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727

 

Alunos do 1º semestre do curso de Direito da Unisinos, sede de Porto Alegre, participaram, no início da tarde desta quinta-feira (6), no plenário Bento Gonçalves do Memorial do Legislativo, de mais uma edição do projeto Encontro com os Universitários, promoção da Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

 

Acompanhados da professora Roberta Gubert, os 18 estudantes assistiram à palestra do procurador-geral do Parlamento, Fernando Ferreira, que tratou de três temas que envolvem o Legislativo: as funções do Poder Legislativo (afinal, o que faz o Legislativo? que é mais do que simplesmente aprovar leis), Ética Parlamentar (direitos, prerrogativas e obrigações dos parlamentares) e Comissões Parlamentares de Inquérito. “Trouxemos situações que entendíamos estar dentro do interesse e curiosidade dos alunos, em início do curso”, explicou o procurador. Fernando Ferreira classificou como “importantíssima, a iniciativa da Escola do Legislativo, pelo contato mais direto de estudantes com o funcionamento, de fato, do Estado, trazendo mais para próximo da realidade o conceito acadêmico”, acrescentou.

 

A diretora da Escola do Legislativo, Gisa Monza, explicou que a iniciativa atende a um dos objetivos do espaço, que é aproximar a comunidade escolar do Legislativo, mostrando a importância da democracia e o que fazem os deputados. Anunciou para 31 de maio outro encontro, desta vez com alunos da URI (Universidade Regional Integrada), de Frederico Westphalen. Disse ainda que a iniciativa, já de alguns anos, “vem dando certo, o que nos deixa felizes diante dos resultados do intercâmbio com instituições de ensino”.

 

A professora Roberta, que recebeu dois exemplares da publicação "Tornar-se Mulher", de Lenira Fleck e Liana Timm, editada pela Assembleia por iniciativa da Escola do Legislativo, igualmente destacou a importância do evento. “Muito instrutivo, para que os alunos, desde o começo dos cursos, tenham relacionamento com os Poderes e suas funções, mesclando discurso e prática”, ponderou.

  

 

Escola do Legislativo dá continuidade a curso de primeiros socorros para servidores da AL 
Francis Maia - MTE 5130 | Agência de Notícias - 17:50-20/02/2017 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727 - Foto: Guerreiro

 

 

Os servidores da área de Segurança da Assembleia Legislativa participaram nesta segunda-feira (20) do segundo módulo do Curso de Primeiros Socorros, uma iniciativa da Escola do Legislativo. As noções básicas de urgência e emergência que envolvem os procedimentos iniciais em vítima em situação de perigo foram dados pela enfermeira Juliana Stroeher, do Senac, com lições didáticas e também demonstração prática realizada no Salão Bento Gonçalves do Memorial do Legislativo.

 

Nos 12 andares do Palácio Farroupilha circulam diariamente mais de 1.500 pessoas, alcançando até três mil em dias de votações polêmicas, população que se soma aos mais de 1.300 servidores do Legislativo. Esse fluxo de pessoas exige da Diretoria de Segurança cuidados e domínio das ações de primeiros socorros, o que motivou a realização do curso.

 

Juliana Stroeher abordou os casos de parada cardiorrespiratória, politraumatismo, hemorragia, queimadura, obstrução de via aérea, fraturas e remoção de vítimas. Todas as situações que envolvem os primeiros socorros, conjunto de procedimentos que devem ser aplicados a uma vítima em perigo, de forma a manter seus sinais vitais e a evitar o agravamento do seu estado enquanto se aguarda auxílio médico especializado (Corpo de Bombeiros, SAMU), compreendem o Suporte Básico de Vida (SBV), que consiste em assegurar as funções vitais de respiração e circulação da pessoa, e o Suporte Avançado de Vida (SAV), que é a remoção com serviço especializado. As manobras do Suporte Básico de Vida (SBV) podem ser feitas por qualquer pessoa treinada, não havendo necessidade de ser um profissional da área de saúde.

 

A urgência é a situação que não representa risco à vida da pessoa, como a hipotensão. Já a emergência apresenta risco de vida, como é o caso da parada cardiorrespiratória. Assim, o treinamento habilita o socorro à vítima e fornece noções para evitar atos equivocados que coloquem a vida em risco. O socorrista, ensinou Juliana, deve possuir firmeza e segurança nas atitudes; agir com rapidez sem provocar correria; deve ter capacidade de improvisação; evitar agitação e afastar curiosos; evitar comentários sobre o estado da vítima; manter a vítima calma; preservar as vítimas o máximo possível até a chegada do atendimento especializado. Para que os procedimentos tenham sucesso o lema do socorrista deve ser “primeiro eu”, assegurando a segurança da cena (fios energizados, produção de gases e vapores químicos, tráfego de veículos, focos de incêndio, ponto de desabamentos), o uso adequado de equipamentos de proteção individual e evitar a exposição ao HIV, hepatite, infecções virais e bacterianas de vias aéreas.

 

Além do material didático distribuído aos participantes do curso, a profissional de saúde discorreu sobre situações que têm se repetido no entorno da Praça da Matriz, nos períodos de manifestações de sindicalistas e ativistas políticos em confronto com a polícia, que é o gás lacrimogêneo. Ela avaliou que seria adequado adotar máscaras próprias para evitar inalação do gás.

 

___________________________ 

 

LANÇAMENTO

REVISTA ESTUDOS LEGISLATIVOS - 2016

(Clique na capa para acessar o texto integral)

 

 

 
Ano 10, n.10, 2016  
 

_____________________________

 

 

 

Diretora da Escola do Legislativo avalia atividades de 2016

28/12/2016 - 17:39

 

A diretora da Escola do Legislativo, Gislaine Monza, concede entrevista sobre as atividades de 2016, quando foram marcados os 15 anos de atividades na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Como destaque desse momento foi realizado o lançamento do livro "Tornar-se Mulher?", no ano que o Parlamento gaúcho foi presidido por uma mulher, deputada Silvana Covatti (PP).

 

A Escola desenvolve seus projetos por meio da Divisão de Biblioteca, Pesquisa e Extensão e da Divisão de Ensino, Desenvolvimento e Treinamento.

 

Repórter: Claudia Paulitsch

 

Ouça a matéria da Rádio AL.

 

 

 

Silvana Covatti prestigia lançamento de publicação da Escola do Legislativo 
Leonardo Caldas Vargas - MTE/SC 2370 | Presidência - 17:55-14/12/2016 - Edição: Letícia Rodrigues - MTE 9373 - Foto: Guerreiro

 

 

A presidente do Legislativo gaúcho, deputada Silvana Covatti (PP), participou, na tarde desta quarta-feira (14), do lançamento do Livro "Tornar-se Mulher?", uma publicação institucional, de autoria de Liana Timm e Lenira Fleck, coordenada pela Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan. 

 

“O nome já diz muito: Tornar-se Mulher? Ser mulher é uma atitude que nos acompanha desde o momento em que abrimos os olhos para o mundo. Em nossa postura com a família e amigos. E, claro, uma atitude ligada diretamente a nossa autoestima. Temos que saber que somos capazes, que podemos sempre chegar onde queremos”, disse a presidente.

 

As autoras lembraram que o livro traz vários exemplos de mulheres que mostram que a estrada é longa, mas que pode render belos frutos. Trata-se da história de oito mulheres guerreiras que nos brindam com inspiração de suas vidas.

 

O evento também marca os 15 anos da Escola do Legislativo. “Este evento está repleto de de mulheres formidáveis. A própria Escola do Legislativo é um exemplo disso. Um exemplo de sucesso, tocado por mulheres de garra que tão bem representam o bom trabalho desta Casa. São 15 anos de grandes projetos, prêmios e capacitações realizados pela Escola do Legislativo. Com destaque para a referendada formação de cidadãos, através do nosso “Deputado por Um Dia”. Orgulho que cada um dos 55 deputados carrega por onde vai. Vivemos hoje um momento de celebração. Celebração pela nossa jovem Escola. E, em especial, por esta obra que nos lembra o quanto podemos sempre mais”, concluiu a parlamentar.

 

A diretora da Escola do Legislativo, Gislaine Monza, esteve presente no evento acompanhada das servidoras da Casa.

 

© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.

 

 

 

Programa Deputado por Um Dia proporciona vivência do Legislativo aos estudantes gaúchos 
Celso Luiz Bender - MTE 5771 | Agência de Notícias - 18:10-05/12/2016 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727 - Foto: Vinicius Reis

 

 

A Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan promoveu, nesta segunda-feira (5), a 47ª edição do programa Deputado Por Um Dia. Após a cerimônia de abertura pela manhã, os estudantes debateram e votaram, à tarde, na Sessão Plenária do Estudante, os projetos de lei elaborados por eles. O vice-presidente da Assembleia Legislativa, Adílson Troca (PSDB), que presidiu a sessão, explicou as etapas da sessão plenária e apresentou os partidos representativos dos colégios presentes. Na sequência, os estudantes apresentaram, discutiram e votaram as proposições.

 

Antes, parlamentares deram as boas-vindas aos professores, estudantes e representantes das escolas. Participaram a Escola Estadual de Ensino Fundamental Brigadeiro Antônio Sampaio, de Alvorada; a Escola Estadual de Ensino Médio Irmão Irineu, de Antônio Prado; o Instituto Estadual de Educação Dr. Bulcão, de Lavras do Sul; a Escola Estadual de Ensino Médio Presidente Afonso Pena, de Paraíso do Sul; e a Escola Estadual de Educação Básica São Martinho, de São Martinho.

 

A deputada Zilá Breitenbach (PSDB) ressaltou a importância da participação dos jovens no processo legislativo. “Sejam bem-vindos a este espaço, onde acontece o debate de questões essenciais à sociedade gaúcha. É bom que, desde cedo, vocês exercitem a defesa das suas ideias, que solidifiquem a cidadania. É no Legislativo que este processo se consolida”, apontou.

 

Juvir Costella (PMDB) igualmente frisou a importância da presença dos jovens no Parlamento. “Vocês exercem um mandato legítimo, uma vez que foram escolhidos por seus colegas. Carregam, assim, a responsabilidade da representação”, disse. Citou o momento do país e do Estado. “Há uma crise globalizada no campo da economia. De outra parte, uma parte significativa da sociedade repudia setores da classe política, e muito fazem por merecer. Assim, vocês são a nossa esperança de dias melhores para todos nós”, agregou.

O deputado Frederico Antunes (PP) ressaltou a satisfação da Casa em receber os “jovens deputados e deputadas, e parabéns aos projetos Lei foram construídos nos locais de ensino de vocês. Tenho 18 anos de Assembleia e afirmo: nada se consegue sozinho, nem aqui, no Parlamento, nem fora dele. É preciso união, pois somente um cidadão nada muda. De outra parte, é preciso saber relacionar-se, respeitando as diferenças, e aproximando-se dos que têm posições afins”, alertou. Também compôs a Mesa a deputada Liziane Bayer (PSB). 

 

Leia a matéria completa.

 

 

 

Deputada Liziane Bayer abre atividades da 47ª edição do projeto Deputado Por Um Dia 
Vicente Romano - MTE 4932 | Agência de Notícias - 12:50-05/12/2016 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727 - Foto: Vinicius Reis

  

 

 A deputada Liziane Bayer (PSB) representou a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa na abertura das atividades da 47ª edição do projeto Deputado Por Um Dia, na manhã desta segunda-feira (5), e destacou que a iniciativa desenvolvida por meio da Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan é uma das mais importantes ações do Parlamento Gaúcho.

 

A parlamentar fez uma breve análise do cenário político pós-eleições municipais 2016 aos jovens estudantes participantes do programa, e considerou que o processo eleitoral foi marcado por um perigoso alerta. “Os principais vencedores foram os votos nulos, os votos brancos e as abstenções. A muito a se pensar sobre este resultado. Estão sendo postas à prova a crença na democracia e a credibilidade das instituições de representação popular”, salientou. Liziane registrou, porém, que ver os estudantes participando do Projeto, doando tempo e energia à experiência do aprendizado político, também simboliza um recomeço de esperança.

 

Após o pronunciamento da representante da Mesa Diretora do parlamento gaúcho seguiu-se apresentação da Orquestra Jovem do RS e a diretora da Escola, Gislaine Monza, explicou como funciona o Projeto. Mais tarde, às 11h30, os estudantes participaram de reunião de líderes, no gabinete da presidência. Às 14h, no Plenário 20 de Setembro, ocorre a Sessão Plenária do Estudante.

 

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Brigadeiro Antônio Sampaio, de Alvorada; a Escola Estadual de Ensino Médio Irmão Irineu, de Antônio Prado; o Instituto Estadual de Educação Dr. Bulcão, de Lavras do Sul; a Escola Estadual de Ensino Médio Presidente Afonso Pena, de Paraíso do Sul; e a Escola Estadual de Educação Básica São Martinho, de São Martinho participam desta edição.

 

Placa 
As deputadas Liziane Bayer e Zilá Breitenbach (PSDB), juntamente com o chefe de gabinete da presidência, Newton Prestes, e com a diretora da Escola, entregaram placa em homenagem à Orquestra Jovem do RS. 

 

 

 

Inscrições para o Deputado Por Um Dia

 
Senhor(a) Diretor(a),
 
Convidamos a inscrever sua Escola para participar, por sorteio, do Programa Deputado Por Um Dia, realizado pela Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.
 
Clique na imagem abaixo para acessar o formulário eletrônico de inscrições.
 
Estamos à disposição para outros esclarecimentos, pelo e-mail escola.biblioteca@al.rs.gov.br ou pelo fone (51) 3210 2808.
 

 

 

 

 

Acesse

 

Logotipo Interlegis

    

Associada à

 

 

 

Biblioteca Borges de Medeiros - ALRS

 

 

 

 

  

 

 


 

 

  

  

 

 

 

 

 

 

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Escola do Legislativo Dep. Romildo Bolzan - (51) 3210-1167 - escola.legislativo@al.rs.gov.br
Login