» Principal

Chamamento Público

 

 

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO

RIO GRANDE DO SUL,

POR MEIO DA ESCOLA DO LEGISLATIVO DEPUTADO ROMILDO BOLZAN,

 

Torna público às instituições de Ensino Superior do Estado o chamamento para firmar Termo de Cooperação Técnica, visando ao intercâmbio de conhecimentos, informações e experiências, mediante a realização de ações e programas educacionais. 

 

  Clique e acesse a minuta do

Termo de Cooperação Técnica

 

   

Em caso de interesse, e de acordo com o referido na minuta do Termo, envie e-mail para: escola.legislativo@al.rs.gov.br  

 

Documentos necessários:

- Estatuto Social da Instituição de Ensino;

- Registro junto ao MEC;

- Procuração do representante legal da Instituição de Ensino;

- Documentos pessoais do representante legal (RG e CIC); 

- Comprovante de endereço da Instituição de Ensino.

 

Outros documentos poderão ser solicitados, a critério da Administração da Assembleia Legislativa e nos termos da Lei 8.666/93. 

 

 

 

Apresentação

 

Conheça um pouco a nossa Escola.

São só 2 minutos!

 Clique na imagem e assista ao vídeo.

 

 

 

 

Notícia

 
BALANÇO 2019
Escola do Legislativo foca no bem-estar do servidor em 2019
Letícia Rodrigues* - MTE 9373 - 08:30 - 06/01/2020 - Foto: André Lisbôa
A Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan é vinculada ao gabinete da Presidência da Assembleia. Entre as atribuições da Escola está a responsabilidade pela elaboração e execução de projetos de integração com a sociedade para formação de cidadania, capacitação de agentes políticos e o estímulo a pesquisas e debates acerca de temas relacionados ao Poder Legislativo. A estrutura organizacional da Escola é composta por duas divisões: a Divisão de Ensino, Desenvolvimento e Treinamento e a Divisão de Biblioteca, Pesquisa e Extensão.
 
Em 2019, a Escola teve dois objetivos norteadores de suas ações, segundo a diretora Gislaine Monza: capacitar os novos servidores da Casa, visto que houve uma renovação considerável (50,9%) de deputados e seus assessores para a 55ª legislatura, e a busca pela melhoria na qualidade de vida do servidor da Assembleia, essencial para o desenvolvimento de um bom trabalho.
 
Divisão de Ensino, Desenvolvimento e Treinamento
A Divisão planeja e viabiliza a realização de cursos destinados a parlamentares e servidores da Assembleia Legislativa, ministrados por seus servidores ou por colaboradores de outras instituições. Com a grande mudança no quadro de servidores da Assembleia, o direcionamento dos cursos, palestras e workshops foi para este grupo. Ao total, em 2019, foram 12 capacitações, que tiveram um total de 666 inscritos. Destaca-se, para o novo pessoal, o curso “Conhecendo a ALRS”, que contou com duas edições e 168 inscritos.
 
A qualidade de vida do profissional da Assembleia é o outro ponto de destaque da Divisão. Neste sentido, aulas de yoga estão sendo ofertadas duas vezes por semana. Ministrada por um servidor da casa, a yoga é prática comum de grandes empresas e ajuda a reduzir estresse e a ansiedade e aumenta a disposição para a realização das tarefas laborais. Seguindo a mesma linha, a Escola também trouxe, em 2018, o Programa Sobremesa Italiana, desenvolvido por Fernando Biffignandi desde 2014 na prefeitura de Porto Alegre. O objetivo da iniciativa, que ocorre uma vez por mês, é difundir a cultura italiana de forma lúdica.
 
Além das capacitações presenciais, houve um grande investimento no Ensino à Distância. Na Plataforma do Conhecimento (http://moodle.al.rs.gov.br), que teve 22.413 atividades efetivadas pelos usuários logados, estão disponíveis videoaulas sobre questões presentes no cotidiano administrativo da Assembleia, como nomeações e exonerações, diárias, sistemas de cotas para custear as despesas dos gabinetes, indenização veicular e passagens aéreas.
 
Divisão de Biblioteca, Pesquisa e Extensão 
A Divisão de Biblioteca, Pesquisa e Extensão coordena a Biblioteca Borges de Medeiros e projetos de pesquisa. Realiza seminários, palestras e outros eventos de extensão. É responsável pelo programa Deputado Por Um Dia, projeto Encontro com Universitários e publicações, como a Revista Estudos Legislativos, folders, cartilhas e outros materiais. 
 
Livros
Foram aprovadas, pela administração da Casa, a aquisição de 131 novos livros para compor o acervo da Biblioteca. Os novos livros podem ser consultados no Catálogo Online da Biblioteca Virtual (www.biblioteca.al.rs.gov.br).
 
Movimentação
  • Total de livros emprestados – 801
  • Acessos à biblioteca virtual – 68.162
  • Obras incorporadas ao acervo geral e coleção da ALRS – 271
Encontro com universitários
A Divisão de Biblioteca, Pesquisa e Extensão realizou duas edições, ao longo de 2019, do programa Encontro com Universitários. Uma das reuniões foi com estudantes de Direito da Faculdade IMED de Porto Alegre. O segundo e último encontro, sempre realizado no Memorial do Legislativo, foi com alunos de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade de Santa Cruz.
 
Deputado por Um Dia
Evento já incorporado à agenda da Assembleia Legislativa, o programa Deputado por Um Dia, chegou à sua 51ª edição, em 7 de outubro de 2019.
 
Criado em 1999, é um programa onde jovens estudantes atuam como deputados, vivenciando a experiência de elaborar, discutir e votar projetos de lei na Sessão Plenária do Estudante, que propicia o conhecimento das atividades político-parlamentares, além de contribuir à formação da cidadania, estimulando o surgimento de novas lideranças. Podem participar alunos a partir do 7º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio das redes pública e privada do ensino municipal e estadual do Rio Grande do Sul.
 
A edição desde ano foi integrada por alunos de cinco cidades do Estado: São Borja, Passa Sete, Gravataí, Nova Bassano e Guarani das Missões. Como forma de apoio à preparação das escolas participantes, foram produzidas, em parceria com a TVAL, palestras em vídeo, disponíveis no portal da Escola do Legislativo, Programa Deputado Por Um Dia.
 
ALRS na 64ª edição da Feira do Livro
Entre 1º a 17 de novembro de 2019, 1315 pessoas estiveram no estande do Parlamento rio-grandense instalado na Feira do Livro da Capital, na Praça da Alfândega. Ao total, foram distribuídos 13.667 exemplares de materiais institucionais como cartilhas, separatas, livros, folhetos e boletins produzidos pelas bancadas partidárias, gabinetes e comissões parlamentares. 
 
*Com informações de André Lisboa (estagiário de Jornalismo)
Indicar Matéria
Versão de Impressão
BlogThis
Escola do Legislativo - Aula de Yoga

Outras Notícias

 

Escola do Legislativo realiza curso sobre fakenews

Data: 25/06/2018

Repórter: Ieda Risco 

 

Sinopse:
Informações falsas ou distorcidas espalhadas nas redes sociais têm efeitos negativos sobre democracia e o debate político.

 

Clique e assista a matéria na íntegra.

  

 

 

 

 

 

 

Fotógrafos ensinam técnicas para documentar os fatos do dia a dia do Parlamento

Data: 19/03/2018
Repórter: Everton Lima 
 
Sinopse:
Um bate-papo sobre fotografia voltado aos servidores da Assembleia Legislativa. Essa foi a atividade, promovida pela Escola do Legislativo, que reuniu fotógrafos amadores e profissionais nesta segunda-feira.
 
 
 
  
 
  
 
Balanço das atividades da Escola do Legislativo em 2017 reforça parceria com instituições de ensino para ampliar capacitação
29/12/2017 - 09:00
Edição em 14/12
Repórter: Patrícia Duarte
 
Parceria com instituições de ensino e formação para melhoria da qualidade de vida, no ambiente de trabalho e para reduzir o stress constam do balanço das atividades da Escola do Legislativo em 2017. E ainda a realização de duas edições do Projeto Deputado por um Dia e a distribuição de 30 mil publicações na Feira do Livro e na Jornada de Literatura de Passo Fundo.
 

 

 

Escola do Legislativo capacita servidores em Língua Portuguesa e Redação Oficial

30/11/2017 - 17:05

Repórter: Patrícia Duarte

 

A Escola do Legislativo Romildo Bolzan realiza no mês de dezembro curso de Comunicação, Redação Oficial e Atualização em Língua Portuguesa em parceria o Senac. Serão seis aulas sempre às segundas e quintas-feiras. A formação foi construída com base em sugestões dos próprios servidores da Assembleia Legislativa.

Ouça a matéria da Rádio AL

 

 

 

Lançada na Feira do Livro de Porto Alegre a coletânea do Prêmio Lila Ripoll
Luiz Osellame - MTE 9500 | Solar dos Câmara - 09:34-20/11/2017 - Edição: Vicente Romano - MTE 4932 - Foto: Marcelo Bertani

 
 
A premiação fomenta o desenvolvimento cultural e estimula a criação literária por meio da divulgação e valorização da poesia de tema social e de gênero
Em cerimônia realizada na tarde da última sexta-feira (17), no estande da Assembleia Legislativa na Feira do Livro de Porto Alegre, foi lançada a coletânea de poesias vencedoras do Prêmio Lila Ripoll 2017. O evento foi encerrado com sessão de autógrafos dos autores integrantes do volume desta que é a 12ª edição do Prêmio.
A publicação reúne os três primeiros colocados da premiação, que receberam medalhas e certificados, e outros 10 poemas selecionados, que foram agraciados com certificados de menção honrosa.
A coordenadora da Divisão de Prêmios e Promoções Culturais da AL, Neuza Silva Soares destacou que O Prêmio Lila Ripoll de Poesia, promovido pelo Parlamento gaúcho desde 2005, assinalando o centenário de nascimento de Lila, é uma justa homenagem à mulher ativista, defensora dos direitos das mulheres. “Com o objetivo de estimular a criação literária, o Prêmio proporciona, também, visibilidade a novos talentos, e o lançamento da coletânea de poesias vencedoras é a consolidação desse trabalho”.
O vencedor do 3º lugar da premiação, pela segunda vez consecutiva, Ricardo Mainiere, sublinhou a importância do Prêmio Lila Ripoll para a cultura do Rio Grande do Sul. A “Cenurbana” é uma poesia eminentemente social, retrata a vida de um morador de rua que dorme numa noite fria de inverno abraçado ao seu cachorro. "Ao sujeito que nada mais possui, ainda resta vivo o seu lado afetivo, que representa a chama da possibilidade de recuperação desta pessoa”, sustenta o agraciado.
Vencedores do Prêmio Lila Ripoll de Poesia 2017
1º Lugar
“Dos segredos íntimos”
Autor: Daniel Conte (Porto Alegre – RS)
2º Lugar
“Livra-me”
Autora: Claudia Regina Manzolillo Madeira (Rio de Janeiro – RJ)
3º Lugar
“Cenurbana”
Autor: Ricardo Mainieri (Porto Alegre – RS)
Menções Honrosas (em ordem alfabética)
  •  “Dos poemas que expõem a carne” - autor: Douglas Rosa da Silva (São Leopoldo – RS)
  •  “Inadequação” - autor: Vinícius Dill Soares (Panambi – RS)
  •  “Mulher lua” - autor: Benette da Motta Bacellar (Porto Alegre – RS)
  •  “Nossas pazes” - autor: Jéssica Luana Bueno dos Santos (Parobé – RS)
  •  “Noturno” -  autor: Denise Freitas (Porto Alegre – RS)
  •  “O céu disfarça as montanhas que desterro” - autor: Marina dos Reis (Porto Alegre – RS)
  •  “O outro” - autor: João Elias Antunes de Oliveira (Taguatinga – DF)
  •  “O resto” - autor: Ronaldo Dória dos Santos Júnior (Sepetiba – RJ)
  •  “Pequena Cidade da melancolia” - autor: Thereza Mantovani (Porto Alegre – RS)
  •  “Temporal” - autor: Naida Lena Gonçalves de Menezes (Porto Alegre – RS)
Presenças
Também participaram da solenidade, Anália Sanches Dorneles, integrante da Comissão Organizadora; a Coordenadora da Divisão de Biblioteca, Pesquisa e Extensão, Sônia Domingues Santos Brambilla; a representante do gabinete parlamentar da deputada Manuela D’Ávila (PCdoB), Cristina Machado; do gabinete do deputado Juliano Roso (PCdoB), Paulo Dias; o sobrinho neto de Lila Ripoll, Lair Ripoll, e  os poetas agraciados de 2017, Douglas Rosa da Silva, Vinicius Dill Soares, Benette da Motta Bacellar e Marina dos Santos (Ana Barton).

 

 

 

Os analistas do DOF Roberta Hansel de Moraes e Robson Diego Ferreira repassaram as orientações aos servidores da Assembleia 

Foto: Divulgação DOF - Texto: Arthur Ruschel/Ascom SPGG - Edição: Lucas Barroso/Ascom SPGG

 
 
De segunda (2) à quinta-feira (5/10), os servidores da Assembleia Legislativa participaram do curso de capacitação sobre o Orçamento Público do Estado. A iniciativa foi da Escola do Legislativo e as orientações ficaram à cargo dos analistas Roberta Hansel de Moraes e Robson Diego Ferreira do Departamento de Orçamento e Finanças (DOF), da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG).
 
O curso abordou temas como o Histórico do Planejamento Governamental; instrumentos de Planejamento da Administração Pública (Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias, Lei Orçamentária Anual) e Dispositivos Legais; a Compatibilização entre os Instrumentos de Planejamento, Classificações Orçamentárias das Receitas e das Despesas; Orçamento Anual: aspectos fundamentais e princípios; o processo de elaboração da Proposta da Lei Orçamentária estadual; e Tramitação no Poder Legislativo: proposições e alterações.
 
Na abertura do curso, o diretor do DOF, Herbert Klarmann, destacou a importância da parceria realizada com a Assembleia Legislativa para proporcionar a disseminação do conhecimento sobre o Orçamento Público. A diretora da Escola do Legislativo, Gislaine Monza, ressaltou que o curso atende a um dos objetivos que é de capacitar e qualificar os servidores.
 
Em tramitação na Assembleia desde o dia 14 de setembro, a Proposta Orçamentária do Estado para o ano de 2018 (PL 188) tem prazo até o dia 10 para entrega de emendas, tanto parlamentares quanto populares, na Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle.
 
A matéria, que projeta a receita e fixa as despesas do Estado para o exercício financeiro de 2018, deverá ser votada em plenário até o dia 28 de novembro.
 

 

Associada à

 

                                       

 

Instituições de Ensino Superior

parceiras

 

 

 

 

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Escola do Legislativo Dep. Romildo Bolzan - (51) 3210-1167 - escola.legislativo@al.rs.gov.br
Login