BALANÇO DO SEMESTRE
Espaço Municipalista auxilia intercâmbio entre os legislativos
Renato Chiappini Annes - MTE 4146 - 08:30 - 25/07/2016 - Foto: Vinicius Reis
Com a função de apoiar não mais apenas os vereadores, mas também os prefeitos e vice-prefeitos, bem como secretários municipais que vêm à Capital, o antigo Espaço do Vereador tornou-se  - após a aprovação da Resolução 15/2014 -, o Espaço Municipalista.

Entre seus objetivos estão o de propiciar infraestrutura e suporte técnico aos visitantes e o de auxiliar no intercâmbio entre os poderes municipais, bem como entre os três níveis da federação. O órgão também incentiva a função fiscalizadora das Câmaras de Vereadores e o respeito às diferenças partidárias.

O Espaço Municipalista mantém convênios com a União de Vereadores do Rio Grande do Sul (Uvergs), com a União de Vereadores do Brasil (UVB) e com a Federação dos Municípios do RS (Famurs), possuindo, inclusive, um espaço para dirigentes do interior acompanharem a votação de matérias de interesse dos municípios gaúchos. Neste ano, conforme o coordenador Glênio Rodrigues, cerca de 350 vereadores, prefeitos, vice-prefeitos e secretários já visitaram o Espaço Municipalista.

Principais atividades desenvolvidas neste primeiro semestre de 2016

  • XVI Encontro Nacional de Legislativos Municipais, dias 24 a 26 de fevereiro, em Florianópolis.
  • Encontro de Vereadores da 4ª Colônia, nos dias 5 e 6 de abril, no Plenarinho da Assembleia.
  • XIV Marcha dos Vereadores, em Brasília, nos dias 26 a 29 de abril.
  • Seminário Estadual de Vereadores, em parceria com a Uvergs, nos dias 10 a 13 de maio, no Plenarinho.
  • 20º Encontro Missioneiro de Vereadores e Servidores de Câmaras Municipais, de 17 a 20 de maio, na Assembleia.
  • Seminário Nacional de Vereadoras, em parceria com a UVB, nos dias 22 a 24 de junho, no Hotel Embaixador.

O coordenador Glênio Rodrigues destaca, desde já, a participação do Espaço, no segundo semestre deste ano, do Encontro de Vereadoras do RS e do II Seminário de Vereadores, Prefeitos e Vice-prefeitos, eventos com datas e locais a serem marcados.

O Espaço Municipalista localiza-se no andar térreo do Palácio Farroupilha e atende de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 18h. A Assembleia Legislativa gaúcha é a única do país que possui um espaço criado para uso dos munícipios.

Indicar Matéria
Versão de Impressão
BlogThis
Espaço Municipalista

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul - Espaço do Vereador
Praça Marechal Deodoro, 101 Térreo - Centro - Porto Alegre RS - Cep 90010-300 - Email: espacodovereador@al.rs.gov.br - Telefone (51) 3210 2100 - Fax: (51) 3210 2173