Login
Notícia
 
BALANÇO 2020
Fórum Democrático: atenção especial à campanha Valores Que Ficam e Programa Cresce RS
Celso Bender - MTE 5771 - 09:00 - 21/01/2021 - Foto: Vinicius Reis
O FDDR localiza-se no térreo do Palácio Farroupilha
O FDDR localiza-se no térreo do Palácio Farroupilha
A exemplo dos demais segmentos da Casa, o Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional desenvolveu reuniões e atividades presenciais em fevereiro e parte de março de 2020. Após, por consequência da pandemia, os trabalhos ficaram restritos à atuação virtual.
 
Em fevereiro, destaque à elaboração, em parceria com a Superintendência de Comunicação e Cultura (SCC), Presidência da AL e várias entidades, da etapa da campanha Valores que Ficam, que colaborou na destinação de mais de 17,6 milhões por parte dos contribuintes gaúchos na declaração de imposto de renda 2020 para os Fundos Municipais e Estaduais da Pessoa Idosa e da Criança e do Adolescente.
 
Em março, organização e realização em parceria com a SCC da ALRS, Presidência da AL e governo do Estado da primeira reunião de 2020 de Monitoramento do Programa Cresce RS. Também participação na elaboração do Seminário Valores que Ficam em parceria com a Famurs, Uvergs e o Fórum dos Coredes, que seria realizado em 18 de março, cancelado em razão do Covid-19.
 
Segundo o diretor do Fórum, Marcos Maisonette Duarte, até a primeira quinzena de março, aconteceram participações na reunião ordinária inicial do Fórum dos Coredes e na primeira reunião da atual gestão da AL/RS com o GEAD Pessoas Idosas, PCD’s e Portadores de Doenças Raras.
 
A partir da segunda quinzena de março, entre outras atividades, elaboração e participação de inúmeras reuniões virtuais com o propósito de divulgar a campanha Valores que Ficam; participação em todas as oito assembleias gerais ordinárias dos Coredes; em reuniões virtuais que debateram o possível apoio da ALRS a realização do Fórum Social Mundial no ano de 2021; nas reuniões elaboradas pelo GEAD das Pessoas Idosas, PCD’s e Portadores de Doenças Raras, com debate de pautas importantes; participação em reunião virtual promovida pela Comissão dos Direitos das Pessoas Idosas do Tribunal de Justiça do RS, abordando os resultados da Campanha Valores que Ficam e a possibilidade do TJ/RS em promover ações com o mesmo objetivo; elaboração, em conjunto com o gabinete da Presidência, de ação direcionada às administrações municipais do RS, elencando a importância do apoio as ILPI’s na busca de recursos junto ao Ministério da Mulher, da Família e Direitos Humanos. A ação ajudou na captação de mais de 11 milhões de reais para 181 ILPI’s do RS.
 
Também em conjunto com o gabinete da Presidência, elaboração de ação direcionada às administrações municipais do RS, elencando a importância da criação dos Fundos Municipais da Pessoa Idosa e da Criança e do Adolescente, buscando habilitar os municípios a receberem recursos dos contribuintes do imposto de renda no ano de 2021.
 
Valores Que Ficam
Elaboração do passo a passo da nova fase da campanha Valores Que Ficam, inicialmente em julho, com a reformulação do site valoresqueficam.rs.gov.br. Em novembro, intensificada a divulgação nas demais redes sociais e meios de comunicação. Também a participação do FDDR em reuniões com a secretaria da Justiça, Cidadania e Diretos Humanos, buscando a ampliação do engajamento do órgão na Campanha Valores Que Ficam. Igualmente foram contatados, via e-mail e WhatsApp, federações empresariais, universidades, secretarias de Estado e vinculadas, órgãos públicos, Sebrae, Sesi, Senac, Sesc, Banrisul, Badesul e empresas privadas solicitando adesão à Campanha Valores Que Ficam.
 
Cresce RS
Organização e realização, em parceria com a Superintendência de Comunicação e Cultura, gabinete da Presidência e Secretaria Estadual de Governança e Gestão, das reuniões de monitoramento do Cresce RS, realizadas nos meses de março, junho, setembro e dezembro.
 
Parcerias e assessoramentos
Interface para agendamento da Comissão para realização do Fórum Social Mundial com o presidente da ALRS, referente a apoio ao Fórum Social Mundial do Envelhecimento. Também a intermediação para agendamento do presidente do SESCON-RS com o presidente da ALRS e governador do Estado, para entrega de Certificado de Reconhecimento referente às campanhas Valores Que Ficam e Escolha de Valor.
 
Igualmente foram remetidos convites dos Seminários Virtuais de Competitividade, realizados nos meses de julho, agosto e setembro, em nove Regiões do Estado, aos Coredes, empresários e autoridades governamentais estaduais. Em parceria com o Sescon-RS, participação do FDDR na campanha realizada pela instituição, intitulada Cachorro Quente Solidário, com entrega de 150 cachorros quentes a entidades assistenciais: AMAVTRON (Vila Tronco) e Instituição de Educação Infantil EREMI (Partenon), que trabalham com crianças carentes.
Indicar Matéria
Versão de Impressão
BlogThis
Fórum Democrático

Assembleia Legislativa
Praça Marechal Deodoro, 101 - térreo
90010-300 PORTO ALEGRE - RS
Contato
Fone (51) 32102926 Fax (51) 32102624
forum.democratico@al.rs.gov.br