Login
Notícia
 
FÓRUM DEMOCRÁTICO
VI Fórum Social Mundial da Pessoa Idosa reúne especialistas para debater desafios do envelhecimento
Olga Arnt - MTE 14323 - 18:20 - 25/01/2021 - Foto: Reprodução / TV ALRS
A Assembleia Legislativa sediou, na tarde desta segunda-feira (25), a abertura do VI Fórum Social Mundial da Pessoa Idosa. Totalmente on-line, o evento reunirá palestrantes nacionais e internacionais, que abordarão temas relacionados ao envelhecimento e também às pessoas com deficiências. A programação se estenderá até a próxima sexta-feira (29).

Autoridades municipais, estaduais e federais se revezaram na tribuna ,instalada no palco do Teatro Dante Barone, para dar boas vindas aos participantes do encontro. O governador em exercício, deputado Ernani Polo (PP), foi o primeiro a se pronunciar. Por meio de uma mensagem especialmente gravada para a cerimônia, ele ressaltou o empenho do Grupo de Trabalho da Pessoa Idosa, ligado ao Fórum Democrático da Assembleia Legislativa, para garantir a realização do evento.

Em seguida, o coordenador geral do Fórum Social Mundial da Pessoa Idosa 2021, Lélio Falcão, falou sobre os desafios da década que se inicia e que é considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como a década do envelhecimento saudável. “Um outro mundo é possível no pós pandemia. Agora, grisalho”, anunciou.

Representando a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, o secretário nacional da Pessoa Idosa, Antônio Costa, lembrou que, em breve, 25% da população brasileira terá mais de 65 anos. Ele afirmou também que o governo federal lançou o auxílio emergencial para entidades de longa permanência, beneficiando o Rio Grande do Sul com R$ 12 milhões.

Já o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, ressaltou a importância das políticas sociais, especialmente do Sistema Único de Saúde (SUS), para garantir a longevidade da população. Defendeu a realização de parcerias entre o Poder Público e entidades sociais para assegurar  que o avanço da idade seja acompanhado pela melhoria da qualidade de vida.

O presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputado Zé Nunes (PT), foi o último a se manifestar. O parlamentar lembrou que, há 20 anos, Porto Alegre sediou a primeira edição do Fórum Social Mundial, tornando-se uma referência mundial em democracia. E agora, segundo ele, retoma o protagonismo ao sediar o debate sobre uma tendência mundial, que é o envelhecimento da população. “Nos anos 80, 650 mil brasileiros tinham maios de 80 anos. Hoje, são quatro milhões”, comparou.

Zé Nunes apontou também o papel da Constituição de 1989 para a garantia dos direitos sociais e o exercício da cidadania, elementos que, em sua opinião, são fundamentais para que os idosos vivam com dignidade. “Não podemos deixar de lutar para manter essas conquistas”, pontuou.

Também se manifestaram o presidente da Comissão do Idoso da Câmara Federal, deputado Ossésio Silva (Republicanos/RJ); o secretário estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Mauro Hauschild; e o vereador de Porto Alegre Alvani Medina (Republicanos). O presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, deputado Sérgio Peres (Republicanos), acompanhou a abertura do evento.

Conferência Magna
Na sequência, o epidemiologista e gerontólogo, Alexandre Kalache, ministrou a Conferência Magna do encontro. A programação de hoje encerra com uma  live com os músicos Antônio Flores Quarteto e Renato Fagundes, João Almeida Neto, Instrumental Picumã, Izabel L´Aryan, Valéria Barcellos e Banda Declassic.

A programação principal do Fórum será transmitida pela TV Assembleia (canal aberto 11.2, canal 16 da Net/Claro, portal www.al.rs.gov.br/tvassembleia e YouTube (www.youtube.br/user/tvalrs). A transmissão das atividades paralelas será feita pelas redes sociais de cada palestrante.
Indicar Matéria
Versão de Impressão
BlogThis
VI Fórum Social Mundial da Pessoa Idosa

Assembleia Legislativa
Praça Marechal Deodoro, 101 - térreo
90010-300 PORTO ALEGRE - RS
Contato
Fone (51) 32102926 Fax (51) 32102624
forum.democratico@al.rs.gov.br