Login
Notícia
 
FÓRUM DEMOCRÁTICO
Desenvolvimento infantil a partir do enfrentamento ao racismo é tema de debate nesta tarde
Claudia Paulitsch - MTE 9095 - 16:09 - 25/07/2022 - Foto: Paulo Garcia
Ocorre na tarde desta segunda-feira (25), desde as 15h, na Assembleia Legislativa, audiência pública com o tema "Primeira Infância no Centro: garantido o pleno desenvolvimento infantil a partir do enfrentamento ao racismo", no Espaço da Convergência Deputado Adão Pretto, no térreo. A promoção ocorre com apoio do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional. 

O coordenador do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional, Ricardo Haesbaert, esclareceu que o presidente do Parlamento gaúcho, Valdeci Oliveira (PT), está cumprindo agendas no interior, já que uma das metas é “levar a Assembleia para dar voz ao povo que às vezes não tem a possibilidade de chegar até a capital”. Mencionou que o tema debatido nesta tarde também faz parte de uma Frente Parlamentar que o deputado Valdeci coordenou até o ano passado, a Frente Parlamentar contra o Racismo, a Homofobia e a Discriminação, e que nesta tarde mais uma audiência pública é realizada como um dever, em vista da dor por que passa no País o povo negro, tradicional, e indígena. 

Haesbaert relatou que ontem (24) esteve na Ilha da Pintada em uma atividade voltada à Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e Dia de Tereza de Benguela. “Tínhamos lá professora da Lomba do Pinheiro, de ensino fundamental, professora Larissa, trabalhando essa questão do enfrentamento ao racismo infantil. Um termo que ela usou, que eu não conhecia ainda: em vez da sororidade, doralidade, da dor que o povo negro, tradicional, indígena, no nosso país sofre de forma muito cruel”.

Participaram a presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente na Câmara dos Deputados, deputada federal Maria do Rosário (PT-RS), representantes da Secretaria Estadual da Saúde, Ouvidoria da Defensoria Pública, Associação dos Defensores Públicos, Universidade Federal de Pelotas, de Conselhos e movimentos sociais, entre outros. 

A atividade tem promoção do Geledés Instituto da Mulher Negra em conjunto com a Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde; Universidade Federal de Pelotas; projeto Primeira Infância no Centro: garantindo o pleno desenvolvimento infantil a partir do enfrentamento do racismo; Omọ Kékèré – Primeira Infância de Terreiro; Núcleo de Estudos e Pesquisas É LÉÉKO; Adpergs e Ouvidoria da Defensoria Pública.

A audiência é transmitida, ao vivo, pela TV Assembleia (canal aberto 11.2, portal https://ww4.al.rs.gov.br/tval); YouTube; pela Rádio Assembleia e pelo Facebook.




Indicar Matéria
Versão de Impressão
BlogThis
Assembleia Legislativa
Praça Marechal Deodoro, 101 - térreo
90010-300 PORTO ALEGRE - RS
Contato
Fone (51) 32102926 Fax (51) 32102624
forum.democratico@al.rs.gov.br