O Fórum Democrático da Assembleia Legislativa realiza, na tarde desta sexta-feira (30), o seminário “Lazer e Tempo Livre, Hora de Potencializar”. A atividade integra o Projeto Resiliências, concebido pelo Grupo Estratégico de Acompanhamento de Debates (GEAD) sobre Saúde e Envelhecimento e pela Associação Nacional de Gerontologia do Estado do RS. O evento está sendo transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da TV AL.
De acordo com a psicóloga Marinês Portanova e a pedagoga Dileta Rohers, palestrantes do seminário, o tempo livre e o lazer são fundamentais para o envelhecimento ativo e saudável. Concebendo o lazer como a maneira de ocupar o tempo livre com atividades que trazem satisfação e são desempenhadas de forma voluntária, as especialistas chamaram a atenção para três aspectos que devem ser cultivados no processo de envelhecimento: resiliência, ressignificação e empoderamento.
Elas ressaltaram também a importância da amizade, do poder de escolha, da capacidade de congregar com os outros a própria evolução, do convívio com diferentes e com a natureza para garantir a qualidade de vida na etapa final da existência. Recomendaram ainda a prática regular de exercícios e da leitura e a participação ativa na sociedade para empoderar o idoso e evitar que ele se enclausure.