Memorial do Legislativo do Rio Grande do Sul


Visitas Guiadas na Assembleia Legislativa

Oferecemos visitas guiadas para grupos de no mínimo 15 pessoas.

Temos 3 espaços disponíveis para visitação guiada na Assembleia Legislativa: dependendo do interesse do grupo, escolher uma ou mais opções, programando um tempo de 45 minutos para cada uma, no mínimo. São eles:

  1. Plenário 20 de setembro: roteiro institucional (grupos entre 15-40 pessoas). É onde explicamos brevemente como acontece o processo legislativo. Em dias de sessões ordinárias não haverá explanação no interior deste espaço, sendo limitado apenas à observação, de acordo com a capacidade máxima de lotação.
  2. Solar dos Câmara: roteiro cultural (grupos entre 15-30 pessoas). É a casa residencial mais antiga de Porto Alegre Em caso de eventos no espaço poderá haver cancelamento de agenda.
  3. Memorial do Legislativo: roteiro histórico (grupos entre 15-40 pessoas). É o prédio público e edifício mais velho da cidade, hoje um museu de documentos.

As visitas podem iniciar desde as 9:30 até as 16:30 h, apenas nos dias da semana (não trabalhamos em fins de semana).

Informes especiais:

A agenda somente será confirmada por mensagem a ser enviada pelo Memorial no endereço de e-mail indicado no formulário de reserva de horário do grupo. Para atrasos acima de 15 minutos haverá o cancelamento automático da reserva do horário. Em caso de manifestações na Praça da Matriz, poderá haver suspensões ou cancelamentos de agenda.

 

Informação específica à visitação do Solar dos Câmara:

O prédio do Solar dos Câmara foi tombado pelo IPHAN. Por ser considerado patrimônio histórico do Estado, a partir de 1º de setembro de 2017, não são mais permitidas visitações de grupos sem o acompanhamento de um servidor da Casa.

Visitação espontânea, sem o agendamento prévio, não terá permissão de acesso, por medidas de salvaguarda do patrimônio histórico.
Acesse o regramento específico de visitação (clique aqui).

AVISO:

Não haverá visitação ao PLENÁRIO 20 DE SETEMBRO nos meses de setembro, outubro e novembro de 2018 e durante este período, às terças-feiras,
não haverá visitação ao MEMORIAL DO LEGISLATIVO.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

*Data da Visita:    (use dd/mm/aaaa)       *Horário:    (use hh:mm)
*Espaço(s) Pretendido(s):
    Plenário 20 de Setembro
    Memorial do Legislativo
    Solar dos Câmara
*Responsável Instituição: 
*Instituição/Escola: 
*Telefone:   (use DDD-Número)
*E-mail: 
*Município: 
*Número de Responsáveis: 
*Número de Visitantes: 
Faixa etária aproximada:
*Necessidades Específicas:
Preencha afirmativamente este campo, caso algum visitante do grupo seja pessoa com deficiência
    Não
    Sim    Quais?