Login
 
 
MANDATO
Sperotto indica Tiago Simon para coordenar a Frente das Micro e Pequenas Empresas da AL
Nilton Santos - MTE 1011 - 15:32 - 21/01/2015 - Foto: Nilton Santos

O coordenador da Frente Parlamentar das Micro e Pequenas Empresas da Assembleia Legislativa, deputado José Sperotto (PTB), recebeu em seu gabinete, nesta quarta-feira (21), o deputado eleito Tiago Simon (PMDB). Na oportunidade, Sperotto informou que gostaria que Tiago assumisse a coordenação da Frente no Parlamento gaúcho a partir de sua posse, em 31 de janeiro.

Para Sperotto, o deputado tem conhecimento do setor, já que foi diretor de Desenvolvimento Empresarial do Estado, quando implementou políticas públicas para micro e pequenas empresas, além de ter sido conselheiro do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RS).

17 anos de trabalho

A Frente Parlamentar das Micro e Pequenas Empresas (FPMPE) foi fundada em 13 de novembro de 1997, no restaurante Solar dos Palmeiros, então sede do Senac, localizado na Praça da Matriz em Porto Alegre,

A primeira atuação legislativa da Frente ocorreu na votação do projeto de lei 248/97, que se transformou na Lei 11.079, de 6 de janeiro de 1998, a qual viabilizou o parcelamento das dívidas para com a Fazenda estadual. De lá para cá, foram muitas lutas em prol das micro e pequenas empresas.

Em 27 de abril de 2006, o deputado Sperotto assumiu a coordenação, iniciando a interiorização dos encontros para debater a implantação do Simples gaúcho e discutir a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. Foram realizadas reuniões em Cachoeira do Sul, São Gabriel, São Borja, Lajeado, Teutônia, Lagoa Vermelha, Camaquã e Frederico Westphalen.

Em 19 de setembro de 2008, na cidade de Guaíba, a então governadora do Estado, Yeda Crusius, sancionou a lei que implantou o Novo Simples gaúcho. Para Sperotto, o trabalho da Frente Parlamentar das Micro e Pequenas Empresas foi muito importante e decisivo para a implantação deste benefício. “Iniciamos os debates com o setor em 10 de julho de 2007, com a primeira audiência em Cachoeira do Sul, passando depois por várias cidades, além de reuniões com as entidades do setor e do próprio governo do Estado, em Porto Alegre”, lembra o parlamentar.

Em 2011, a Frente defendeu a implantação do Programa Gaúcho de Microcrédito para os pequenos empreendedores pelo governo do Estado, através do Banrisul, e que já é sucesso em todo o Rio Grande do Sul.

Outras batalhas realizadas pela Frente das Micro e Pequenas Empresas envolveram a abertura dos free shops nas cidades gêmeas, nas fronteiras com o Uruguai e a Argentina, que já estarão funcionando em 2015, trazendo empregos e renda para a população local; e também o fim do Imposto de Fronteira, imposto que onerava - e muito - os empresários gaúchos.

Indicar Matéria
Versão de Impressão
BlogThis
Deputados

Fale conosco
 







 
Contato

Assembleia Legislativa do Estado
Praça Marechal Deodoro nº 101/807

CEP: 90010-300
Porto Alegre - RS
Fone: (51) 3210-2560

Deputado na Rádio

 
Ouça as matérias sobre o Deputado veiculadas 
na Rádio Assembleia.


Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
O conteúdo deste site é de responsabilidade exclusiva da assessoria de imprensa do gabinete do deputado