Login
 
 
MEIO AMBIENTE
Assembleia aprova projeto que estabelece o Dia Estadual de Proteção ao Rio da Várzea
Pepo Kerschner - MTE 6595 - 14:41 - 18/12/2014 - Foto: Thanise Melo

Iniciativa é do deputado Márcio Biolchi (PMDB) e busca ampliar conscientização sobre bacia hidrográfica que atende 55 municípios

O plenário da Assembleia Legislativa aprovou na manhã desta quinta-feira (18), por unanimidade, projeto de lei que estabelece a data de 24 de setembro de cada ano como o Dia Estadual de Proteção ao Rio da Várzea. De autoria do líder da Bancada do PMDB, deputado Márcio Biolchi, a proposta pretende ampliar a conscientização em torno de sua preservação da bacia hidrográfica que serve de abastecimento para moradores de 55 municípios situados no Planalto Meridional. "Será mais um instrumento neste esforço de todos para alertar sobre a necessidade de proteger um manancial decisivo na vida das pessoas desta região", argumentou Biolchi, que será chefe da Casa Civil no Governo Sartori.

O dia 24 de setembro é uma referência à criação de uma associação de amigos que atua em campanhas pela preservação do rio da Várzea no município de Carazinho. Uma das maiores preocupações da comunidade local é com possíveis danos ambientais decorrentes da construção da futura penitenciária regional de Passo Fundo, às margens da BR 285 e muito próximo do rio da Várzea.  O projeto aguarda agora a sanção do Poder Executivo e, com isso, o Dia de Preservação do Rio da Várzea fará parte do calendário oficial de eventos do Estado.

Cerca de 324 mil habitantes dependem diretamente da água que a Corsan distribui a partir da coleta que faz na bacia, a partir de importantes afluentes como os arroios os arroios Sarandi, Goizinho e os rios da Várzea, Porã, Barraca, do Mel, Guarita e Ogaratim. Além do abastecimento humano, o manancial hídrico tem papel importante na produção primária com o uso da água na irrigação das lavouras. 

Indicar Matéria
Versão de Impressão
BlogThis
Sessão Plenária

Fale conosco
 







 
Contato

Assembleia Legislativa do Estado
Praça Marechal Deodoro nº 101
Porto Alegre - RS
CEP: 90010-300

Deputado na Rádio

 
Ouça as matérias sobre o Deputado veiculadas 
na Rádio Assembleia.


Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
O conteúdo deste site é de responsabilidade exclusiva da assessoria de imprensa do gabinete do deputado