I Ciclo de Palestras Memória, História e Patrimônio
Caminhos da Matriz

 

Descrição Arquivística do Acervo Permanente

Projeto Atom

O Memorial do Legislativo iniciou os trabalhos de descrição arquivística para web em 2011 através do sistema ICA-ATOM. Após análises técnicas e de interoperabilidade optou-se pela adoção do sistema Atom, já utilizado por arquivos do Canadá e países europeus.

O AtoM foi construído originalmente com apoio do International Council on Archives, para incentivar uma mais ampla adoção das normas internacionais. Pode ser utilizado por uma única instituição para as suas próprias descrições, ou como multi-repositório "union list" (rede, portal) aceitando descrições de um variado número de instituições contribuintes. É um projeto open-source ativo e dinâmico com uma ampla base de utilizadores. Os dados abertos preveem uma série de padrões de troca de metadados que permitem uma fácil importação e exportação, através do interface de utilizador do AtoM. Atualmente suporta os seguintes formatos de import/export: EAD, EAC-CPF, CSV e SKOS.

O Memorial  vem trabalhando a descrição de seus fundos e coleções arquivísticas dentro do sistema desde 2013.

Dentro do sistema, o acervo permanente histórico da Assembleia Legislativa foi dividido em cinco fundos:
1 - Conselho Geral da Província (CGP) 1828-1834;
2 - Assembleia Provincial (ALP) 1835-1889;
3 - Assembleia dos Representantes (ARP) 1891-1930;
4 - Assembleia Legislativa (ALRS) 1935-até os dias atuais;
5 - Assembleias Constituintes  Fundo a ser desenvolvido

E as seguintes coleções:

- Hemeroteca
- Fototeca

Projeto em Andamento:

A descrição e inserção de documentos na íntegra do fundo 4 está constantemente sendo atualizada. Encontra-se em fase de execução a inclusão da série de Processos, priorizando-se, os que se referem às emancipações dos municípios do Rio Grande do Sul.

A fototeca está em fase inicial de reorganização através do projeto de acondicionamento físico, rearranjo, reclassificação e inclusão no sistema da descrição e do objeto digital. As imagens foram submetidas para web em baixa qualidade propiciando ao usuário o acesso mais rápido à informação. Pedidos de imagens em alta qualidade deverão ser remetidos ao e-mail do Memorial do Legislativo.

 

Acesse o catálogo virtual

Publicações - O Parlamento Gaúcho: da Província de São Pedro ao Século XXI

Esta obra aborda cronologicamente as etapas do Poder Legislativo na história do Estado do Rio Grande do Sul. O período Imperial  está constituído  por artigos e algumas referências aos integrantes da Assembleia Provincial. O período Republicano contém artigos elaborados por docentes da Universidade Federal de Santa Maria, intercalados à composição inicial das Bancadas e das Mesas Diretoras nas Sessões de Instalação das correspondentes Legislaturas do Parlamento Gaúcho.


ERRATA para 1ª edição impressa

 


 

 

 

 

Jornal A Federação

Regimentos Internos ALRS

Rua Duque de Caxias, 1029 - Porto Alegre/RS - CEP 90010-282
Fone:(51)3210-1675 - memorial@al.rs.gov.br