Notícias
 
O PARLAMENTO GAÚCHO NO MOVIMENTO DA LEGALIDADE
Coordenador do grupo de trabalho da AL participa de debate sobre a Legalidade no Senado
Luciane Fagundes - MTB 6167 - 15:18 - 02/12/2011 - Foto: Reclassificar
Bastos contou sua experiência como profissional e militante nos encontros promovidos pela ALRS
Bastos contou sua experiência como profissional e militante nos encontros promovidos pela ALRS

Nesta segunda-feira (5), o jornalista Carlos Bastos,  coordenador do grupo de trabalho da Assembleia Legislativa responsável pela programação da comemoração dos 50 anos do Movimento da Legalidade, participará, no Senado Federal, de um debate sobre o episódio histórico. Bastos dará seu depoimento na Comissão de de Direitos Humanos e Legislação Popular do Senado Federal, presidida pelo senador  Paulo Paim (PT/RS). A audiência tem início marcado para as 9 horas.

O jornalista, que atuou no movimento como profissional e militante, destaca a importância da campanha liderada pelo ex-governador do Rio Grande Sul Leonal Brizola (PDT) para a  recente história política brasileira. “Brizola foi o único civil que conseguiu frustrar um golpe militar na América Latina, garantindo a posse do vice-presidente eleito, João Goulart, mesmo contra a vontade de setores militares e das elites temerosas dos avanços sociais”, aponta, ressaltando, também, que as comemorações do cinquentenário do movimento possibilitaram um resgate da história gaúcha. “O golpe de 64 procurou varrer o Movimento da Legalidade para debaixo do tapete, mas, felizmente agora, no aniversário de 50 anos da resistência, estamos conseguindo recuperar a dimensão e o significado daquelas duas semanas (24 de agosto a 7 de setembro de 1961) não para o estado, mas para todo o país”.

Como coordenador do grupo de trabalho do Legislativo, Bastos participou de diversos debates e palestras sobre o movimento, além de sessões comemorativas, exposições, lançamento de publicações e homenagens a personalidades ligadas ao episódio, entre eles seis encontros promovidos pela Escola do Legislativo no interior do estado (Caxias, Pelotas, Rio Grande, Santa Maria, Santo Ângelo e São Borja), chamados de ‘Encontros com Universitários: 50 anos da Legalidade’.

Indicar Matéria
Versão de Impressão
BlogThis
Fotos do dia 13/09/2011

Rua Duque de Caxias, 1029 - Porto Alegre/RS - CEP 90010-282
Fone:(51)3210-1675 - memorial@al.rs.gov.br