Notícias
 
PARLAMENTO
Villaverde entrega à presidenta Dilma publicação da Assembleia sobre as comemorações da Legalidade
Antonio Oliveira - DRT RS 3403 - 11:40 - 14/10/2011
Villaverde entregou medalha e publicação à presidenta Dilma Rousseff
Villaverde entregou medalha e publicação à presidenta Dilma Rousseff
Ao entregar, na manhã desta sexta-feira (14), à presidenta Dilma Rousseff a medalha da Assembleia Legislativa alusiva ao Cinquentenário da Legalidade, o presidente do Parlamento gaúcho, Adão Villaverde, também ofereceu-lhe subsidiariamente a publicação "Legalidade - Como a Assembleia Legislativa comemorou os 50 anos do histórico movimento de 1961 " .
 
Editada pela Superintendência de Comunicação Social, a publicação de 68 páginas registra os eventos realizados no âmbito da Assembleia Legislativa para celebrar o cinquentenário da campanha liderada pelo então governador Leonel Brizola. A publicação contém informações sobre os debates realizados em Porto Alegre e no interior sobre o Movimento da Legalidade, envolvendo deputados atuais e do tempo da Legalidade, jornalistas, professores, pesquisadores, estudantes e a população em geral. Também relata as duas sessões especiais da ALRS para homenagear o movimento, com depoimentos de deputados de vários partidos. 
 
De acordo com o superintendente de Comunicação Social da ALRS, André Pereira, a publicação da separata cumpre duas funções. "Além da prestação de contas do que fizemos, o documento tem a pretensão de evitar a amnésia que afeta a memória histórica, quando somem os registros. E oferecer às gerações futuras o testemunho condensado do que foi feito, no âmbito do Legislativo gaúcho, no Cinquentenário da Legalidade, em 2011".  
 
Durante as pesquisas para realizar o resgate do papel da Assembleia no período da Legalidade, uma dificuldade inesperada prejudicou tanto jornalistas quanto os pesquisadores do Memorial do Legislativo e da Ufrgs que buscavam subsídios para um livro: o sumiço de documentos. Atas e discursos da maior parte da sessão plenária que funcionou em caráter permanente entre o dia 25 de agosto a 11 de setembro de 1961, ou seja, além do período da Legalidade propriamente dito, que encerrou em 7 de setembro com a posse de João Goulart, não foram encontradas.
Indicar Matéria
Versão de Impressão
BlogThis
Rua Duque de Caxias, 1029 - Porto Alegre/RS - CEP 90010-282
Fone:(51)3210-1675 - memorial@al.rs.gov.br