Menu da Agência de Notícias







Facebook Assembleia RS

TV

Terezinha Irigaray recebe Medalha de Deputada Emérita em Sessão Solene no Plenário 20 de Setembro
GRANDE EXPEDIENTE
Gabriel Souza homenageia centenário de nascimento de Mozart Pereira Soares
Celso Luiz Bender - MTE 5771 | Agência de Notícias - 15:30-26/03/2015 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727 - Foto: Mariana Carlesso
Familiares do homenageado e lideranças de Palmeira das Missões acompanham manifestação do deputado
O centenário de nascimento do técnico agrícola, médico-veterinário, professor, historiador, poeta, advogado e escritor Mozart Pereira Soares foi homenageado pelo deputado Gabriel Souza (PMDB) no espaço do Grande Expediente da sessão plenária desta quinta-feira (26).
 
“Na segunda-feira (23 de março)”, contou o parlamentar da tribuna, “estive em Palmeira das Missões para a homenagem ao Dr. Mozart proposta pela Câmara de Vereadores, no Anfiteatro do Centro Cultural que leva seu nome. Confesso que não tinha a total dimensão da representação do Dr. Mozart na vida política, educacional, científica, cultural gaúcha e brasileira”, narrou da tribuna. Segundo ele, “aos poucos, ao longo deste mês, fui recebendo as mais diversas informações sobre este renomado cidadão e me tornando cada vez mais fã deste tão admirável homem”, disse.
 
Historiando parte da vida do professor Mozart, o deputado peemedebista ressaltou o seu destaque na pesquisa acadêmica, nas letras e na política, “onde foi um dos maiores pensadores da corrente positivista no Sul do Brasil. Suas obras tratavam da vida no campo, do gaúcho e da história regional. Como resultado destas obras, foi membro da Academia Rio-Grandense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul e da Estância da Poesia Crioula”, acrescentou.
 
Contou que a ideia da homenagem “me foi trazida no início do ano pela direção da Associação dos Ex-alunos da Escola Técnica de Agricultura, a ETA, de Viamão. Imediatamente aceitei realizar a justa homenagem. Como médico-veterinário que sou, conheço a importância da profissão na economia e na vida social do Estado e não poderia deixar de prestar esta homenagem a um homem que tanto se dedicou pela medicina veterinária e pela cultura do nosso Rio Grande”, justificou.
 
Lembrou, no entanto, que esta não é a primeira homenagem prestada a Mozart na Assembleia Legislativa. Em 1977, “esta Casa realizou uma sessão especial homenageando o Dr. Mozart. Neste dia, ele contou um pouco sobre sua vida aos colegas deputados presentes e que agora resumo novamente a vocês”.
 
Mozart era natural de Palmeira das Missões, onde nasceu em 29 de março de 1915. Para marcar seu nascimento, foi plantado um pé de erva-mate, que o acompanhou até seus 85 anos, quando teve que ser podado de forma definitiva, por já ter perdido o vigor. O momento político vivido pelo Estado, na época, era de intensa disputa entre chimangos e maragatos.
 
Sua infância e adolescência, prosseguiu Gabriel Souza, o inspiraram a criar a trilogia composta pelos livros “Tempo de Piá”,” Meu Verde Morro” e “Pastoral Missioneira”, ganhador do Prêmio Ilha de Laitano, em 1974, premiação para a melhor obra lançada no ano por escritores gaúchos. Completou o curso primário em Palmeira das Missões conquistando, após, vaga no Patronato Pinheiro Machado, em Porto Alegre.
 
“Depois”, prosseguiu Gabriel Souza, “recebeu uma bolsa para a Escola Técnica de Agricultura, a ETA, em Viamão. Em 1935, formou-se Técnico Rural e foi convidado para ser Professor da Escola. Em 1938, fez o curso preparatório para ingressar na Faculdade de Medicina Veterinária, onde formou-se em 1943. Já em 1949, realizou um curso de aperfeiçoamento no Instituto de Anatomia Comparada, em Buenos Aires”.
 
Mozart Pereira Soares defendeu tese de Doutorado, em 1954, na UFGRS, sendo aprovado com nota máxima. Na Escola Técnica de Agricultura de Viamão, além de professor, foi conselheiro do então aluno Leonel de Moura Brizola.
 
Biografia
Na sequência, o parlamentar listou algumas das principais funções e atividades do professor, a partir da sua extensa biografia, como por exemplo o fato de haver escrito 20 livros, como a obra “Santo Antônio da Palmeira”, lançado em 1974, com mais de 500 páginas que registram a história do município.
 
Além disso, Mozart Soares foi professor de mais de 15 universidades brasileiras, diretor da Biblioteca Pública do Rio Grande do Sul; professor e diretor da Faculdade de Agronomia e Veterinária da UFRGS; primeiro diretor de Fisiologia da Faculdade de Medicina de Santa Maria. “E aqui destaco um detalhe curioso:”, enfatizou Gabriel Souza, “em suas aulas, compareciam alunos dos mais diversos cursos da universidade para assistirem sua oratória e empolgação na transmissão do grande conhecimento que tinha”.
 
Foi presidente da Academia Rio-Grandense de Letras e integrante do Instituto Histórico e Geográfico do RS; cursou a Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais da Ufrgs, formando-se em direito, aos 71 anos; participou do movimento que fundou a Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural, juntamente com José Lutzenberger, José Lewgói, Magda Renner e outros.Também recebeu o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre, em 1985, cidade que completa 243 anos.
 
“O Dr. Mozart também participou do programa Jô Soares para falar sobre a ETA e Leonel Brizola. Na oportunidade, contou como orientou Brizola quanto aos livros que deveria ler, citando os títulos e autores, bem como a melhor ordem de leitura”, recordou o parlamentar, acrescentando que, quando faleceu em 2006, aos 91 anos, Mozart Pereira Soares foi enterrado no chão, como solicitara, na sua chácara em frente à Escola Agrícola, em Palmeira das Missões, sua terra natal.
 
Gabriel Souza encerrou a homenagem com as palavras do escritor Alcy Cheuiche: “homens como Mozart é que equilibram essa luta desigual. E o fazem através do exemplo de suas vidas, da fortaleza da cátedra e de todos os seus muitos livros verdadeiros”.
 
Presenças
Prestigiaram a homenagem, os sobrinhos de Mozart Pereira Soares: Oli, Antão, Solon e Odilon; a vereadora Lourdes Sprenger, representando a Câmara de Vereadores da Capital; o prefeito de Palmeira das Missões, Eduardo Russomano Freire; o vice-presidente da Câmara Municipal de Palmeira das Missões, Marcelo Saguin; o conselheiro Adroaldo Loureiro, representando o Tribunal de Contas do Estado (TCE); o ex-presidente da Assembleia e deputado emérito, Aldo Pinto; e o presidente do sindicato dos Médicos-Veterinários do RS, Carlos Rubem Scheine.
 
Em apartes, manifestaram-se os deputados Vilmar Zanchin (PMDB), Eduardo Loureiro (PDT), Elton Weber (PSB), Missionário Volnei (PR), Edegar Pretto (PT), e Marcel Van Hattem (PP).
Versão de Impressão
Grande Expediente


Últimas Notícias

11/12/18 - 17:15 - Agência de Notícias - Assembleia aprova seis dos 14 projetos em pauta na sessão de hoje
11/12/18 - 16:50 - Agência de Notícias - Atividades da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira
11/12/18 - 13:18 - Agência de Notícias - Plenário retoma votações nesta tarde com a apreciação de 14 matérias
11/12/18 - 08:30 - Agência de Notícias - Quatro comissões parlamentares estarão reunidas nesta terça-feira
10/12/18 - 17:15 - Agência de Notícias - Atividades da Assembleia Legislativa nesta terça-feira
10/12/18 - 14:15 - Agência de Notícias - Setenta proposições estão em condições de serem apreciadas pelo plenário
10/12/18 - 12:17 - Solar dos Câmara - Assembleia recebe a exposição fotográfica Caminante, de Matheus Pinho
10/12/18 - 11:00 - Agência de Notícias - PARLAMENTO 2019 - Fran Somensi (PRB)
10/12/18 - 08:31 - Agência de Notícias - PARLAMENTO 2019 - Luiz Marenco (PDT)
10/12/18 - 08:30 - Agência de Notícias - Comissões promovem seminário e audiência pública nesta segunda-feira
07/12/18 - 16:30 - Agência de Notícias - Atividades da Assembleia Legislativa nesta segunda-feira
07/12/18 - 15:30 - Agência de Notícias - Atividades da Assembleia Legislativa na semana de 10 a 14 de dezembro
07/12/18 - 11:00 - Agência de Notícias - PARLAMENTO 2019 - Zilá Breitenbach (PSDB)
07/12/18 - 08:30 - Agência de Notícias - PARLAMENTO 2019 - Sofia Cavedon (PT)
06/12/18 - 16:30 - Agência de Notícias - Atividades da Assembleia Legislativa nesta sexta-feira
Leia mais ...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul - Agência de Notícias
Praça Marechal Deodoro, 101 Térreo - Centro - Porto Alegre RS - Cep 90010-300 - Email: redacao@al.rs.gov.br - Telefone (51) 3210 2555 - Fax: (51) 3210 1226