GRANDE EXPEDIENTE
Tiago Simon presta homenagem aos 50 anos da Convenção Batista Nacional no Brasil
Celso Luiz Bender - MTE 5771 | Agência de Notícias - 16:30-12/06/2018 - Edição: Letícia Rodrigues - MTE 9373 - Foto: Marcelo Bertani
Deputados e homenageados ao final do Grande Expediente
O deputado Tiago Simon (MDB) ocupou, na tarde desta terça-feira (12), o período do Grande Expediente na sessão plenária da Assembleia Legislativa. O parlamentar prestou homenagem aos 50 anos da Convenção Batista Nacional no Brasil.
 
O emedebista iniciou observando que não há como falar acerca da história da Convenção Batista Nacional, sem antes mencionar que os batistas, de modo geral, figuram entre as grandes denominações protestantes do mundo, e que sob esta mesma perspectiva denominacional, abrigam-se, atualmente, diversos outros grupos, também denominados batistas. “Apesar de serem independentes entre si, somam-se ao corpo de Cristo para executar o “ide e pregai o evangelho a toda a criatura” conforme Jesus determinou”, acrescentou.
 
Segundo Simon, ao estudar um pouco da história batista, “percebe-se, desde o começo, que sua identidade foi sendo moldada em um ambiente de diversidade doutrinária, a partir da influência de várias correntes teológicas”, lembrou. Esta diversidade, prosseguiu, que se iniciou na Inglaterra do século XVII, ajudou a amadurecer o pensamento teológico batista, que se espalhou pelo mundo, ganhou os Estados Unidos e acabou chegando ao Brasil, na segunda metade do século XIX, numa empreitada missionária do protestantismo norte-americano, que, à época, já fazia um trabalho de evangelização efetivo no país, “num momento em que se fazia necessário o enfrentamento da igreja protestante com o Estado, a fim de conquistar também o direito de expressão religiosa”, sublinhou.
 
Com cultos apenas em língua inglesa, a primeira igreja batista em solo brasileiro foi inaugurada em 1871, recordou, uma vez que tinham o propósito de congregar uma pequena colônia de americanos estabelecidos no município de Santa Bárbara (SP). No começo do século XX, a Igreja Batista já possuía templos em 10 capitais.
 
“Na medida em que o trabalho ia evoluindo, fortificava-se, da mesma forma, sua estrutura organizacional, por meio das convenções, dos seminários, das publicações e também dos famosos colégios batistas confessionais. Desta obra, originou-se a maior denominação batista em solo brasileiro, também conhecida como CBB, ou Convenção Batista Brasileira”, contou Tiago Simon.
 
O parlamentar seguiu narrando a trajetória da caminhada Batista no Brasil, até o momento atual, em meio às transformações de época e atuações de figuras de destaque, que contribuíram na difusão dos ideais.
 
“Hoje, quase 51 anos depois, a Convenção Batista Nacional tem aproximadamente cinco mil igrejas, três mil pastores, 22 seminários, representação em mais de 20 países, literatura própria e, aproximadamente, 385 mil membros sem contar as crianças. No RS, a CBN, representada pelo pastor Levi Espíndola, vice-presidente e presidente em exercício, já atingiu mais de 50 municípios, possui 135 pastores, 108 igrejas e já ultrapassa os 40 mil membros. Uma potência, que tem sido sal e luz para o mundo, contribuindo, de forma significativa para o desenvolvimento da sociedade, através do envio de missionários e a manutenção de trabalhos sociais nas mais diversas cidades, seja a partir de tratamento a dependentes químicos ou na administração de orfanatos”, ressaltou o orador.
 
Destacou, na continuidade, que podem haver questionamentos acerca das divisões que originaram a diversidade teológica das igrejas. “Realmente, a primeira fase da evangelização do Brasil comportava macroconceitos e um tratamento razoavelmente uniforme da população. Isso mudou. Hoje, há igrejas que comportam todas as nuances e nenhuma é capaz de alcançar todos os tipos de pessoas. Neste sentido, todos tipos de igrejas são necessários para alcançar todos os tipos de pessoas”, resumiu.
 
Ainda conforme Tiago Simon, a relevância da igreja evangélica para o Estado e a sociedade é evidente. “Nesses quase quatro anos de mandato, tenho me alegrado em ver uma igreja proativa fazendo diferença na vida das pessoas. São centenas as organizações que têm representado o amor de Cristo de forma prática, alcançando milhares de pessoas”, comemorou.
 
Atualmente, agregou, o que se tem visto é um número cada vez maior de lideranças cristãs exercitando, “na prática, a consciência de que a ação do evangelho, aquela que se propõe a ser sal e luz para o mundo, também passa por um engajamento social e institucional que não abre mão da identidade cristã e que tem como princípio, manifestar a justiça e os sinais do reino de Deus na Terra. Em um país como o Brasil, onde a desigualdade social é extrema, e onde o Estado, por diversas razões, se omite e negligencia os problemas da população, a igreja tem se levantado como uma influência poderosa”, sublinhou.
 
Para Simon, o amor incondicional ao outro tem sido difundido por múltiplas formas de organizações religiosas, que desenvolvem projetos sociais, culturais e desportivos, com intuito de colaborar com estados e municípios. “Isso para que façam uma entrega legítima à sociedade de direitos que determinem mudança em escolas, hospitais, asilos, creches, centros de recuperação, casas lares, favelas, presídios, estádios, praças e ruas”, enfatizou.
 
Por fim, disse que é necessário consolidar, nas mentes e corações, “que a unidade das pessoas derruba qualquer sistema. E só teremos a unidade da fé quando finalmente chegarmos a conclusão de que somos seres igualmente errantes, e que, como cristãos, somos igualmente irmãos, tendo o mesmo propósito de acertar, às vezes com pensamentos distintos, mas que nos levam à mesma direção”.
 
Apartes e autoridades
Em apartes, manifestaram-se os deputados Liziane Bayer (PSB), Sérgio Peres (PRB), Vilmar Zanchin (MDB), Gerson Burmann (PDT), Jeferson Fernandes (PT), Zilá Breitenbach (PSDB), João Fischer (PP), Regina Becker Fortunati (PTB) e Missionário Volnei (PR).
 
Presentes, a diretora do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, em exercício, Gabriela Lorenzet, representando o governo do Estado; o presidente da Ordem dos Ministros Batistas Nacional, pastor Filipe Espíndola; o presidente do segmento no RS, pastor Maurício Ramos; o presidente em exercício da Convenção Nacional Batista, RS, pastor Levi Espíndola; o 1º secretário do segmento no RS, pastor Juliano Silva; o secretário administrativo, pastor João Batista Leite, e o secretário executivo, pastor Juliano Maciel.
Versão de Impressão
Grande Expediente


Últimas Notícias

25/09/18 - 17:00 - Agência de Notícias - Atividades da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira
25/09/18 - 11:00 - Agência de Notícias - 8,3 milhões de gaúchos estão aptos para exercer o direito de voto, a arma da democracia
24/09/18 - 16:50 - Agência de Notícias - Atividades da Assembleia Legislativa nesta terça-feira
24/09/18 - 12:45 - Solar dos Câmara - Abertas até dia 30 de outubro inscrições ao Prêmio Zumbi dos Palmares
19/09/18 - 16:30 - Agência de Notícias - Atividades da Assembleia Legislativa no feriado e na segunda-feira
19/09/18 - 11:44 - Solar dos Câmara - Sarau do Solar presta tributo ao quarteto de Liverpool com a banda De Bitols
18/09/18 - 17:44 - Solar dos Câmara - Aberta oficialmente na AL exposição em homenagem a Caçapava do Sul
18/09/18 - 17:30 - Agência de Notícias - Atividades da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira
18/09/18 - 16:34 - Solar dos Câmara - Espetáculo teatral da Semana Farroupilha da AL recebe alunos de escolas públicas
18/09/18 - 16:30 - Agência de Notícias - Revolução Farroupilha é lembrada em sessão solene da Assembleia
17/09/18 - 17:00 - Agência de Notícias - Atividades da Assembleia Legislativa nesta terça-feira
17/09/18 - 16:45 - Solar dos Câmara - Alunos do Colégio Paula Soares participam de Roda de Conversa na ALRS
14/09/18 - 16:30 - Agência de Notícias - Atividades da Assembleia Legislativa nesta segunda-feira
14/09/18 - 14:00 - Agência de Notícias - Atividades da Assembleia Legislativa na semana de 17 a 21 de setembro
14/09/18 - 12:57 - Solar dos Câmara - Exposição na AL homenageia Caçapava do Sul, segunda Capital Farroupilha
Leia mais ...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul - Agência de Notícias
Praça Marechal Deodoro, 101 Térreo - Centro - Porto Alegre RS - Cep 90010-300 - Email: redacao@al.rs.gov.br - Telefone (51) 3210 2555 - Fax: (51) 3210 1226